França - Eleição Legislativa de 2024: Como ficaram as disputas no 2o. turno!

França - Eleição Legislativa de 2024: Como ficaram as disputas no 2o. turno! - Marcos Doniseti!

Lideranças da NFP (Nouveau Front Populaire), grande frente Progressista que reúne Socialistas, La France Insoumise, Ecologistas, Comunistas e outros partidos e movimentos de menor porte. A NFP foi quem mais abriu mão de candidaturas próprias (mais de 130) no 2o. turno para poder derrotar candidatos da RN de Marine Le Pen, partido de Extrema Direita que tem origens no Nazismo e na República de Vichy, que colaborou com Hitler durante a 2a. Guerra Mundial.

Como ficaram as disputas eleitorais no 2o. turno da eleição legislativa na França depois dos resultados do 1o. turno e da adoção, pela NFP e pela liberal Ensemble macronista, da chamada 'Barragem'?

A 'Barragem' foi um acordo fechado entre a NFP e a Ensemble pelo qual tivemos a renúncia de candidaturas dos 2 agrupamentos políticos em favor do candidato de um deles que estivesse em melhores condições de derrotar a candidatura da RN em um certo distrito.

A NFP abriu mão de aproximadamente 130 candidaturas, enquanto que o Ensemble renunciou a cerca de 80 candidaturas, o que poderá tornar possível derrotar a RN de Marine Le Pen, de Extrema Direita, partido que é conhecido por defender políticas e ideias racistas, xenófobas, islamofóbicas e antiesquerdistas.

No total, 216 candidatos (as) da NFP, do Ensemble e até alguns dos Republicanos renunciaram às suas candidaturas no 2o. turno para evitar uma vitória da RN de Le Pen, partido de Extrema Direita que defende propostas racistas e xenófobas.

O candidato a primeiro ministro da RN de Le Pen, o jovem de 28 anos Jordan Bardella, chegou a ironizar publicamente a figura histórica do herói nacional francês Jean Moullin, que liderou a Resistência francesa contra o Nazismo e a colaboracionista República de Vichy durante a Segunda Guerra Mundial.

Como disse, muito bem, o historiador Vincent Duclert: "Jordan Bardella, ao falar ironicamente da figura de Jean Moulin, destruiu toda a imagem de respeitabilidade que este partido afirma oferecer aos franceses".

E como disse muito bem o jornalista Corentin Lesueur', do 'Le Monde', a respeito das 'mudanças' (meramente de fachada, apenas cosméticas) que Marine Le Pen promoveu na Rassemblement National: 

"... a organização do seu partido, a composição do seu séquito e a escolha dos seus prestadores de serviços testemunham a permanência das correntes radicais que, desde a sua criação, em 1972, irrigaram a Frente Nacional (FN, que se tornou RN em 2018), construíram seus fundamentos e inspiraram parte da base programática defendida nessas antecipadas eleições legislativas".

Disputas eleitorais no 2o. turno! 

A RN de Marine Le Pen é a sucessora da 'Front National', criada por seu pai e por outros membros da Extrema Direita francesa, em novembro de 1972, e que incluía nazistas e colaboracionistas da República de Vichy.

Abaixo, mostro quantos duelos nós teremos e quais os partidos que irão participar dos mesmos.

Em 154 distritos eleitorais nós teremos uma disputa entre NFP (Esquerda Progressista) contra a RN (Rassemblement National) de Marine Le Pen, de Extrema Direita.

A NFP (Nouveau Front Populaire) foi formada para a eleição legislativa francesa deste ano e reúne diferentes partidos e movimentos de Esquerda e Centro Esquerda: Socialistas, La France Insoumise, Ecologistas, Comunistas e outros grupos menores.

A NFP é uma espécie de sucessora da NUPES (Nova União Popular Ecologista e Social), que reuniu os partidos de Esquerda e Centro Esquerda e que se uniu para a disputa da eleição parlamentar de 2022.

A NUPES ficou em 2o. lugar na eleição para o Parlamento francês, conquistando 25,6% dos votos no 1o. turno e 31,6% no 2o. turno, ficando atrás apenas do Ensemble de Macron (25,7% no 1o. turno e 38,6% no 2o. turno).

A RN (Rassemblement National) é o principal partido da Extrema Direita francesa, sendo que originalmente se chamava 'Front National', que foi fundada em novembro de 1972 pelo pai de Marine Le Pen, o fascista Jean-Marie Le Pen, que chegou a dizer que o extermínio de judeus promovido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foi 'apenas um detalhe'.

Aliás, entre os fundadores da 'Front National' estavam vários membros do Nazismo, colaboracionistas de Vichy e integrantes da OAS (Organização do Exército Secreto), grupo paramilitar de Extrema Direita.

Marine Tondelier, secretária nacional do 'Ecologistas' (EELV), que desejava debater com Jordan Bardella, mas este fugiu do confronto.

