Eleições nos EUA - De que maneira os Republicanos usam de Fake News e Discurso de Ódio para esconder dos eleitores seus planos para reduzir benefícios previdenciários e aumentar idade mínima para aposentar! Qualquer semelhança com o Bolsonaro no Brasil não é mera coincidência!

Eleições nos EUA - De que maneira os Republicanos usam de Fake News e Discurso de Ódio para esconder dos eleitores seus planos para reduzir benefícios previdenciários, aumentar idade mínima para aposentar e dificultar o acesso da população à Saúde Pública!

Trump controla o Partido Republicano, que aderiu inteiramente ao seu discurso baseado em ódio, preconceito, intolerância e uso maciço de Fake News, enquanto esconde dos eleitores os planos para reduzir benefícios previdenciários e dificultar o acesso da população aos serviços de Saúde Pública. Biden, por sua vez, enfrenta um desgaste pelo aumento da inflação. Sua aprovação está em torno de 42%, contra 53% de desaprovação.

Qualquer semelhança com o Bolsonaro no Brasil não é mera coincidência!

Enquanto no Brasil o Bolsonaro usava, hipocritamente, na campanha eleitoral, do discurso anticorrupção e antipetista para esconder da população os seus planos para arrochar o valor real dos benefícios previdenciários e do salário mínimo, nos EUA o Partido Republicano também adota uma postura semelhante.

Na atual campanha eleitoral os Republicanos estão promovendo um discurso de ódio contra o Partido Democrata, enquanto esconde dos eleitores os seus planos para reduzir o valor real dos benefícios previdenciários, aumentar a idade mínima para aposentar e dificultar o acesso da população aos serviços de Saúde Pública.

O Partido Republicano também criou uma base eleitoral de radicais e fanáticos que acreditam em tudo quanto é Fake News, por mais absurdas que elas sejam, e que assimilaram integralmente o discurso de ódio contra os Democratas. A polarização ideológica promovida pelos Republicanos, por meio de uma vasta 'guerra cultural', dividiu o país, literalmente, ao meio. 

Isso comprova o quanto a Direita Radical, ou Extrema Direita, está adotando estratégias eleitorais muito semelhantes mundo afora. 

Texto do site 'Daily Kos'!

Por que os Republicanos agora acreditam que podem se safar com a Segurança Social e o Medicare (do Daily Kos)!

por Dartagnan - Sexta-Feira, 04 de Novembro de 2022

Se os eleitores americanos decidirem entregar a Câmara, o Senado ou ambas as câmaras do Congresso ao controle Republicano em 8 de novembro, os Republicanos começaram a descrever como pretendem recompensar esses eleitores.

As “recompensas” são impactantes:

- Ao aumentar a idade de elegibilidade total da Previdência Social de 67 para 70 anos;

- Reduzir os benefícios da Previdência Social;

- Aumentar drasticamente o custo de obter assistência médica por meio do programa Medicare, ao mesmo tempo em que impõe um “teste de recursos” para determinar quem poderá receber os benefícios do Medicare.

Eles pretendem contornar a quase certeza de o presidente Biden vetaria essas medidas vinculando esses cortes diretamente ao teto da dívida, mantendo a credibilidade do país (e a própria economia) refém de cortes forçados nesses programas.

Claro, esta não é a primeira vez que os Republicanos ameaçam tais cortes.

Na verdade, sua intenção foi esclarecida há décadas, a ponto de advertências dos Democratas sobre os planos do Partido Republicano de cortar a Previdência Social e o Medicare podem ter começado a parecer um refrão constante, casualmente descartado como ruído de fundo recorrente por alguns eleitores, porque tais cortes drásticos nunca chegaram a acontecer.

Mas desta vez os Republicanos estão fornecendo detalhes – não porque seus próprios eleitores aprovariam (eles não aprovam, por enormes margens) – mas porque acreditam que podem distrair e desinformar suficientemente seus próprios eleitores de suas intenções demonizando incessantemente os Democratas e concentrando-se inteiramente em queixas de “botão quente” por meio de seus órgãos de mídia e mídias sociais agora quase totalmente isolados (e perpetuamente financiados).

