Vox Populi: 59% dos brasileiros dizem que o pais está no caminho errado! Avaliação de Bolsonaro e do Bolsonarismo despencam e irá piorar ainda mais!

Vox Populi: 59% dos brasileiros dizem que o pais está no caminho errado! Avaliação de Bolsonaro e do Bolsonarismo despencam e irá piorar ainda mais! - Marcos Doniseti!
Pesquisa Vox Populi (Agosto/2019): Avaliação negativa de Bolsonaro (40%) supera a positiva (23%) em 17 p.p; Na pesquisa de Abril a diferença era de apenas 4 p.p. (30% negativos e 26% positivos). Isso mostra uma clara tendência de aumento da desaprovação do governo Bolsonaro. Essa tendência deverá continuar nos próximos meses.


A nova pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada nesta semana, mostra uma tendência que já estou apontando desde o começo do governo Bolsonaro.

Já há alguns meses estou dizendo que a avaliação de Bolsonaro que o setor da população que avalia o governo dele como Regular é um segmento da população que pensa que o governo dele irá melhorar. No entanto, à medida que percebem que isso não irá acontecer a avaliação deste segmento da população vai passando de Regular para Ruim e Péssimo.

E agora o Fernando Brito, no 'Tijolaço', confirma o que eu digo.

Com isso, embora Bolsonaro preserve cerca de 30% de apoio, os índices de Ruim/Péssimo estão crescendo e isso não será interrompido, a não ser que ele mude radicalmente a política econômica e passe a estimular o crescimento econômico e a geração de empregos.

Porém, se depender de Paulo Guedes (e do Grande Capital Financeiro ao qual ele é ligado) essa mudança no modelo econômico Neoliberal Ultrarradical que adotou não irá acontecer.

Então, os índices de Ruim/Péssimo continuarão crescendo.

Assim, é muito provável que até o final deste ano esses índices negativos cresçam ainda mais, até porque a pesquisa Vox Populi mostra que 59% da população entende que o Brasil está no caminho errado e somente 31% diz que o país está no caminho certo.

E a avaliação negativa de Bolsonaro já é de 40%, contra apenas 23% de avaliação positiva e 35% de Regular.

Na pesquisa anterior (Abril/2019) a diferença entre avaliação negativa (30%) e positiva (26%) era de apenas 4 p.p. e agora é de 17 p.p. (40% X 23%).

Além disso, os sentimentos da população em relação ao Bolsonarismo estão caminhando no sentido de aumentar a Rejeição ao mesmo.

Assim, a posição anti-Bolosonaro cresceu 17 p.p. e passou de 30% (Abril/2019) para 47% (Agosto/2019), enquanto que a posição pró-Bolsonaro despencou 11 p.p., desabando de 34% para 23% no mesmo período.

Caso preserve esses números, em 2022 Bolsonaro continuará sendo o maior nome da Direita e da Extrema-Direita brasileira e terá grandes chances de ir para um eventual segundo turno, mas dificilmente será reeleito. 
A taxa de desemprego no Brasil (média anual) despencou de 12,4% (2003) para 4,8% (2014) durante os governos Lula e Dilma. Pela metodologia atual (PNAD Contínua), ela ficou em 6,3% em 2014.  Atualmente, ela está em 11,8% (metodologia nova).

Resumindo a pesquisa Vox Populi!

Entre parêntesis eu coloco a variação em relação à pesquisa anterior (Abril de 2019).

Bolsonarismo:

Rejeição 47% (+17)

Neutro 27% (-7);

Apoio 23% (-11).

Rumo do Brasil:

Errado 59% (+2);

Certo 31% (-2);

Não Sabe 10% (=).

Avaliação de Bolsonaro:

Ruim/Péssimo 40% (+10);

Regular 35% (-4);

Ótimo/Bom 23% (-3).

Links:

Fernando Brito: Vox repete CNT, mas mostra pontos fracos e fortes de Bolsonaro:

Número total de desempregados é de 17,4 milhões em Julho de 2019:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/30/desemprego-fica-em-118percent-em-julho-diz-ibge.ghtml

Comentários