Pesquisas Datafolha e Ipespe mostram cenários semelhantes - Lula está próximo de vencer no 1o. turno e tem larga vantagem sobre Bolsonaro no 2o. turno!
Pesquisas Datafolha e Ipespe mostram cenários semelhantes - Lula está próximo de vencer no 1o. turno e tem larga vantagem sobre Bolsonaro no 2o. turno! - Marcos Doniseti!
Lula carregado pelo povo brasileiro, que deseja elegê-lo novamente para a Presidência da República, o que é confirmado por todas as pesquisas recentes. |
A pesquisa Datafolha, que foi divulgada ontem, e a pesquisa do Ipespe, que foi divulgada hoje, mostram cenários e resultados virtualmente semelhantes.
Vejamos:
Primeiro Turno!
1 - Nas duas pesquisas o ex-Presidente Lula possui chances reais de vencer a eleição presidencial no primeiro turno.
As suas intenções de voto são estatisticamente semelhantes na pesquisa do Datafolha e do Ipespe.
Considerando-se apenas os votos válidos, Lula tem 47% no Datafolha e 48% no Ipespe.
2 - Bolsonaro também possui índices virtualmente semelhantes nas duas pesquisas, alcançando 28% no Datafolha e 29% no Ipespe (também em votos válidos).
3 - Os demais candidatos, somados, possuem 23% no Datafolha e 24% no Ipespe (também em votos válidos). Seus índices são muitos próximos nas duas pesquisas.
Datafolha:
Votos totais: Moro 8%; Ciro 6%; Doria 2%; Janones 2%; Outros 3%; Total 21%.
Em votos válidos, temos: Moro 8,9%; Ciro 6,7%; Doria 2,2%; Janones 2,2%; Outros 3,3%.
Ipespe:
Votos totais: Moro 9%; Ciro 7%; Doria 2%; Outros 4%.
Votos válidos: Moro 9,8%; Ciro 7,6%; Doria 2,2%; Outros 4,3%.
Segundo Turno!
4 - Lula preserva uma grande vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno nas duas pesquisas.
No Datafolha Lula tem 55%, contra 34% de Bolsonaro (Lula 61,8% X 38,2% Bolsonaro em votos válidos).
Já na pesquisa Ipespe o ex-Presidente Lula tem 54%, contra 31% de Bolsonaro (Lula 63,5% X 36,5% Bolsonaro em votos válidos).
Portanto, essas duas pesquisas mostram cenários semelhantes no primeiro e no segundo turno para todas as candidaturas.
O que se pode concluir é que, caso estes cenários se mantenham inalterados até outubro (o que não é garantido), então o ex-Presidente Lula terá grandes chances de vencer e de liquidar a eleição já no primeiro turno, pois deverá se beneficiar com o voto útil de outras candidaturas, o que lhe permitirá ultrapassar os 50% dos votos válidos.
Porém, Lula e os que o apoiam não devem contar com isso e devem continuar trabalhando para travar uma disputa difícil, montando palanques fortes em cada estado.
Por isso mesmo é que Lula está atraindo lideranças importantes para apoiar a sua candidatura, inclusive conseguindo que muitos nomes relevantes se filiem ao PT, tal como aconteceu recentemente com Fabiano Contarato (Espírito Santo), Ricardo Coutinho (Paraíba), Luciano Cartaxo (Paraíba) e Roberto Requião (Paraná).
Sua aproximação com Alexandre Kalil, candidato a governador pelo PSD em Minas Gerais, também é outra demonstração de que Lula sabe que, por melhores que sejam os resultados das pesquisas neste momento, é preciso trabalhar bastante para se vencer uma eleição presidencial.
Todas essas movimentações e articulações políticas que Lula promove mostram que ele sabe, melhor do que ninguém, que não se ganha eleição na véspera.
Links:
Pesquisa Datafolha divulgada em 24 de Março de 2022:
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/pesquisa-datafolha-lula-tem-43-bolsonaro-26-moro-8-e-ciro-6/
Pesquisa Ipespe divulgada em 25 de Março de 2022:
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/pesquisa-ipespe-lula-tem-44-bolsonaro-26-moro-9-e-ciro-7/
Comentários
Postar um comentário