Janones, Felipe Neto e as lutas políticas e sociais no mundo real e virtual! - Marcos Doniseti!
Grande parte da luta política atualmente se desenvolve em batalhas que são travadas nas redes sociais (vide Trump, Brexit...).
Felipe Neto e Janones são os quadros do campo progressista brasileiro que melhor compreenderam isso. Cada um à sua maneira, de formas distintas, ambos procuraram mobilizar os membros do campo Progressista para neutralizar as ofensivas dos bolsonaristas nas redes sociais.
Felipe Neto gravou inúmeros e excelentes vídeos, muito esclarecedores e informativos, sobre os temas que eram mais explorados e usados pelos bolsonaristas para atacar Lula, o PT e as forças que o apoiavam.
Ele fez isso provando que os ataques bolsonaristas eram falsos, mentirosos, e que procuravam enganar as pessoas com Fake News abjetas, como a de que 'se o Lula ganhar o Brasil irá virar Cuba ou Venezuela'.
Enquanto isso, André Janones adotou uma postura diferente, mas que foi muito importante para mobilizar os militantes da Esquerda Progressista, em especial neste segundo turno.
Janones acabou usando contra os bolsonaristas de várias das mesmas armas que esses utilizam, já há muitos anos, contra Lula, o PT e as Esquerdas.
Desta maneira, Janones conseguiu algo inédito, que foi colocar os bolsonaristas na defensiva, o que os obrigou a gastar tempo e energia para responder aquilo que Janones publicava em suas redes sociais.
Com isso, a campanha de Lula conseguiu, no mínimo, equilibrar a disputa política nas redes sociais, uma área na qual os bolsonaristas dominavam totalmente até esta campanha eleitoral.
Então, Janones provou que essa história de querer bancar o bom moço enquanto se leva pancada e ofensas dos adversários o tempo todo era uma postura equivocada.
Janones conseguiu, até mesmo, provocar 'efeitos psicológicos negativos' em Bolsonaro, segundo os advogados do próprio. Isso nunca havia acontecido.
Desta maneira, Janones devolveu, para os militantes do PT (partido ao qual ele foi filiado por muitos anos) e da Esquerda, aquela garra e espírito de luta que eles sempre possuíram, mas que ultimamente andavam meio adormecidos.
Assim, Janones e Felipe Neto perceberam melhor do que ninguém do campo Progressista a importância de se travar essa luta política também nas redes sociais.
Isso significa abandonar a luta nas ruas, no mundo real? Claro que não!
Porém, luta política se faz ocupando espaços, inclusive nas redes sociais, pois atualmente elas são travadas nas duas dimensões, na real e na virtual.
E quem ainda não compreendeu isso, então que trate de se atualizar.
Janones e Felipe Neto: Continuem, por favor!
Comentários
Postar um comentário