França - Pesquisa mostra que RN de Marine Le Pen ficará longe de maioria absoluta! 67% dos franceses rejeitam a maioria absoluta para a RN!

França - Pesquisa mostra que RN de Marine Le Pen ficará longe de maioria absoluta! 67% dos franceses rejeitam a maioria absoluta para a RN! - Marcos Doniseti!

O partido de Marine Le Pen foi fundado por seu pai, Jean-Marie Le Pen (ainda está vivo, com 96 anos) em 13/11/1972. Na imagem, vemos os fundadores da 'Front National', que a filha mudou para 'Rassemblement National'. Como se percebe pela origem dos fundadores, o Nazismo, a República de Vichy (colaborou com Hitler) e a OAS (Organização do Exército Secreto, paramilitar, de Extrema Direita) estão no princípio de tudo. Racismo, islamofobia, antissemitismo, xenofobia e antiesquerdismo estão presentes até os dias atuais na RN.

França - Pesquisa Toluna/Harris Interactive, que foi divulgada hoje, mostrou os seguintes resultados para a disputa do 2o. turno neste domingo (07/07)!

Projeção de deputados por partido-coligação!

RN e aliados: 190-220;

NFP (Esquerda/Centro Esquerda; PS/PP/FI/EELV/PCF): 159-183;

Ensemble (Macron; Liberais) e aliados: 110-135;

LR (Republicanos; Direita Tradicional): 30-50;

Outros: 17-31.

Realização: 02 e 03 de Julho; Entrevistas: 3.383.

Obs: Total de eleitos é de 577 - Maioria absoluta: 289 deputados!

Assim, tudo indica que a legenda RN de Marine Le Pen, de Extrema Direita, e que está repleta de integrantes que adoram fazer afirmações racistas, xenófobas e islamofóbicas (ver comentários mais abaixo), não alcançará a maioria absoluta para governar.

Aliás, o próprio candidato a primeiro ministro da RN, Jordan Bardella, declarou que não aceitará assumir o cargo a não ser que a RN (Assembleia Nacional) conquiste a maioria absoluta no Parlamento.

Projeção das futuras bancadas do Parlamento francês, segundo pesquisa Toluna-Harris.

Bardella é jovem (tem 28 anos) e, essencialmente, usa do mesmo discurso e dos mesmos argumentos de Marine Le Pen, mas ele faz isso de uma maneira mais calma e polida, o que ajuda a diminuir a rejeição ao partido de Extrema Direita, que mal esconde suas propostas racistas e xenófobas. Porém, se essa pesquisa Toluna-Harris acertar os resultados da eleição, Jordan Bardella não será o novo primeiro ministro francês.

E as chances de que a RN não conquiste a maioria absoluta são grandes, pois mais de 130 candidatos da NFP e cerca de 80 do Ensemble (liderado por Macron) retiraram as suas candidaturas para apoiar o candidato da outra coligação que possui mais chances de derrotar a candidatura da RN em seu distrito. Até porque os votos, no primeiro turno, ficaram assim divididos: RN 33%; NFP 28%; Ensemble 21%.

Assim, o número de distritos eleitorais com 3 candidatos na disputa do 2o. turno diminuiu para apenas 108. Em apenas outros 2 distritos teremos 4 candidatos disputando o 2o. turno. Desta maneira, espera-se que os eleitores do NFP votem nos candidatos da Ensemble e vice-versa, barrando a vitória da Extrema Direita de Le Pen.

Essa rejeição ao partido de Le Pen acontece devido ao programa de Extrema Direita da RN, que é racista, islamofóbico e xenófobo. Inclusive, vários candidatos da RN deixaram claro essa postura durante muitos anos. Uma das candidatas da RN, chamada Marie-Christine Sorin, chegou a dizer que "nem todas as civilizações são iguais e que algumas apenas permaneceram abaixo da bestialidade na cadeia da evolução".

Pesquisa do instituto Ifop mostra que 63% dos eleitores franceses repudiam a ideia de que a RN deva conquistar a maioria absoluta no Parlamento franceses. Então, tudo indica que não será desta vez que Marine Le Pen e seu partido racista e xenófobo irão governar a França.

Outro candidato da RN, Laurent Gnaedig, disse que a afirmação de Jean-Marie Le Pen, feita em 13/09/1987 (e pela qual ele foi condenado), de que as câmaras de gás foram apenas 'um pequeno detalhe' na Segunda Guerra Mundial não teria sido, segundo Laurent, uma afirmação antissemita. 

O mais triste e trágico é que Laurent estará disputando o 2o. turno da eleição, neste domingo, pelo primeiro distrito eleitoral da região do Alto Reno. Ele enfrentará uma candidata do Ensemble macronista chamada Brigitte Klinkert.

Daí, caso a RN não conquiste a maioria absoluta, a tarefa de tentar montar um novo governo caberá à NFP (que reúne os 4 principais partidos de perfil Progressista, que são o Socialista, a França Insubmissa, os Ecologistas e os Comunistas) e aos Liberais do Ensemble ('Juntos', liderado por Macron), impedindo que a RN passe a governar a França. 

Essa será uma tarefa difícil, mas não é impossível. O atual primeiro ministro francês, Gabriel Attal (Ensemble), defendeu que esse governo formado pela NFP e pelo Ensemble governaria com base na ideia do 'projeto a projeto', procurando construir consensos dentro da aliança a cada votação.

Que assim seja.

Marine Le Pen e Jordan Bardella, do RN, partido de Extrema Direita que tem como o seu principal a presença dos imigrantes, chegando a defender a expulsão de muitos deles. A islamofobia também é outro aspecto fundamental do programa e do discurso do partido.

LINKS:

O racismo, islamofobia e xenofobia da RN de Marine Le Pen:

https://www.rtl.fr/actu/politique/legislatives-2024-pourquoi-le-rassemblement-national-a-t-il-autant-de-candidats-polemiques-7900400614

Pesquisa do Ifop:

https://x.com/IfopOpinion/status/1808505243157594281

Pesquisa do Toluna-Harris:

https://x.com/EuropeElects/status/1808577655693869333

A RN e suas ideias extremistas:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cv2g5yvn9r8o

Comentários