Afinal, porque o Golpe de Estado Bolsonarista de 08 de Janeiro fracassou? E porque atacar duramente ao governo Lula poderá levar Bolsonaro de volta à Presidência!

Afinal, porque o Golpe de Estado Bolsonarista de 08 de Janeiro fracassou? E porque atacar duramente ao governo Lula poderá levar Bolsonaro de volta à Presidência! - Marcos Doniseti!

Lula na capa do The New York Times, principal jornal dos EUA, ligado à elite do país, sobe a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de representantes do povo brasileiro.

Entendo que esse Golpe de Estado do 08 de Janeiro de 2023 fracassou por vários motivos.

Porém, um dos principais fatores desse fracasso é que esse Golpe não contava com amplo respaldo internacional. Faltou principalmente o apoio do governo dos EUA.

Esse apoio não aconteceu porque não interessa ao governo de Joe Biden, do Partido Democrata, derrubar Lula e colocar Bolsonaro, um aliado subalterno de Trump, na presidência do Brasil novamente.

Já durante a campanha eleitoral o governo de Biden, por meio de seus porta-vozes, deixou claro que confiava no sistema eleitoral brasileiro e que o resultado das eleições deveria ser respeitado por todos. E quando o Golpe de 08 de Janeiro aconteceu, imediatamente o governo Biden manifestou apoio ao governo Lula. 

E não demorou muito para que os principais líderes democratas fizessem o mesmo, incluindo dois ex-Presidentes (Barack Obama, Bill Clinton), Hakeem Jeffries (líder dos Democratas na Câmara dos Deputados) e Chuck Schumer (líder dos Democratas no Senado, onde eles tem a maioria). Biden, Obama e Bill Clinton chegaram a telefonar para Lula a fim de dar o seu apoio. 

E o governo de Biden já acertou com Lula a visita do presidente brasileiro aos EUA no início de Fevereiro.

Essa postura dos Democratas dos EUA é mais do que compreensível. Afinal, se Bolsonaro voltasse ao poder, no Brasil, quem iria se beneficiar com isso seria Donald Trump, o maior rival de Joe Biden e dos Democratas nos EUA. 

O presidente dos EUA já convidou o Presidente Lula para visitar os EUA, o que acontecerá no início de Fevereiro. Seu apoio para Lula foi fundamental no reconhecimento da vitória e para debelar o Golpe de Estado do 08 de Janeiro.

Trump será, com certeza, o candidato dos Republicanos em 2024 e não deverá ser subestimado pelos Democratas. Aliás, quando isso aconteceu, em 2016, Trump derrotou Hillary, o que não era esperado por ninguém. 

Em 64 o apoio externo, dos EUA em especial, foi imediato para o governo golpista. Jango mal tinha sido derrubado e os EUA já tinham reconhecido o novo governo golpista brasileiro.

Se o Trump fosse o presidente dos EUA, então podem ter certeza de que esse Golpe de 08 de Janeiro teria triunfado, sim, e sem muitas dificuldades, por maiores que fossem as resistências populares.

Aliás, tenho certeza de que se o Trump fosse o presidente dos EUA nós sequer teríamos tido a realização dessas eleições em 2022. O Golpe teria acontecido muito tempo antes.

Então, isso comprova o quanto a Democracia brasileira ainda é muito frágil, sim.

Então, aqui vai um aviso: se começarem a atacar Lula duramente, como a 'Folha' fez ontem em sua capa repugnante, o Bolsonarismo Neofascista poderá voltar com força já na eleição municipal de 2024.

Lula e Olaf Scholz. O Chanceler alemão visitará o Brasil no final deste mês.

Outras aspectos que são importantes ressaltar a respeito dessa fragilidade da Democracia brasileira são os seguintes:

1) Não podemos esquecer que a vantagem de Lula sobre Bolsonaro, no segundo turno, foi muito pequena, de apenas 2,2 milhões de votos e isso se deu em um total de quase 118,5 milhões de votos. Lula teve 60,3 milhões de votos, contra 58,1 milhões de votos de Bolsonaro.

2) Quem deu a vitória para Lula foi o Nordeste. Porém, nas outras 4 regiões o Bolsonaro é quem venceu. Isso mostra o enraizamento do Bolsonarismo (ou seja, das ideias e valores que ele representa e defende) em uma dimensão nacional. 

