Centro-Esquerda venceu eleições municipais na Itália! Direita Radical saiu enfraquecida! Gualtieri, aliado de Lula, é o favorito para vencer em Roma!

Centro-Esquerda venceu eleições municipais na Itália! Direita Radical saiu enfraquecida! Gualtieri, aliado de Lula, é o favorito para vencer em Roma! - Marcos Doniseti!

Matteo Lepore, do Partido Democrático (Centro-Esquerda) venceu a eleição para a prefeitura de Bolonha já no primeiro turno, conquistando 62% dos votos. A Centro-Esquerda saiu fortalecida das eleições, enquanto que se acentuou a divisão das forças da Direita, com a ascensão da 'Fratelli di Italia' (liderada por Giorgia Meloni) e a queda da 'Lega' (liderada por Matteo Salvini).

As forças políticas da Centro-Esquerda italiana foram as grandes vitoriosas da eleição municipal na Itália, que foi realizada neste domingo e segunda-feira.

Das 6 capitais regionais em disputa (Milão, Bolonha, Nápoles, Turim, Roma e Trieste), a Centro-Esquerda garantiu a vitória já no primeiro turno em 3 (Milão, Bolonha e Nápoles). Em Milão, o candidato da Centro-Esquerda conquistou 57% dos votos, em Bolonha conquistou 60% dos votos e em Nápoles obteve 63% dos votos. Portanto, foram vitórias muito significativas.

Em Turim, o candidato da Centro-Esquerda foi o mais votado (44% dos votos) e irá para o segundo turno na condição de favorito, contra o candidato da Direita, que teve 38% dos votos. Gualtieri, do Partido Democrático (Centro-Esquerda), tem 55% das intenções nas pesquisas, contra 45% do candidato da Direita (Enrico Michetti).

Em Roma, o candidato da Direita foi o mais votado, com 30% dos votos, mas o candidato de Centro Esquerda (Roberto Gualtieri) teve 27% e vai na condição de favorito, pois os votos progressistas se dividiram em 3 candidaturas no primeiro turno, incluindo a da atual prefeita da capital italiana (Virginia Raggi, do M5S). 

Aliás, Roberto Gualtieri é amigo do ex-Presidente Lula e chegou a visitar o mesmo quando estava preso, injustamente, em Curitiba. Ele também é um grande fã de MPB. Somente em Trieste é que a Direita venceu no primeiro turno com vantagem significativa (46% X 30%) e vai ao segundo turno como favorita.

Roberto Gualtieri celebra os resultados do primeiro turno da eleição para a prefeitura de Roma.
 

No total, mais de mil cidades italianas realizaram eleições neste dois dias, domingo e segunda-feira. O segundo turno será realizado no dias 17 e 18 de Outubro. 

O líder do Partido Democrático (Centro-Esquerda), Enrico Letta (ex-Primeiro-Ministro do país) disse que os resultados foram conquistados graças "à união interna do partido" e "à união da Centro-Esquerda). Ele também afirmou que "demonstramos que é possível derrotar a Direita".

Os resultados das eleições municipais italianas confirmam um crescimento da Centro-Esquerda na Europa, o que já havia sido comprovado pelos resultados das eleições na Noruega (vitória dos Trabalhistas) e na Alemanha (vitória do SPD, Social-Democrata).  

Além disso, fica claro que a Direita Radical saiu enfraquecida, pois seus candidatos foram mal nas principais disputas. Atualmente, existe uma luta interna entre a ascendente 'Fratelli di Italia', liderada por Giorgia Meloni, e a 'Lega', liderada por Matteo Salvini, que está se enfraquecendo e perdendo espaço para a organização de Giorgia Meloni.

E o atual cenário europeu, marcado pelas cada vez maiores preocupações com o Meio Ambiente, as crescentes desigualdades e a necessidade de se combater a Pandemia de Covid-19 é favorável para as forças mais Progressistas, que priorizam esses temas.

Links:

Roberto Gualtieri apoiou Lula:

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/01/politica/1533136287_535966.html

Centro-Esquerda vence eleições na Itália:

https://comunitaitaliana.com/centro-esquerda-vence-eleicoes-municipais-em-grandes-cidades-da-italia-e-direita-recua/

Agenda progressista passa a ter prioridade para os eleitores na Europa:

https://temposfraturadosememoria.blogspot.com/2021/09/alemanha-resultados-das-eleicoes-alemas.html

Eleições no Alemanha Canadá e Noruega indicam fortalecimento da Centro- Esquerda:

https://temposfraturadosememoria.blogspot.com/2021/09/eleicoes-na-alemanha-canada-e-noruega.html

Comentários