Brasil: Sugestões para estimular o crescimento econômico!


Brasil: Sugestões para estimular o crescimento econômico! - Marcos Doniseti!
O número de desempregados no Brasil aumentou em 1,2 milhão de trabalhadores apenas no primeiro trimestre de 2019. E o governo atual nada faz para estimular o crescimento econômico e a geração de empregos.

A líder do governo Bolsonaro no Congresso Nacional, a deputada federal Joice Hasselman (PSL), disse que o governo não tem varinha de condão e não pode fazer milagres para que a economia brasileira volte a crescer.
Mas ninguém está pedindo por milagres. Estamos apenas querendo que vocês governem em favor da maioria absoluta da população.
Mas isso é algo que esse governo nunca irá fazer. O que não vai resolver nada é armar a população, fortalecendo as milícias privadas.
Caso a líder do governo não saiba, a Recessão brasileira é provocada pela escassez de consumo, por falta de demanda, porque a população não tem renda para consumir.
Isso explica porque a Indústria brasileira possui, atualmente, uma elevada capacidade ociosa (de 25%) e o PIB brasileiro caiu 0,2% no primeiro trimestre, depois de ‘crescer’ ridículos 0,1% no quarto trimestre de 2018.
Enquanto essa capacidade ociosa não for utilizada e a renda da população não voltar a aumentar, não teremos novos investimentos produtivos no país e, logo, não teremos crescimento econômico algum.
Para a economia crescer é preciso que tenhamos mais investimentos produtivos e mais consumo. E o governo Bolsonaro não toma qualquer medida nesse sentido.
Assim, essa Recessão somente será superada quando o poder de compra da população crescer, o que irá gerar mais consumo e mais investimentos.
Sem isso, o Brasil viverá em uma Recessão Permanente.
E se o governo brasileiro quiser sugestões para estimular o crescimento econômico, aqui vão algumas, que ofereço de forma gratuita:
1) Aumentar o Salário Mínimo acima da inflação, o que iria beneficiar 48 milhões de pessoas e aumentaria o consumo das camadas mais pobres;
2) Reajustar a Tabela do Imposto de Renda, que está congelada desde o governo Temer, o que também aumentaria a capacidade de consumo da população;
3) Aumentar a oferta de crédito por parte dos bancos públicos (BNDES, BB, CEF);
4) Reduzir as taxas de juros cobradas pelos bancos públicos;
5) Renegociar as dívidas das famílias inadimplentes, reduzindo o seu valor e estendendo o prazo de pagamento da dívida (com juros menores), pois consumidor endividado não compra nada;
6) Aumentar os investimentos das Empresas Estatais, que são altamente lucrativas (deram um lucro de R$ 72 Bilhões apenas em 2018) e, logo, possuem capital disponível para fazer investimentos;
7) Aumentar os investimentos na área social (saúde, educação, saneamento básico);
8) Aumentar os investimentos nos programas sociais (Minha Casa Minha Vida; Bolsa Família), o que iria estimular os investimentos e o consumo;
9) Congelar os preços dos combustíveis, que já subiram quase 60% desde o governo Temer. Os aumentos abusivos atuais empobrecem a população, reduzindo a sua capacidade de consumo, e beneficiam apenas os acionistas da Petrobras;
10) Retomar as quase 5 mil obras que estão paralisadas pelo país inteiro.
De nada!
Link:
Joice Hasselmann diz que governo não tem como fazer milagres para promover a volta do crescimento:

Comentários