Esses órgãos de mídia – mais visivelmente a Fox News, mas agora praticamente todos os veículos de Direita – criaram efetivamente uma bolha hermeticamente fechada de desconfiança e rejeição automática e reflexiva de qualquer coisa que os Democratas façam ou digam, ao mesmo tempo em que retratam os eleitos Republicanos como inocentes por qualquer um dos problemas do país.

Em suma, os Republicanos querem provar que não há mais “terceiros trilhos” (obs: Terceira Via) na política, quando sua base eleitoral está, para todos os efeitos, condicionada a acreditar no que você diz para eles acreditarem.

Conforme relatado por Jim Tankersly, escrevendo para o The New York Times:

"Os Republicanos do Congresso, de olho em uma vitória nas eleições de meio de mandato que poderia dar a eles o controle da Câmara e do Senado, adotaram planos para reduzir os gastos federais com a Previdência Social e o Medicare, incluindo o corte de benefícios para alguns aposentados e o aumento da idade de aposentadoria para ambos os programas de rede de segurança.".

Os senadores Republicanos têm sido um pouco mais tímidos sobre seus planos, uma vez que o controle do Senado ainda está em jogo, embora, como relata Tankersly, “suas ideias incluem aumentar a idade para coletar benefícios da Previdência Social de 67 para 70 e exigir que muitos mais velhos americanos a pagar prêmios mais altos por sua cobertura de saúde”.

Os republicanos da Câmara, por outro lado, que têm uma chance muito maior de obter o controle após as eleições de novembro, têm sido mais abertos.

Conforme relatado por Jack Fitzpatrick, escrevendo para a Bloomberg, os republicanos que esperam ingressar no Comitê de Orçamento e Apropriações delinearam seu plano de forma mais completa:

"O Comitê de Estudo Republicano, o maior grupo de republicanos da Câmara, divulgou um plano orçamentário em junho que pedia aos legisladores que aumentassem gradualmente a idade de elegibilidade do Medicare para 67 anos e a elegibilidade da Previdência Social para 70 antes de indexar ambos à expectativa de vida. Ele respaldou a retenção de pagamentos para aqueles que se aposentaram antecipadamente e tiveram ganhos acima de um certo limite.

E endossou a consideração de opções para reduzir os impostos sobre a folha de pagamento que financiam a Previdência Social e redirecioná-los para alternativas privadas. Também instou os legisladores a “aumentar gradualmente os testes de recursos” para o Medicare.".

Como apontado por Paul Krugman, escrevendo para o The New York Times:

"Uma questão mais interessante é por que os Republicanos acham que podem se safar ao tocar no terceiro trilho tradicional da política fiscal.

A Previdência Social continua tão popular como sempre; Os próprios Republicanos fizeram campanha contra o Obamacare alegando, enganosamente, que cortaria o Medicare. Porque imaginar que as propostas de negar benefícios a muitos americanos aumentando a idade de elegibilidade não provocarão uma reação negativa?

Pelo menos parte da resposta é certamente a expectativa de que a máquina de desinformação da Direita possa obscurecer o que o G.O.P. é até. O Comitê de Estudo Republicano divulgou um relatório de 153 páginas pedindo, entre outras coisas, a negação dos benefícios totais da Previdência Social aos americanos com menos de 70 anos; isso não impediu Sean Hannity de declarar outro dia que “nenhum Republicano jamais disse que quer tirar sua Previdência Social”.

Para entender a dura antipatia do Partido Republicano em relação à Previdência Social e ao Medicare é necessário entender sua base de doadores.

Como seu objetivo principal de cortar impostos sobre os ricos não é politicamente palatável, os políticos Republicanos dependem desproporcionalmente não de doações políticas de cidadãos comuns, mas de enormes interesses corporativos, principalmente na indústria de combustíveis fósseis, mas também de conglomerados corporativos de “dinheiro negro” como a Câmara de Comércio e a Mesa Redonda de Negócios, associações comerciais como o American Petroleum Institute e a Pharmaceutical Research Association of America, e a enorme e extensa rede Koch.

