Biden desiste e decide apoiar Kamala para Presidência! Doações para campanha de Kamala disparam! Visão popular sobre Kamala e Trump são iguais! Disputa está em aberto!

Biden desiste e decide apoiar Kamala para a Presidência! Doações para campanha de Kamala disparam! Visão popular sobre Kamala e Trump são iguais! Disputa está em aberto! - Marcos Doniseti!

Kamala Harris, atual Vice-Presidente dos EUA, tornou-se a grande favorita para ser escolhida pelo Partido Democrata no lugar de Joe Biden, que desistiu de tentar a reeleição.

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou, neste domingo, a desistência de sua candidatura à reeleição. Ele também declarou que apoiará a vice Kamala Harris para ser a candidata do Partido Democrata à Presidência do país.

Kamala deverá atrair os votos de muitas mulheres e, talvez, de jovens. O eleitorado negro, então, nem se fala.

Outra coisa importante para Kamala será escolher um bom vice que seja forte nos estados chave. Daí as chances de vitória de Kamala aumentarão, sem dúvida.

Josh Shapiro, popular governador da Pennsylvania, ou o governador Roy Cooper, de North Carolina, são dois dos nomes mais fortes para Vice de Kamala, pois são de estados fundamentais para o resultado final da eleição.

Pesquisas mostram que a Kamala ainda é impopular, sim, e, logo, ela precisará de uma boa campanha de marketing para aumentar sua popularidade. Mas os índices dela são melhores do que os de Biden e são equivalentes aos de Trump.

Além disso, ele consegue um respaldo maior dos eleitores Democratas, com 76% deles demonstrando satisfação com a sua candidatura presidencial, contra um índice de apenas 58% de Biden.

Se o Partido Democrata se unir desde o início em torno da candidatura de Kamala, então ela terá, sim, condições de vencer a eleição.

Além de Biden, Bill e Hillary Clinton também já declararam apoio para Kamala, mas o Obama ainda não o fez. O governador Democrata da Califórnia, Gavin Newsom, também declarou apoio à candidatura de Kamala.

O governador Josh Shapiro, da Pennsylvania, também já anunciou apoio à candidatura presidencial da Kamala. Então, isso aumenta ainda mais o cacife dele para ser o Vice. A governadora Democrata do estado de Nova York, Kathy Hochul, também já declarou apoio à candidatura de Kamala. O governador democrata Phil Murphy, de Nova Jersey, também declarou apoio para Kamala.

Kamala também está conseguindo apoios cada vez maiores entre os senadores do Partido Democrata. Entre os 51 senadores do partido, 26 já declararam apoio para a candidatura presidencial de Kamala.

Lula X Trump/Bolsonaro!

Quanto ao Brasil, é mais do que evidente de que a vitória de Kamala será melhor para o governo Lula.

Afinal, não podemos esquecer que o governo Biden atuou para impedir o Golpe de Bolsonaro em 2022 e que o Trump, se for eleito, iria agir para desestabilizar e derrubar Lula, com o objetivo de colocar Bolsonaro no poder novamente.

Não é necessário apoiar os Democratas para saber disso. Então, é claro que para o governo Lula a vitória de Kamala É MUITO MELHOR do que a de Trump.

Visão popular nos EUA sobre Trump, Biden e Kamala (Pesquisa Ipsos):

Favorável/Desfavorável/Saldo:

Trump 40% / 51% (-11);

Kamala 35% / 46% (-11);

Biden 32% / 55% (-23).

Kamala possui um saldo negativo igual ao de Trump (-11), enquanto Biden tem um saldo negativo muito elevado, de imensos -23, bem superior aos dos outros dois, o que explica o motivo dele estar atrás de Trump nas pesquisas.

Esse dado já mostra que Kamala é uma candidata mais competitiva do que Biden.

Um dado importante nas eleições dos EUA é quanto ao financiamento das campanhas eleitorais, que são caríssimas.

Neste sábado (20/07) a campanha de Biden arrecadou apenas US$ 2,7 milhões. Depois do anúncio da desistência de Biden, neste domingo (21/07), a arrecadação para a campanha de Kamala atingiu os US$ 27 milhões em poucas horas, ou seja, 10 vezes do que ontem.

Pesquisa Ipsos/ABC News - Satisfação /Insatisfação dos eleitores Democratas com candidaturas:

Kamala - 76%; Biden - 58%.

Isso mostra que a Kamala tem uma capacidade maior de mobilizar os eleitores Democratas para votar, o que é muito importante nos EUA, onde o voto não é obrigatório. A Hillary perdeu para o Trump em 2016 porque milhões de eleitores e eleitoras do Partido Democrata recusaram-se a comparecer para votar nela.

Então, esse índice de maior satisfação com a candidatura de Kamala é, sim, um dado importante e poderá resultar em sua vitória, embora isso não esteja garantido, mas as chances de vitória do Partido Democrata aumentaram, sem dúvida alguma.

No conjunto do eleitorado dos EUA, a candidatura de Kamala Harris é satisfatória para 39%, contra 46% que dizem que não é satisfatória, com 14% dizendo que não tem opinião.

Então, Kamala tem uma imagem negativa de apenas 7 p.p. e ainda tem espaço para crescer entre os 14% que não tem opinião sobre ela.

Entre os eleitores independentes, que representam cerca de 25% do eleitorado, apenas 29% deles sentem satisfação com a candidatura presidencial de Biden.

Pesquisas Kamala X Trump antes da desistência de Biden:

Kamala 48% X 51% Trump (YouGov; 16-18/07);

Kamala 44% X 44% Trump (Ipsos; 15-16/07);

Kamala 45% X 46% Trump (Morning Consult; 15/07);

Kamala 42% X 45% Trump (SurveyUSA; 12-15/07).

Nota-se, por estes números, que Kamala Harris é, sim, uma candidata competitiva, pois estava em virtual situação de empate técnico com Trump mesmo antes da desistência de Biden.

É bom ressaltar que 2 das 4 pesquisas foram feitas em plena semana da Convenção Nacional Republicana e logo depois do atentado contra Trump, realizado por um eleitor e membro do próprio Partido Republicano, o que colocou Trump em evidência em toda a Mídia do país e, também, do mundo todo.

LINKS:

Pesquisas nos EUA: 

https://projects.fivethirtyeight.com/polls/ 

Pesquisa Ipsos: 

https://www.ipsos.com/en-us/abc-news-ipsos-july-survey

Comentários