Candidato do Partido Democrata, Raphael Warnock vence eleição na Georgia e garante o controle do Senado para o governo Biden!
Candidato do Partido Democrata, Raphael Warnock vence eleição na Georgia e garante o controle do Senado para o governo Biden! - Marcos Doniseti!
Raphael Warnock, do Partido Democrata, venceu o segundo turno da eleição para o Senado no estado da Georgia, derrotando o candidato dos Republicanos, Herschel Walker, ex-jogador da NFL. Apurados 99% dos votos, Warnock conquistou 51,4% dos votos, contra 48,6% de Walker.
Essa vitória de Warnock, candidato do Partido Democrata ao Senado pelo estado da Geórgia, é importante por vários motivos:
1- Vitória Democrata em um estado tradicionalmente Republicano!
A vitória dos Democratas acontece em um estado sulista bastante conservador e que é, há muitos anos, dominado pelos Republicanos. Porém, nos últimos anos os Democratas tem conquistado bons resultados no estado. Biden venceu lá em 2020.
Assim, a Georgia está se tornando, ou já se tornou, um 'estado pêndulo', ou seja, aquele estado em que a vitória pode ser tanto de um partido, quanto de outro. E isso é péssimo para os Republicanos, pois a Georgia tem muitos votos no Colégio Eleitoral (um total de 16), podendo ser, em uma eleição muito disputada, um estado que poderá decidir o resultado no Colégio Eleitoral.
2- Vitória de Biden e derrota de Trump!
Essa também é uma vitória de Biden e uma derrota de Trump.
Com a eleição de Warnock, os Democratas garantiram o controle do Senado pelos próximos dois anos, pois terão 51 senadores, contra 49 dos Republicanos, o que vai impedir que os Republicanos possam tentar levar adiante um programa legislativo muito radical, o que iria enfraquecer o governo Biden.
Agora, isso não irá mais acontecer, pois o Congresso dos EUA está com o seu controle dividido: Republicanos controlam a Câmara, com apenas 9 deputados de vantagem (222 X 213), e os Democratas controlam o Senado (51 X 49).
Além disso, grande parte dos candidatos que são claramente identificados com o Trump foram derrotados na eleição, o que enfraqueceu a sua candidatura presidencial.
3- Ameaça de racha entre os Republicanos!
Os Republicanos estão divididos, pois os resultados dessas eleições foram muito ruins para eles.
Com isso, muitos eleitores e lideranças do partido não aceitam mais que Trump seja o candidato do partido daqui a 2 anos e procuram por outro nome. O nome alternativo mais forte é o de Ron DeSanctis, governador reeleito da Flórida.
Assim, a possibilidade de um racha interno no Partido Republicano não deve ser descartada.
4- Resultados da eleição foram bons para os Democratas!
Os resultados das eleições foram muito bons para o Partido Democrata, pois as estimativas das principais pesquisas era a de que o partido seria massacrado pelos Republicano, perdendo o controle da Câmara dos Deputados por até 40 deputados e, também, o do Senado, por até 5 senadores.
E nada disso aconteceu, como já comentei.
5- Crise econômica (inflação alta)!
A eleição de meio de mandato do governo Biden se realizou em meio a uma situação econômica ruim, pois os EUA estão com a maior taxa de inflação anual das últimas décadas. A taxa foi de 8,2% em Setembro e de 7,7% em Outubro. Com isso, a taxa de juros aumentou bastante, para até 4% ao ano. O que ajuda Biden é que a taxa de desemprego é baixa, estando em apenas 3,7%.
Então, em função disso, os resultados eleitorais do Partido Democrata foram bons. Caso o governo Biden consiga reduzir a inflação até 2024, então isso poderá permitir que ele seja reeleito sem maiores dificuldades.
Links:
Resultado final da eleição na Georgia:
https://www.nbcnews.com/politics/2022-elections/georgia-senate-runoff-results
Colégio Eleitoral dos EUA - Divisão por estados:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54810637
EUA - Taxa de inflação cai para 7,7% em Outubro:
https://www.poder360.com.br/economia/taxa-anual-da-inflacao-dos-eua-e-de-77-em-outubro/
Taxa de juros nos EUA:
Taxa de desemprego nos EUA:
Comentários
Postar um comentário