A 'grande família' da OCX (Organização de Cooperação de Xangai) se expande e inaugura um novo capítulo de cooperação!

A 'grande família' da OCX (Organização de Cooperação de Xangai) se expande e inaugura um novo capítulo de cooperação - Ben Norton!

Uma foto de grupo com líderes presentes na 24ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai no Palácio da Independência em Astana, Cazaquistão, 4 de julho de 2024. /Xinhua

A 'grande família' da OCS (Organização de Cooperação de Shanghai) se expande e inaugura um novo capítulo de cooperação 

por Ben Norton, Política - CGTN, 05-Jul-2024

A cerimônia de abertura da Rota de Transporte Internacional Transcaspiana foi realizada no Cazaquistão na quarta-feira, marcando a estreia de caminhões chineses utilizando uma rota de transporte rodoviário para chegar ao Mar Cáspio.

Antes disso, os comboios de mercadorias China-Europa provenientes da China e que atravessavam o Mar Cáspio já mantinham operações contínuas há dois anos. Agora, foi estabelecida uma rede abrangente e multidimensional que integra o transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e por dutos.

Como dois membros fundadores da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), o projeto entre a China e o Cazaquistão demonstra o Espírito de Xangai, que caracteriza a confiança mútua, o benefício mútuo, a igualdade, a consulta, o respeito pela diversidade das civilizações e a busca do desenvolvimento comum.

O apelo do Shanghai Spirit continua a crescer à medida que a Bielorrússia aderiu oficialmente à SCO durante a 24ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da SCO em Astana, na quinta-feira, tornando-se o 10º estado membro.

Construindo um mundo de segurança universal

Durante a cimeira da SCO, o presidente chinês, Xi Jinping, instou os estados membros a garantirem a segurança face a uma ameaça real da mentalidade da Guerra Fria, a enfrentarem desafios de segurança complexos e interligados através do diálogo e da coordenação, e a responderem ao cenário internacional em mudança com uma vitória. abordagem vencedora para construir um mundo de paz duradoura e segurança universal.

Os membros da SCO adotaram a Declaração de Astana e prometeram continuar a cooperação no combate ao terrorismo e reprimir o tráfico de drogas, bem como o crime organizado transnacional.

Os membros também apelaram aos Estados-membros da ONU para que conduzam o desarmamento geral e completo sob controlo internacional eficaz, consolidem o regime global de não-proliferação nuclear e se oponham a uma corrida armamentista no espaço exterior, de acordo com uma iniciativa que apela à solidariedade entre os países para promover a justiça mundial, a harmonia e a paz. desenvolvimento divulgado na quinta-feira.

Afirmaram numa declaração que os atuais riscos e desafios de segurança são de natureza global e só podem ser resolvidos através da construção de um mundo multipolar, da melhoria da governação econômica global e de esforços coordenados para enfrentar ameaças à segurança convencionais e não convencionais.

“A verdadeira segurança só pode ser alcançada quando todos os países estiverem seguros”, disse Xi durante a reunião “SCO Plus” na quinta-feira.
Cooperação mútua benéfica

Xi também observou na cimeira da OCS (Organização de Cooperação de Shanghai) que os Estados membros devem aderir aos benefícios mútuos e à inclusão, manter as cadeias industriais e de abastecimento estáveis ​​e harmoniosas, estimular o ímpeto interno das economias regionais e trabalhar para os objetivos de desenvolvimento comuns.

A China tem promovido a cooperação econômica entre os estados membros da OCS e propôs iniciativas como a Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) para promover o desenvolvimento comum.

O projecto ferroviário China-Quirguizistão-Uzbequistão constituiu um projecto marcante da BRI, bem como uma medida para impulsionar a conectividade e o comércio entre os membros da SCO. Os três países assinaram um acordo intergovernamental sobre o projeto em junho.

O presidente uzbeque, Shavkat Mirziyoyev, disse que a ferrovia se tornará a rota terrestre mais curta que liga a China aos países da Ásia Central ao parabenizar a assinatura via link de vídeo. Também abrirá grandes mercados no Sul da Ásia e no Médio Oriente, beneficiando a cooperação entre os países regionais e a China, acrescentou.

A ferrovia começará em Kashgar, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, e entrará no território do Uzbequistão através do Quirguistão. No futuro, poderá estender-se à Ásia Ocidental e ao Sul da Ásia.

Os membros da SCO observaram na iniciativa divulgada na quinta-feira que é importante continuar a defender e fortalecer um sistema comercial multilateral aberto, transparente, equitativo, inclusivo e não discriminatório para promover a construção de uma economia mundial aberta.

Cobrindo mais de 60 por cento do continente euro-asiático e quase metade da população mundial, a SCO proporcionaria uma oportunidade estratégica para os corredores regionais de transporte terrestre e marítimo desempenharem um papel, de acordo com a iniciativa.

LINK: 

https://news.cgtn.com/news/2024-07-04/SCO-s-big-family-expands-ushers-in-new-chapter-of-cooperation-1uY3mn92PbG/p.html

Comentários