Brasil – É possível construir um Projeto de Nação?
Lula abriu o mercado do Japão para os aviões da Embraer, empresa criada pelo Estado brasileiro e que, atualmente, é a líder na produção de aviões de pequeno e médio porte.
Construir um projeto de Nação é fundamental, é claro.
Mas como seria possível fazer isso em um país que possui uma classe dominante que fechou 3 fábricas de fertilizantes (governos Temer e Bolsonaro) fazendo o Brasil importar 80% dos fertilizantes que o país necessita? E quem mais apoiou esses 2 governos? Os empresários do Agro, os mesmos que dependem de fertilizantes importados para a sua produção. Mais descompromisso com um projeto de Nação do que isso é impossível.
O governo FHC entregou o SIVAM (Sistema de Vigilância Aérea da Amazônia) para a Raytheon, uma das maiores fabricantes de armas dos EUA e que é muito próxima (para dizer o mínimo) do Pentágono. O governo Bolsonaro, por sua vez, cedeu a Base de Alcântara para ser utilizada pelos EUA. Em algumas áreas da Base somente funcionários autorizados pelos EUA podem entrar… são chamadas de ‘áreas restritas’.
E Bolsonaro e Paulo Guedes mandaram fechar a CEITEC, A ÚNICA FÁBRICA DE SEMICONDUTORES da América Latina (fica em Porto Alegre), que o governo Lula inaugurou em 2008. Felizmente, Lula venceu em 2022 e reativou a CEITEC. Bolsonaro também entregou uma reserva de petróleo do pré-sal, de 2 BILHÕES DE BARRIS, QUE VALE R$ 770 Bilhões, para a British Petroleum, por ridículos R$ 8 milhões.
Não lembro de nenhum protesto da Classe Dominante e da Direita brasileira, tampouco da Grande Mídia, contra todos esses absurdos.
O agro não existe sem fertilizantes. E um projeto de desenvolvimento de tecnologia nacional sem ter um programa espacial próprio também não é viável. E a economia contemporânea, essencialmente digital, não funciona sem semicondutores. E uma gigantesca reserva de petróleo do pré-sal foi virtualmente doada para uma empresa petrolífera britânica
Então, como é possível construir um Projeto de Nação nessas condições? Sem chance.
Projeto de Nação exige um alto grau de consenso e de unidade internas no sentido de defender os interesses nacionais acima de tudo, bem como a existência de uma Classe Dominante comprometida com os interesses do Brasil e do seu povo.
E é justamente isso que não temos.
Comentários
Postar um comentário