Portugal: Partido Socialista, de Centro Esquerda, obtém vitória consagradora e conquista a maioria absoluta no Parlamento!

Portugal: Partido Socialista, de Centro Esquerda, obtém vitória consagradora e conquista a maioria absoluta no Parlamento! - Marcos Doniseti!

O atual Primeiro Ministro de Portugal, Antonio Costa, conquistou uma vitória consagradora, obtendo a maioria absoluta para o Partido Socialista no Parlamento do país, algo muito difícil de se conseguir sem fazer alianças com outros partidos. Seu governo melhorou a vida da população e obteve o retorno com essa espetacular vitória. Povo não quer Revolução e nem Radicalismos Infantis. As pessoas querem solução para os seus problemas (educação, emprego, saúde, salário...).

A vitória consagradora do Partido Socialista em Portugal, conquistando a maioria absoluta no Parlamento, algo muito difícil em um sistema tão fragmentado quanto o português (concorreram 21 partidos) deveria servir de alerta para as Esquerdas 'radicais'. O povo não quer Revolução.

Até o momento, os Socialistas conquistaram 117 deputados, sendo que a maioria absoluta é conquistada com 116, pois o Parlamento português conta com 230 deputados.

Com a quase totalidade dos votos computados (faltam definir 4 vagas), a divisão no Parlamento do país ficou assim:

1- Partido Socialista (Centro Esquerda) - 41,7% dos votos 117 deputados;

2 - Partido Social-Democrata (Centro Direita) - 27,8% dos votos e 71 deputados;

3 - Chega (Extrema Direita) - 7,15% dos votos e 12 deputados;

4 - Iniciativa Liberal (Liberal) - 5% dos votos e 8 deputados;

5 - CDU (Comunistas e Verdes) - 4,39% dos votos e 6 deputados;

6 - Bloco de Esquerda (Esquerda) - 4,46% dos votos e 5 deputados;

7 - Outros (PAN, PPD-CDS-PP, Livre) - 4,3% dos votos e 7 deputados.

Em sua viagem pela Europa, em Dezembro de 2021, o ex-Presidente Lula se encontrou com o novo Chanceler da Alemanha, o Social Democrata Olaf Scholz, com quem se entendeu muito bem.

Portugal tinha um governo, até o final de 2021, com participação dos Socialistas e das Esquerdas (Bloco de Esquerda e CDU, formada por Comunistas e Verdes). Esse governo foi formado após a vitória eleitoral das 3 forças políticas no final de 2015. Em 2019, eles voltaram a vencer a eleição para o Parlamento.

Porém, no final de 2021, o Bloco de Esquerda e a CDU (Comunistas e Verdes) preferiram impedir a aprovação do Orçamento para 2022 e derrubaram o governo liderado pelos Socialistas, levando à convocação de novas eleições pelo Presidente do país, que se realizaram hoje.

E o resultado da eleição acabou sendo excelente para o Partido Socialista, de Centro Esquerda, que obteve a maioria absoluta, e péssimo para as Esquerdas, que tiveram forte redução em sua votação, perdendo muitos deputados. A CDU caiu de 12 para 6 deputados, enquanto que o Bloco de Esquerda desabou de 19 para 5 deputados. Foi uma catástrofe, que irá obrigar ambos a rever as suas estratégias e posturas, com certeza.

Logo, de certa maneira, pode-se dizer que o eleitorado português castigou as Esquerdas do país por sua postura política, que se revelou inteiramente equivocada. 

Esta foi apenas a segunda vez, em sua história, que o Partido Socialista conquistou a maioria absoluta. A vez anterior foi em 2005, com José Sócrates.

A vitória dos Socialistas em Portugal, conquistando a maioria absoluta, também mostra que a Social Democracia, ou seja, a Centro Esquerda, europeia está se fortalecendo.

No dia 15/11/2021 o ex-Presidente Lula discursou no Parlamento Europeu para a bancada Social Democrata, de Centro Esquerda, onde foi aplaudido de pé pela bancada Progressista europeia.

É bom ressaltar que essa foi a mesma Centro Esquerda que aplaudiu o ex-Presidente Lula em pé quando o mesmo discursou no Parlamento Europeu, no dia 15 de Novembro de 2021.

Já tivemos, há pouco tempo, vitórias da Centro Esquerda (Trabalhistas) na Noruega e da Social Democracia (Olaf Scholz) na Alemanha. Na Itália, nas eleições municipais, a Centro Esquerda, liderada pelo Partido Democrático, também foi a grande vitoriosa, vencendo em quade todas as grandes cidades do país (Roma, Milão, Turim, Nápoles, Bolonha).

