Taxa de inflação no Reino Unido chega aos 9% ao ano em abril, a maior para o mês em 40 anos! Economia global caminha para a Recessão!

Taxa de inflação no Reino Unido chega aos 9% ao ano em abril, a maior para o mês em 40 anos! Economia global caminha para a Recessão! - Marcos Doniseti!

Bolsa de Valores de Nova York. A tendência global para os próximos é de uma profunda Recessão, o que deverá provocar grandes prejuízos para o capital financeiro, que é o que sustenta a economia do Ocidente capitalista e rico.

A inflação já estava aumentando no Reino Unido, e em muitos outros países, em função dos problemas provocados pela Pandemia de Covid-19, que desorganizou a produção de peças, componentes e matérias-primas em escala global, elevando os preços destes produtos, bem como de inúmeros serviços.

E isso aumentou os custos de produção no mundo inteiro, provocando o aumento da inflação em escala global. Tanto isso é verdade que, no Reino Unido, a taxa anual de inflação já era de 5,5% em Janeiro deste ano, antes de começar a guerra na Ucrânia. Essa é a maior taxa anual

A Guerra da Ucrânia agravou uma situação que já era ruim, mas não é a causa principal da inflação.

De fato, a causa dessa inflação é o colapso da Globalização Neoliberal, que será revertida, em grande parte, nos próximos anos e décadas. E isso gera uma desorganização no processo produtivo global, provocando essa inflação cada vez maior. 

Os países com mais recursos e governos soberanos, dotados de vontade política, irão procurar aumentar o nível de nacionalização de suas economias, passando a produzir localmente o que, neste momento, ainda é importado. 

Cabe ao governo de cada país tomar as medidas necessárias para combater essa inflação e amenizar os efeitos dela sobre a população, principalmente as de menor renda. Exemplo disso seria investir mais em programas sociais e elevar os subsídios para os preços de energia e alimentos, reduzindo os efeitos desses aumentos para a maioria da população.

Porém, uma das consequências desse aumento da inflação em escala global será o aumento das taxas de juros no mundo inteiro, agravando a situação econômica e social, pois isso resultará em uma brutal Recessão.

Então, teremos a combinação de uma Recessão profunda com uma elevada taxa de desemprego, o que vai aumentar o desemprego e a pobreza.

O Capitalismo Global Neoliberal, que beneficia os países capitalistas mais ricos e poderosos militarmente (EUA e seus aliados da Europa, Ásia e Oceania) está vivendo o seu momento final. 

E sempre que temos mudanças tectônicas nessa escala o resultado é crise econômica, social, política e, também, o estouro de guerras. A Guerra da Ucrânia já é uma consequência direta deste processo de colapso do Capitalismo Global Neoliberal. 

Os EUA, que comandam esse processo, estão usando a OTAN, a União Europeia e a Ucrânia para tentar reverter esse processo, por meio de uma guerra que pudesse afetar e enfraquecer a Rússia e a China, que comandam um processo alternativo, com os projetos 'Grande Economia Eurasiana' (russo) e 'Cinturão e Rota' (chinês).

Links: 

Inflação no Reino Unido chega a 9% ao ano:

https://www.brasil247.com/economia/inflacao-no-reino-unido-chega-a-9-em-abril-maior-indice-para-o-mes-em-40-anos

Evolução da inflação no Reino Unido:

https://pt.tradingeconomics.com/united-kingdom/inflation-cpi

Comentários