Pesquisas mostram porque Biden será derrotado nesta eleição!

Pesquisas mostram porque Biden será derrotado nesta eleição!  - Marcos Doniseti!

Pesquisa Morning Consult mostra que Biden aparece atrás nas pesquisas porque perdeu 19% dos eleitores que votaram nele em 2020. E a causa disso é a péssima avaliação do seu governo pelo eleitorado.

Pesquisas mostram porque Biden será derrotado nesta eleição!

A) Morning Consult: Trump 46% X 42% Biden!

Data de realização: 15 a 17/07/2024, com 9.414 eleitores registrados. Margem de erro de 1 p.p.

B) Pesquisa YouGov/The Economist: Desaprovação de Biden chega a 58% e 71% dos eleitores dizem que os EUA caminham na direção errada.  

Data de realização: 13 a 16/07/ 2024 (1.582 entrevistas).

C) Pesquisa Ipsos/Reuters mostra que imagem desfavorável de Biden é maior do que a de Trump. 

Data de realização: 15-16/07/2024 (1.202 entrevistas).

Essas pesquisas explicam porque, afinal, Biden está atrás de Trump e será derrotado pelo Republicano se insistir em sua candidatura:

1) Biden perdeu votos!

Apenas 81% daqueles que votaram em Biden em 2020 repetem o voto agora. Assim, ele foi abandonado por, praticamente, 1 de cada 5 eleitores que votaram nele há 4 anos.

Já no caso de Trump, ele consegue manter 92% dos seus eleitores de 2020, um grau de fidelidade muito maior do que o de Biden.

Assim, a única maneira dos Democratas vencerem essa eleição é lançando uma candidatura que recupere os votos que perderam em relação a eleição presidencial de 2020. E é claro que esse candidato não é o Biden, que é um presidente e candidato impopular.

Pesquisa YouGov: Candidatos do Partido Democrata (em azul) ao Senado lideram a disputa contra os Republicanos (em vermelho) nos mesmos estados chave em que Trump está na liderança. Assim, o problema dos Democratas é que Biden é um presidente impopular, com um elevado índice de rejeição. Sem a substituição de Biden por outro nome mais viável eleitoralmente os Democratas irão caminhar para uma derrota inevitável.

2) Pesquisas para o Senado e Presidente nos mesmos estados!

Inclusive, outras pesquisas (feitas pelo YouGov) que foram realizadas em estados chaves, nos quais Biden está atrás de Trump, mostram que os candidatos democratas ao Senado estão liderando a disputa (ver quadro acima). 

Os resultados da pesquisa presidencial nestes estados foram:

Arizona: Trump 47% X 40% Biden (Pesquisa Emerson College; 15-16/07); 

Michigan: Trump 43% X 40% Biden (Pesquisa Emerson College; 15-16/07);

Nevada: Trump 43% X 40% Biden (Pesquisa Emerson College; 15-16/07);

Pennsylvania: Trump 46% X 40% Biden (Pesquisa Emerson College; 15-16/07);

Wisconsin: Trump 46% X 43% Biden (Pesquisa Emerson College; 15-16/07).

Foram entrevistados 1.000 eleitores em cada uma destas pesquisas. 

Portanto, o que fica claro, novamente, é que Biden é um presidente impopular, o que é comprovado por todas as pesquisas de avaliação do seu desempenho.

3) Pesquisa YouGov/The Economist!

Segundo pesquisa YouGov/The Economist realizada entre 13 e 16/07/2024, o índice de aprovação de Biden é de apenas 40%, contra uma desaprovação de 58%.

E a mesma pesquisa mostrou que 71% dos eleitores entendem que o país está caminhando na direção errada. Com índices como esse é literalmente impossível que Biden seja reeleito.

Então, o grande problema dos Democratas é que Biden é um presidente e candidato impopular e que seu governo é muito mal avaliado pela população.

Logo, com Biden na disputa o Partido Democrata caminhará em direção a uma derrota inevitável, mesmo com o Trump possuindo uma imagem desfavorável para 55% e favorável para apenas 41% da população, segundo pesquisa Ipsos/Reuters de 15-16/07/2024 (1.202 entrevistas).

Mas, segundo a mesma pesquisa Ipsos, a imagem desfavorável de Biden é ainda maior, chegando a 58%, contra apenas 38% de imagem favorável. 

Assim, enquanto o saldo negativo de Trump é de 14 p.p., no caso de Biden esse índice chega a 20 p.p. A diferença de 6 p.p. negativos a mais para Biden explica porque ele está atrás de Trump nas pesquisas e caminha para uma inevitável derrota nessa eleição.

4) Conclusão! 

O principal problema de Biden não é a idade, mas o fato de que faz um governo muito impopular (aprovado por apenas 40% da população), sendo um presidente com uma imagem bastante desfavorável (58%). Nestas condições, até mesmo um candidato com elevado índice de rejeição (55%), como é o caso de Trump, torna-se competitivo contra Biden.

Neste momento, tudo depende do próprio Biden reconhecer o fato de que ele está destinado a ser derrotado por Trump e que a única maneira do Partido Democrata ter alguma chance de vencer a eleição presidencial é com ele, Biden, desistindo da candidatura, abrindo caminho para outro nome que seja viável eleitoralmente e que possa derrotar Trump.

Caso contrário, já era. 

Links:

Biden perde para Trump em estados nos quais candidatos Democratas ao Senado lideram a disputa contra os Republicanos:

https://today.yougov.com/politics/articles/50061-postdebate-times-say24-swing-state-polls-biden-trails-democratic-senate-candidates-lead

Pesquisas eleitorais:

https://projects.fivethirtyeight.com/polls/

Visão favorável ou desfavorável de Biden e Trump:

https://projects.fivethirtyeight.com/polls/favorability/

Pesquisa YouGov/The Economist:

https://d3nkl3psvxxpe9.cloudfront.net/documents/econTabReport_sPu9WiO.pdf

Comentários