A única exceção é o Nordeste, onde o Lulismo é claramente hegemônico;

3) O Congresso Nacional é formado por 80% de parlamentares de Direita e Extrema Direita. As forças de Centro Esquerda e de Esquerda são apenas 20%.

Portanto, por mais que Lula seja habilidoso politicamente e consiga fechar amplos acordos políticos, ele está, sem dúvida alguma, em uma posição de fragilidade no Congresso Nacional. Se em algum momento a Direita Tradicional decidir se afastar do seu governo, Lula ficará em grandes dificuldades.

Alberto Fernández e Lula: Os presidentes da Argentina e do Brasil.

4) O que poderá dar estabilidade política ao governo Lula são, essencialmente, três aspectos fundamentais:

A) Cumprir com as principais promessas de campanha, promovendo a retomada do crescimento econômico, a queda da inflação, redução do desemprego e aumento do poder de compra da população;

B) Não permitir, sob qualquer hipótese, a repetição de uma tentativa de Golpe de Estado como a que tivemos em 08 de Janeiro. Para isso, deve-se manter a linha atual de investigar quem foram os responsáveis e punir os mesmos, não apenas quem depredou as sedes dos três poderes, mas também de quem financiou e estimulou o Golpe;

C) Manter um bom relacionamento com a comunidade internacional, que foi fundamental para o rápido reconhecimento da vitória de Lula e para impedir a vitória do Golpe de 08 de Janeiro. A prioridade da política externa de Lula deve ser manter um bom diálogo com os EUA, União Europeia, América Latina, China, Índia e Rússia. 

Lula terá uma grande missão neste seu terceiro mandato, algo inédito na história democrática brasileira, mas tenho certeza de que ele está totalmente à altura do desafio.

Lula e Macron.

Links:

Biden falou a Bolsonaro que acredita no sistema eleitoral do Brasil, diz porta-voz

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/biden-falou-a-bolsonaro-que-acredita-no-sistema-eleitoral-do-brasil-diz-porta-voz/ 

EUA confiam no sistema eleitoral do Brasil, diz porta-voz do Departamento de Estado 

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62975715
EUA reagem a Bolsonaro e dizem que eleições brasileiras são "modelo para o mundo" 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/eleicoes/noticia/2022/07/eua-reagem-a-bolsonaro-e-dizem-que-eleicoes-brasileiras-sao-modelo-para-o-mundo-cl5svhzje004s01g5qovpw22i.html 

Biden reconhece vitória de Lula sobre Bolsonaro: ‘Eleição livre, justa e digna de confiança’ 

https://www.cartacapital.com.br/politica/biden-reconhece-vitoria-de-lula-sobre-bolsonaro-eleicao-livre-justa-e-digna-de-confianca/ 

Presidente Joe Biden diz que ato golpista no Brasil é 'ultrajante'

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/01/08/presidente-joe-biden-diz-que-ato-golpista-no-brasil-e-ultrajante.htm

Governo da Noruega libera R$ 3 Bilhões para investir no Fundo Amazônia.

Líderes estrangeiros condenam tentativa de golpe em Brasília

Governos dos EUA, Espanha, França, Colômbia e autoridades da União Europeia condenam invasão e depredação das sedes dos três Poderes por turba de extremistas bolsonaristas. 

https://www.dw.com/pt-br/l%C3%ADderes-estrangeiros-condenam-tentativa-de-golpe-em-bras%C3%ADlia/a-64321330 

França julga membros de grupos de Extrema Direita que pretendia promover Golpe de Estado, assassinar Macron  e imigrantes e, também, explodir mesquitas 

https://www.bol.uol.com.br/noticias/2023/01/17/franca-julga-extremistas-de-direita-por-planejar-matar-macron.htm

Olaf Scholz visitará Lula em Janeiro: 

https://www.dw.com/pt-br/scholz-viajar%C3%A1-ao-brasil-para-encontro-com-lula/a-64472642

Biden convida Lula para visita à Casa Branca em fevereiro:

https://exame.com/mundo/biden-convida-lula-para-visita-a-casa-branca-em-fevereiro-veja-integra-da-mensagem/

Governo da Noruega libera R$ 3 Bilhões para o Fundo Amazônia:

https://www.cartacapital.com.br/politica/apos-lula-reativar-o-fundo-amazonia-noruega-anuncia-que-r-3-bilhoes-ja-podem-ser-investidos/

Comentários