A enormidade dos fundos gastos na manutenção dos benefícios da Previdência Social e do Medicare para os americanos comuns fornece um alvo irresistível para as pessoas e organizações que controlam esses grupos, que consideram esses fundos desperdiçados naqueles que consideram indignos.

Os cortes em tais programas, eles argumentam, poderiam fornecer a justificativa para mais cortes de impostos corporativos e justificar tal generosidade concedida a eles.

Em última análise, o pensamento, do ponto de vista deles, é que, ao eliminar esses “direitos”, a nação pode se dar ao luxo de cortar seus impostos ainda mais do que aqueles cortados pelos Republicanos em sua maciça doação de impostos para a América corporativa e os mais ricos do país (incluindo eles mesmos), aprovados em 2017.

No caso de doadores de Wall Street, como bancos e fundos de hedge, o interesse é ainda mais agudo; a privatização da Previdência Social, por exemplo, traria um lucro inesperado para seus lucros.

Esses grupos, que financiam coletivamente as ambições de quase todos os Republicanos eleitos para as legislaturas federal e estadual, estão bem cientes da potência e eficácia da Grande Mentira de Trump de “fraude eleitoral” para motivar sua base.

Eles viram em primeira mão com que facilidade os eleitores essenciais para seus esquemas podem ser reduzidos a uma horda raivosa de conspiração se os botões certos forem pressionados.

Eles agora entendem que se um eleitor em potencial pode sofrer uma lavagem cerebral para acreditar em algo tão absurdo quanto a Grande Mentira simplesmente alimentando o racismo e a queixa, eles podem ser levados a acreditar que quaisquer alegações dos Democratas são falsas, mesmo que essa crença seja contrariada pelo que está acontecendo bem na frente de seus narizes.

É por isso que os Republicanos da Câmara garantiram aos americanos que, ao chegar ao poder, planejam conduzir investigações frívolas e julgamentos políticos ininterruptos: não porque considerem esses empreendimentos válidos ou legítimos, mas porque servem para ocupar e prender a atenção de sua base.

É por isso que todo o foco da Fox News por décadas tem sido demonizar os Democratas, e por que o único foco dos Republicanos durante este ciclo eleitoral tem sido cultivar o mesmo tipo de ódio reacionário e irracional.

É por isso que a resposta uniforme e coletiva do Partido Republicano à violência perpetrada pela Direita contra os Democratas – como o recente e cruel ataque a Paul Pelosi – tem sido descarada, “whataboutism” ou ridicularização.

Como Greg Sargent, escrevendo para o The Washington Post, observa, “o objetivo de toda a mentira é afirmar o poder de fabricar uma história alternativa diante de fatos facilmente demonstráveis ​​e condenação ultrajada – e, mais importante, afirmar esse poder descaradamente e desafiadoramente.”

Uma base de eleitores dócil, distraída e completamente propagandeada que engolirá avidamente mentiras descaradas é essencial para que esses grupos de doadores do Partido Republicano concretizem seu objetivo principal de destruir a Previdência Social, o Medicare e quaisquer outros chamados “direitos”.

Donald Trump mostrou aos Republicanos e aos grupos que os financiam o quão poderosa uma mentira pode ser, e o que pode ser alcançado repetindo essa mentira incessantemente.

Nos próximos meses, assumindo o controle de uma ou ambas as casas do Congresso, essa será sua estratégia, reforçada enormemente pelas mídias sociais e pela Fox News: negar, distrair e, acima de tudo, demonizar os Democratas, enquanto silenciosamente fazem seu trabalho sujo em comissões opacas.

Eles estão contando com seus próprios eleitores iludidos para responder de acordo, mesmo que isso signifique marchar suas próprias vidas e futuros de um penhasco.

E se os americanos são míopes o suficiente para devolvê-los ao poder, a história recente sugere que eles podem ter sucesso.

Link: 

Republicanos escondem dos eleitores seus planos para Previdência Social e Saúde Pública:

https://www.dailykos.com/stories/2022/11/4/2133165/-Why-Republicans-now-believe-they-can-get-away-with-gutting-Social-Security-and-Medicare

Índices de aprovação e desaprovação de Joe Biden:

https://projects.fivethirtyeight.com/biden-approval-rating/

Comentários