Na América Latina, por sua vez, tivemos também uma importante conquista da Esquerda em Honduras, com a vitória de Xiomara Castro, esposa de Manuel Zelaya, ex-Presidente que foi derrubado por um Golpe de Estado em 2009, que defendeu claramente o Socialismo Democrático em seu discurso de posse.

E no Chile aconteceu a mesma coisa, com a vitória de Gabriel Boric, também de Centro Esquerda, que defendeu, na campanha presidencial, a construção de um Estado de Bem Estar Social no Chile e que se comprometeu a enterrar inteiramente o Neoliberalismo Ultrarradical de Pinochet. 

Seu governo ampliou o alcance da campanha e promoveu uma ampla aliança, atraindo as forças Progressistas do país, incluindo até mesmo o Partido Socialista, de Salvador Allende e Michelle Bachelet. Inclusive, a neta de Allende é a nova Ministra da Defesa do Chile e, assim, comandará as Forças Armadas do país, em um ato de grande simbolismo político.

Esse mesmo Neoliberalismo Ultrarradical também é colocado em prática no Brasil, pelo horripilante e retrógrado governo Bolsonaro, com resultados catastróficos, em todos os aspectos: político, econômico, social, cultural, externo.

Gabriel Boric, ex-líder estudantil, se elegeu Presidente do Chile, no dia 19/12/2021, pela aliança 'Apruebo Dignidad', tornando-se o mais jovem presidente da história do país. Em sua campanha ele se comprometeu a construir um Estado de Bem Estar Social no Chile. Ele também já declarou que deseja trabalhar com Lula, caso este vença a eleição presidencial no Brasil em Outubro próximo.

Os resultados dessas eleições apontam para uma mesma tendência e mostram que o povo não quer saber de Revolução e nem de radicalismos estúpidos e infantis, sejam de Direita ou de Esquerda.

O que as pessoas desejam é desfrutar de uma vida melhor, com mais qualidade de vida.

E embora as realidades política, econômica, social, etc, do Brasil, Honduras, Chile, Noruega, Alemanha, Itália e Portugal sejam muito diferentes, entendo que o mesmo fenômeno deverá se reproduzir aqui no Brasil na próxima eleição, em Outubro.

O povo brasileiro também não quer mais saber de radicalismos estúpidos sejam de Extrema Direita ou de Extrema Esquerda.

A população quer soluções para os seus problemas, como os de emprego, saúde, educação, segurança, salários, saneamento básico, moradia, transporte coletivo.

A população brasileira deseja ter uma vida melhor.

Então, aqui vai uma sugestão, gratuita, para os Esquerdistas brasileiros que se consideram extremistas e revolucionários e que não fazem outra coisa a não ser atacar Lula e o PT de forma estúpida: Parem de falar em uma Revolução que não irá acontecer e tratem de lutar para derrotar Bolsonaro e ajudar Lula a vencer a eleição, para que o mesmo possa, em seu futuro governo, reconstruir o país e melhorar a vida da população.

Xiomara Castro se elegeu Presidenta de Honduras e, em seu discurso de posse, neste dia 27 de Janeiro, ela fez a defesa do Socialismo Democrático. Sua posse contou com a presença da ex-Presidenta brasileira Dilma Rousseff.

Links:

Voto útil da Esquerda faz Partido Socialista conquistar, pela segunda vez em sua história, a maioria absoluta no Parlamento:

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/31-jan-2022/ps-com-maioria-absoluta-esmaga-be-e-pcp-crises-de-lideranca-no-psd-e-no-cds-14543845.html

Portugal - Partido Socialista conquista a maioria absoluta no Parlamento: 

https://www.poder360.com.br/internacional/partido-socialista-vence-e-tem-maioria-esquerda-se-mantem-em-portugal/

Vitória Socialista em Portugal:

https://www.dw.com/pt-br/socialistas-vencem-elei%C3%A7%C3%B5es-legislativas-em-portugal/a-60605213 

Vitória Socialista em Portugal:

https://www.cartacapital.com.br/mundo/socialistas-obtem-maioria-absoluta-nas-eleicoes-legislativas-de-portugal/

Vitória Socialista em Portugal:

https://www.dn.pt/politica/joao-cotrim-figueiredo-foi-o-primeiro-lider-politico-a-votar-14540874.html

Lula é aplaudido de pé após discursar no Parlamento Europeu:

https://www.poder360.com.br/brasil/lula-e-aplaudido-de-pe-depois-de-discurso-no-parlamento-europeu/

Quem é Gabriel Boric:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59606543

Xiomara Castro toma posse em Honduras:

https://www.cartacapital.com.br/mundo/xiomara-castro-e-empossada-como-nova-presidente-de-honduras/
 

Gabriel Boric quer trabalhar ao lado de Lula:

https://www.cartacapital.com.br/politica/boric-presidente-eleito-do-chile-espero-trabalhar-ao-lado-de-lula/

Comentários