França - Esquerdas Progressistas se unem para derrotar a Extrema Direita nas eleições legislativas!

França - Esquerdas Progressistas se unem para derrotar a Extrema Direita nas eleições legislativas! - Marcos Doniseti!

Olivier Faure, líder do Partido Socialista francês, discursa durante o ato que anunciou a formação da 'Nouveau Front Populaire' (Nova Frente Popular). O Partido Socialista foi o 3o. mais votado na França para o Parlamento Europeu, tendo sido o mais votado entre as forças Progressistas.

As grandes forças das Esquerdas Progressistas francesas se uniram para derrotar a Extrema Direita e a central sindical CGT apelou ao voto na Nouveau Front Populaire (Nova Frente Popular).

As Esquerdas Progressistas da França se uniram para as próximas eleições legislativas. O nome escolhido para esse bloco político foi 'Nouveau Front Populaire', ou seja, 'Nova Frente Popular', o que remete à vitoriosa 'Frente Popular' de 1936, quando os partidos Socialista, Comunista e Radical se uniram e venceram a eleição para o Parlamento do país.

No total, 20 forças políticas Progressistas se uniram para formar a Nova Frente Popular, sendo que as 5 principais são: La France Insoumise, Partido Socialista, Partido Comunista, os Ecologistas e o NPA.

Nas recentes eleições para o Parlamento Europeu, os 5 Partidos que lideram a 'Nouveau Front Populaire', conquistaram 31,7% dos votos para o Parlamento Europeu (eles foram, somados, os mais votados), elegendo 27 deputados para o mesmo, divididos assim:

Partido Socialista - 13 deputados; LFI - 09 deputados; Ecologistas - 5 deputados.

Porém, estes partidos disputaram a eleição europeia divididos, o que os levou a conquistar 3 deputados a menos do que o partido de Marine Le Pen (Rassemblement National; RN), que teve 31,4% dos votos e elegeu 30 deputados europeus (a maior bancada da França).

A 'Nouveau Front Populaire' elaborou um programa único de governo (ver link abaixo) e dividiu as 577 candidaturas ao Parlamento por todas as forças políticas do NFP.

A divisão de candidaturas da Nouveau Front Populaire ficou assim:

LFI e aliados - 229 candidaturas;

P. Socialista e aliados - 175 candidaturas;

Ecologistas e aliados - 92 candidaturas;

Comunistas e aliados - 50 candidaturas;

Outros membros da NFP - 31 candidaturas.

No dia 14 de junho foi apresentado o programa político da Nova Frente Popular, no qual, entre outros itens, está previsto o seguinte:

- A reversão das políticas de imigração seguidas por Macron;

- A reversão para os 60 anos da idade de aposentadoria e anulação da reforma previdenciária aprovada pelo governo Macron em 2023;

- Reforçar a progressividade na tributação sobre a renda e tributar os superlucros; 

- Aumento do salário mínimo e regulação dos preços de alimentos e energia;

- O reconhecimento do Estado da Palestina, ruptura com o governo de Netanyahu, embargo de armas para Israel, libertação dos reféns israelenses, dos prisioneiros políticos palestinos e adoção de um cessar fogo;

- Tributar os superlucros e os mais ricos também no nível da União Europeia;

- Elaborar uma lei de energia climática e atingir a neutralidade carbônica em 2050.

- Revogar lei de asilo e imigração de 2024 e garantir assistência médica estatal para os imigrantes;

- Imigração: Regularizar trabalhadores, estudantes e pais de crianças em idade escolar;

- Criar uma política de imigração legal e segura.

Atualmente, os partidos que formaram a NFP somam 155 deputados no Parlamento francês e o objetivo do novo bloco político é "construir uma alternativa a Emmanuel Macron e combater o projeto racista da extrema-direita";

Emmanuel Macron decidiu convocar as eleições para a formação de um novo Parlamento devido ao péssimo resultado que a sua coalizão dos Liberais franceses obteve na recente eleição para o Parlamento Europeu, na qual conquistou apenas 14,6% dos votos, contra 31,4% do partido de Marine Le Pen (Rassemblement National; RN), de Extrema Direita. 

Depois, vieram o Partido Socialista (13,8% dos votos; liderado por Olivier Faure), a LFI (La France Insoumise, liderada por Jean-Luc Mélénchon) com 9,9% dos votos, os Ecologistas (5,5%, liderados por Marine Tondelier). Já o PCF (Partido Comunista Francês, liderado por Fabien Roussel) conquistou 2,35% e o NPA (liderança coletiva) obteve 0,15%, totalizando 31,7% das forças que constituíram a Nova Frente Popular.

O primeiro turno das eleições para escolher o novo Parlamento francês, que irá eleger o novo Primeiro Ministro, será realizado no dia 30/06, enquanto que o segundo turno irá acontecer em 07/07.

LINKS:

Forças Progressistas francesas formam a Nouveau Front Populaire:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Nouveau_Front_populaire 

Programa da Nova Frente Popular (em francês, mas é possível traduzir):

https://lafranceinsoumise.fr/2024/06/19/le-programme-du-nouveau-front-populaire/

Programa de governo da Nova Frente Popular:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Frente_Popular

Resultados eleitorais para o Parlamento Europeu:

https://results.elections.europa.eu/pt/resultados-nacionais/franca/2024-2029/

Programa da 'Nouveau Front Populaire':

file:///C:/Users/turn6/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/Pastas/Cen%C3%A1rio%20Global%20-%20Textos/Programme-nouveau%20front%20populaire.pdf


Comentários