Em outros 135 distritos eleitorais, a disputa se dará entre os Liberais macronistas (Ensemble; que significa 'Juntos') e a RN de Le Pen.

Em outros 50 distritos eleitorais, será a vez dos LR (Republicanos), partido da Direita Tradicional, de origem gaullista, enfrentarem a RN de Marine Le Pen.

Em 32 distritos eleitorais, nós teremos uma disputa entre a NFP e a Ensemble. Assim, nestes 32 distritos já está garantida a eleição de deputados que participam da luta contra a RN de Marine Le Pen.

E também teremos, em 5 distritos eleitorais, uma disputa entre a NFP e os Republicanos. No caso deste último partido ocorreu um racha interno, com uma parte dele (liderada pelo presidente da legenda, Eric Ciotti) apoiando a RN de Le Pen, enquanto outra ala do partido recusou-se a fazer isso.

Enquanto isso, teremos disputas envolvendo 3 candidaturas em 81 distritos e com 4 candidaturas em 2 distritos.

Nas disputas nas quais teremos a participação de 3 candidaturas, em 70 a disputa será entre Ensemble (macronista) X NFP X RN. Embora o cenário seja diferente em cada distrito, essa divisão favorece o partido de Le Pen.

Nestes 70 distritos, os liberais do Ensemble macronista recusaram-se a abrir mão de suas candidaturas porque rejeitam, igualmente, ao NFP e à RN de Le Pen.

A NFP, nestes distritos, está quase sempre representada por uma candidatura da 'La France Insoumise' (LFI), de Esquerda, que é liderada por Jean-Luc Mélénchon, que sofre uma grande rejeição por parte dos liberais macronistas, o que levou a que muitos destes recusassem abrir mão de sua candidatura.

Em outros 11 distritos nós teremos disputas entre 3 candidaturas, da NFP, da RN e dos Republicanos (LR).

Eleição - 2o. turno - Duelos nos distritos!

A decepção foi grande para Emmanuel Macron quando se deu conta da grande derrota que seu agrupamento político sofreu nas eleições para o Parlamento Europeu e, também, no 1o. turno da eleição legislativa francesa, quando o Ensemble conquistou 21% dos votos, ficando apenas em 3o. lugar.

Disputas com 2 candidaturas:

NFP X RN: 154;

Ensemble X RN: 135;

RN X LR: 50;

Ensemble X NFP: 32;

NFP X LR: 5.

Disputas com 3 candidaturas:

Ensemble X NFP X RN: 70

NFP X RN X LR: 11

Disputas com 4 candidaturas:

Ensemble X NFP X RN X LR: 2.

Os líderes do Rassemblement National (RN), Jordan Bardella e Marine Le Pen, ouvem Bruno Gollnisch (de costas), durante a conferência sobre os 50 anos do 'Front National, ancestral da RN, em Paris, 06/10/2022.

LINKS:

Como ficaram as disputas em cada distrito eleitoral no 2o. turno: 

https://www.lemonde.fr/les-decodeurs/article/2024/07/02/legislatives-2024-quelle-configuration-politique-dans-les-triangulaires-annoncees_6245961_4355770.html

Por que RN de Marine Le Pen possui tantos candidatos racistas e xenófobos?:

https://www.rtl.fr/actu/politique/legislatives-2024-pourquoi-le-rassemblement-national-a-t-il-autant-de-candidats-polemiques-7900400614

Mudanças na RN por Marine Le Pen foram apenas cosméticas e bases racistas, xenofóbas e autoritárias do partido permanecem as mesmas desde sua origem:

https://www.lemonde.fr/politique/article/2024/07/04/au-rassemblement-national-l-effacement-officiel-de-toute-ideologie-masque-mal-la-radicalite-des-cadres-du-parti_6246553_823448.html

Resultados das eleições legislativas francesas em 2022:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_legislativa_da_Fran%C3%A7a_em_2022

Jordan Bardella ironiza e ataca Jean Moulin:

https://www.humanite.fr/politique/extreme-droite/jean-moulin-est-de-retour-quand-jordan-bardella-profane-la-memoire-du-resistant

Historiador Vincent Declert - Bardella ironiza Jean Moulin e destrói imagem de respeitabilidade que RN tenta construir:

https://www.lemonde.fr/idees/article/2024/06/29/legislatives-2024-jordan-bardella-en-ironisant-sur-la-figure-de-jean-moulin-a-dechire-toute-l-image-de-respectabilite-que-ce-parti-pretend-offrir-aux-francais_6245424_3232.html

Giorgia Meloni ficou 'triste' porque jovens do seu partido fizeram afirmações racistas, xenófobas, antissemitas e islamofóbicas:

https://www.lemonde.fr/international/article/2024/07/04/en-italie-giorgia-meloni-reagit-aux-propos-racistes-et-antisemites-des-jeunes-membres-de-son-parti_6246739_3210.html

Comentários