Pesquisa Datafolha mostra Lula liquidando a eleição no primeiro turno e joga pressão no PDT e na candidatura de Ciro!
Pesquisa Datafolha mostra Lula liquidando a eleição no primeiro turno e joga pressão no PDT e na candidatura de Ciro! - Marcos Doniseti!
Datafolha mostra Lula crescendo nas intenções de voto e diminuindo a rejeição!
Datafolha de 25 e 26 de Maio (2.556 entrevistados; margem de erro de 2 p.p.; presencial); Entre parêntesis eu coloco os votos válidos:
Primeiro turno:
Lula 48% (54,4%);
Bolso 27% (30,7%);
Ciro 7% (8%);
S. Tebet 2% (2,3%);
A. Janones 2% (2,3%);
Outros 2% (2,3%).
Segundo turno:
Lula 54% (64,3%);
Bolsonaro 30% (35,7%).
Essa pesquisa do Datafolha, mostrando um bom crescimento de Lula, tanto na pesquisa estimulada (passou de 43% para 48% no primeiro turno, com 54,4% dos votos válidos), quanto na espontânea (Lula passou de 30% para 38% e chega a 57,6% em votos válidos), vai jogar mais pressão em cima da candidatura do Ciro, que ficou estagnado na pesquisa.
E o índice de rejeição de Lula diminuiu de 37% para 33%, bem inferior à de Bolsonaro, que é de 54%.
Ciro dificilmente irá desistir, mas entendo que a pressão dos próprios candidatos do PDT a governador, senador e deputado (federal e estadual) irá aumentar e caso o candidato recuse-se a abrir mão da candidatura. A tendência será que o Ciro seja, cada vez mais, abandonado pelos candidatos do PDT.
Isso deverá acontecer porque os candidatos do PDT irão perceber que as suas chances de se eleger serão muito maiores caso as suas candidaturas estejam associadas ao nome de Lula, principalmente no Nordeste e no Sudeste.
Vamos aguardar os desdobramentos da pesquisa Datafolha nos próximos dias e semanas, mas fica cada vez mais claro que todos e todas que desejam derrotar Bolsonaro terão que apoiar e votar em Lula já no primeiro turno, ao contrário do que pregam os chamados revolucionários de sofá.
Essa pesquisa também deverá ajudar Lula na atração de outros partidos e de lideranças políticas partidárias, como são os casos do PROS, Avante, do PSD, além de amplos setores do PDT, que não fazem parte da sua aliança.
Neste aspecto, em Minas Gerais, que é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Lula e o PT fecharam um acordo importante com ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do PSD, que é um forte candidato ao governo do estado.
Assim, Lula e o PT fecharam o apoio à candidatura de Kalil ao governo do estado, sendo que o PT indicou o seu Vice (o deputado estadual do PT André Quintão). E o candidato ao senado será do PSD, o atual senador Alexandre Silveira.
Datafolha: Lula chega a 54% dos votos válidos já no primeiro turno. |
Ciro irá até o fim com a sua candidatura?
A minha dúvida, depois desse Datafolha, que foi excelente para o Lula, é se o PDT vai continuar sustentando a candidatura do Ciro. Este não irá desistir, então o próprio PDT é que teria que pedir a vaga de candidato a fim de apoiar Lula.
Porém, se o Ciro não desistir ele poderá vir a ser abandonado pelos candidatos do PDT aos outros cargos, principalmente nas regiões em que Lula é mais forte: Nordeste e Sudeste.
Mas sabem qual é o problema caso o Ciro venha a não desistir?
É que, com certeza, com Lula chegando fortalecido no dia da eleição,, então teremos muito voto útil de eleitores ciristas a favor do Lula em cima da hora, pois muitos eleitores dele irão querer liquidar a eleição já no 1o. turno, para não dar uma segunda chance ao Bolsonaro, ainda mais com todas as ameaças de uso da violência que este utiliza contra o processo eleitoral.
Se o Ciro adotasse uma postura mais racional e pensando no país, então ele deveria desistir e dar um apoio ao Lula já no primeiro turno, mesmo que fosse fazendo críticas. O país ficaria grato a ele. E daí ele iria fortalecido para ser o líder da oposição ao governo Lula.
Porém, se o Ciro insistir na candidatura, é provável que ele vá conseguir, no máximo, uns 3% dos votos e, assim, sairá muito enfraquecido da eleição, tal como aconteceu com a Marina Silva em 2018, quando ela terminou com apenas 1% dos votos.
Segmentos do eleitorado!
Lula vence entre quase todos os segmentos do eleitorado. Os seus melhores resultados são os seguintes:
- Nordeste: Lula 62% X 17% Preço do Gás;
- Jovens - Lula 58% X 21% Miséria;
- Desempregados - Lula 57% X 16% Inflação.
- Negros - Lula 57% X 23% Chacinas;
- Até 2 Salários Mínimos de Renda Familiar - Lula 56% X 20% Desemprego;
- Católicos - Lula 54% X 23% Corrupção no MEC;
- Mulheres - Lula 49% X 23% Fome;
Lula e Alexandre Kalil formaram uma importante aliança em Minas Gerais. |
Bolsonaro - Estratégia de campanha será baseada na ideia de que 'a culpa é sempre dos outros'!
Segundo matéria do 'Brasil 247', a campanha eleitoral de Bolsonaro quer jogar a culpa nos outros pelo fracasso do seu modelo econômico Neoliberal Ultrarradical e Entreguista.
Este é um governo que não tem nada de bom para oferecer para a população, não assume a responsabilidade dos seus erros e faz apenas uso de Fake News para tentar enganar a população.
As únicas coisas que essa porcaria de governo sabe fazer é ferrar a população e jogar a culpa nos outros, além de ameaçar com o uso da violência. O país e o povo estão em uma situação catastrófica, com índices de dois dígitos anuais de inflação, desemprego e taxa Selic.
É um governo formado por um bando de medíocres e incompetentes!
Fora Bolsonaro!
Lula Presidente 2022!
Link:
Datafolha mostra Lula com 54,5% dos votos válidos no primeiro turno e 63,7% dos votos no segundo turno!
Aliados de Bolsonaro dizem que ele irá apostar em Fake News para justificar o fracasso econômico:
Pesquisa Datafolha:
Lula lidera em quase todos os estratos sociais:
https://jornalggn.com.br/politica/datafolha-lula-avanca-em-praticamente-todos-os-estratos-sociais/
Comentários
Postar um comentário