Os efeitos negativos de uma vitória de Trump serão globais! Pauta nacionalista e antiglobalização torna-se hegemônica!
Os efeitos negativos de uma vitória de Trump serão globais! Pauta nacionalista e antiglobalização torna-se hegemônica! - Marcos Doniseti!
O texto foi revisado e atualizado após a eleição que confirmou a vitória de Trump.
Trump acabou de vencer essa eleição. A dúvida que fica, agora, é se ele irá colocar em prática, na integra, as suas ideias. Caso isso aconteça, temos uma grande chance de Trump arrebentar a situação econômica e financeira dos EUA e de grande parte do mundo.
Afinal, suas principais propostas econômicas e sociais são fortemente inflacionárias.
Elas incluem restringir imigração, falando em fechar as fronteiras dos EUA, e defende promover deportação em massa, além de ter prometido adotar um aumento generalizado de tarifas de importação, principalmente de produtos chineses. Todas essas medidas são inflacionárias, pois aumentarão o custo da força de trabalho e, também, os preços dos produtos importados pelos EUA.
Daí, o Banco Central dos EUA (FED) aumentará fortemente a taxa de juros, que é o que ele sempre faz quando a inflação acelera, o que fortalecerá o Dólar no mercado financeiro internacional, pois muitos bilhões de dólares aplicados em outros países irão retornar aos EUA, gerando fuga de capitais em inúmeros países.
Essa fuga de capitais, que hoje está aplicado em outros países, irá provocar fortes desvalorizações das outras moedas (Euro, Iene, Real, Peso, Lira turca, etc).
Assim, estes países também terão que aumentar fortemente os juros para não sofrer fuga de capitais, jogando suas economias na crise, gerando recessão, aumento do desemprego e da pobreza.
Tudo isso vai gerar uma Recessão Global.
A Recessão Global irá aumentar o desemprego, a pobreza, a miséria e a fome em muitos países, principalmente naqueles que são muito mais fracos economicamente, sem recursos para combater piora do contexto econômico e financeiro e que também enfrentam situações políticas e sociais instáveis.
Portanto, a política de Trump pode ser resumida em 'EUA acima de tudo e de todos e o resto do mundo que se f...'. Trump sempre defendeu a política dos 'EUA em Primeiro Lugar', o 'America First'.
Além de fuga de capitais, recessão, desemprego, a política de repressão a imigração de Trump irá atingir muitos países que dependem dos recursos que os imigrantes que trabalham nos EUA enviam para suas famílias em seus países de origem.
Inúmeros países, principalmente os da América Latina, dependem destes recursos enviados pelos nativos que trabalham nos EUA, para se sustentarem economicamente. Sem estes recursos, suas economias irão enfrentar um crise gravíssima.
A minoria de origem latino-americana, que são chamados de 'hispânicos' ou 'latinos', é a mais numerosa nos EUA, somando 62 milhões de pessoas, perdendo apenas para a população de brancos não latinos, que somam cerca de 206 milhões de pessoas.
Portanto, por meio de suas políticas de repressão à imigração, fechamento de fronteiras, deportação em massa e de aumento brutal de tarifas de importação, o governo Trump fará com que os EUA exportem a sua crise para os outros países, que pagarão um alto preço por isso.
As chances de que ocorram conflitos de rua, explosões sociais, Golpes de Estado e revoltas em muitos países aumentarão bastante.
Um futuro governo Trump também vai intensificar conflitos políticos, comerciais e tecnológicos com a China, que Trump considera a maior ameaça à hegemonia global dos EUA, sendo uma nação cujo desenvolvimento é visto pela classe dominante dos EUA como a maior ameaça à sua dominação mundial.
E se o futuro governo Trump usar Taiwan para provocar a China, então as chances de estourar uma guerra naquela região aumentarão muito.
Daí, teremos Guerras nas 3 regiões mais importantes do mundo em termos econômicos e comerciais, que são Leste Asiático, Europa e Oriente Médio, embora Trump já tenha falado publicamente que irá encerrar a Guerra da Ucrânia ou, pelo menos, retirar o apoio dos EUA à continuidade da Guerra, o que irá implicar em seu encerramento, pois a UE não tem nenhuma condição de financiar e apoiar militarmente a Ucrânia sozinha.
Além disso, na UE a população também está cansada dessa guerra e os resultados das eleições na França, Reino Unido e para o Parlamento Europeu também mostraram um cansaço com a sua continuidade, tanto que os governos francês, britânico e alemão, em especial, foram fragorosamente derrotados nas eleições.
Com tudo isso, estarão criadas as condições para que ocorra uma crise econômica, financeira, política e social de alcance global.
A eleição de Trump aponta, sim, para novos rumos, mas daí a dizer que a situação dos EUA e mundial irão melhorar, vai uma gigantesca distância.
Link:
Comentários
Postar um comentário