O Conservadorismo Autoritário de Dugin, o Nova Resistência e a conexão com o apoio de muitos pedetistas para Bolsonaro!
O Conservadorismo Autoritário de Dugin, o Nova Resistência e a conexão com o apoio de muitos pedetistas para Bolsonaro! - Marcos Doniseti!
Olavo de Carvalho, Steve Bannon e Aleksandr Dugin: Os três principais ideólogos do Tradicionalismo, segundo o pesquisador Benjamin R. Teitelbaum. |
Dugin, Aldo Rebelo, Ciro, o PDT, o 'Nova Resistência' e as Forças Armadas!
Lideranças do PDT e Lula!
Um amigo do Facebook, que sempre faz boas observações sobre o cenário político brasileiro, publicou um comentário muito interessante a respeito de lideranças políticas relevantes do PDT que já estão apoiando Lula desde o primeiro turno.
Ele disse que esse movimento deverá crescer dentro do PDT, principalmente agora, depois que a ex-senadora Marina Silva se encontrou com o ex-Presidente Lula neste domingo, para o qual deixou claro o apoio à sua candidatura presidencial.
Entre os líderes do PDT que ele citou estão o senador Weverton Rocha, que é o candidato do partido ao governo do Maranhão, Carlos Eduardo, que é o candidato do partido ao senado no Rio Grande do Norte.
Também temos o caso da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, e ainda o candidato ao governo do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, que até já participou de ato Lula-Neves. O candidato a vice de Rodrigo Neves, Felipe Santa Cruz (PSD), também já deixou claro o seu apoio para Lula.
Esse amigo também citou a Duda Salabert (PDT), vereadora mais votada de Belo Horizonte, que fez o sinal de L há poucos dias para uma militante petista. E outro caso importante é o da governadora do Ceará, Izolda Cela, com quem Ciro rompeu, e que também está apoiando Lula.
Bem, levando em consideração todos os movimentos políticos dessas lideranças, bem como o rumo que Ciro Gomes deu à sua candidatura presidencial, passando a priorizar ataques a Lula e a poupar Bolsonaro de críticas, atuando como linha auxiliar do Bolsonarismo, é possível concluir que o PDT deverá rachar fortemente depois da eleição.
Entendo que será muito improvável que essas importantes lideranças do PDT irão permanecer na legenda, caso esta permaneça sob a liderança de Ciro Gomes, ainda mais se Lula, de fato, vencer a eleição, como tudo indica que irá acontecer.
Assim, não duvido que muitos desses líderes saiam do PDT e, daí, todos (ou alguns...) eles poderão migrar para outros partidos, nos quais terão mais liberdade para apoiar o governo Lula.
Entendo que essas lideranças poderão migrar para partidos que estão apoiando Lula desde já, tais como o PSB, a Rede, o Avante, o PROS, o PV e o Solidariedade.
Dugin, Aldo Rebelo, Ciro e o Nova Resistência!
Segundo um texto escrito e publicado no GGN, neste domingo (11/09), pelo Luis Nassif, e com base em uma entrevista concedida ao DCM pelo responsável por um perfil no Twitter que se identifica como 'Gustavo Canalhão', fica claro que Ciro Gomes está levando, cada vez mais, o PDT para uma linha política que pode ser chamada de Conservadorismo Autoritário, que é inspirada nas ideias do teórico político russo Aleksandr Dugin.
Estas ideias estão sendo defendidas, dentro do PDT, pelo ex-ministro Aldo Rebelo e por um movimento chamado 'Nova Resistência'.
Esses movimentos e lideranças da linha do Conservadorismo Autoritário entendem que o sistema político liberal precisa ser destruído, bem como a chamada Globalização necessita ser revertida.
Eles também atacam as pautas chamadas identitárias e civilizatórias (a luta antirracista, contra a discriminação aos membros da comunidade LGBT, de defesa dos direitos das mulheres), que serviriam apenas para destruir a pretendida unidade interna que, segundos Dugin, seria fundamental para fortalecer o Estado Nacional contra o processo de globalização.
Tais ideias se colocam, portanto, no campo do antiliberalismo, da antiglobalização, desejando unir a população internamente sob o comando de um Estado forte e autoritário, comandado por um Autocrata de ideias retrógradas, caracterizando um projeto que o pesquisador Benjamin R. Teitelbaum chama de Tradicionalismo.
E o Ciro Gomes, com a ajuda de Aldo Rebelo, está se aproximando desses grupos políticos, ou seja, do Nova Resistência e, também, de setores militares que defendem um projeto autoritário e conservador.
São os membros desse movimento, o Nova Resistência, que estão levando o PDT para um caminho que os aproxima cada vez mais do Bolsonarismo e que prioriza, nessa campanha presidencial, ataques a Lula e ao PT. Logo, Ciro se tornou uma linha auxiliar do Bolsonarismo nesta eleição.
E mesmo quando estes membros 'duginistas' do Nova Resistência fazem alguma crítica ao Bolsonaro, imediatamente eles direcionam ataques a Lula e ao PT, mesmo que estes não tenham nenhuma conexão com aquilo que as atitudes e políticas que o Bolsonaro adota.
Para esses 'duginistas', incluindo brasileiros, o que eles entendem ser o 'Liberalismo Progressista' de Lula é o inimigo principal, não os que eles chamam de 'Liberais Reacionários', como o neoliberal autoritário Paulo Guedes, que comanda a economia no governo Bolsonaro e que colheu apenas resultados catastróficos.
É por isso que, nesta eleição presidencial, Ciro está poupando Bolsonaro de críticas e está priorizando atacar Lula e o PT.
Isso acontece porque Ciro entende que na próxima eleição presidencial ele terá maiores chances de ser o vencedor caso Lula seja derrotado agora, pois ele também acredita que um segundo governo Bolsonaro irá fracassar, o que abriria caminho para a sua ascensão política e vitória em 2026.
Assim, em 2026, Ciro Gomes, aliado aos 'duginistas' brasileiros e aos militares autoritários e conservadores, enfrentaria um Bolsonarismo e um Lula-PT enfraquecidos, abrindo caminho para a sua vitória.
Para compreender melhor esse processo, sugiro o seguinte:
- A leitura do texto de Luis Nassif;
- A leitura do texto e da entrevista do Benjamin R. Teitelbaum;
- Ouvir a entrevista, no DCM TV, que foi concedida pelo 'Gustavo Canalhão', um perfil do Twitter que já denuncia esse movimento retrógrado dentro do PDT há um bom tempo (ver links abaixo).
- Também recomendo que vejam a entrevista com Letícia Oliveira e Renato Judz no Youtube.
Abaixo publiquei os links para acessar todo esse material.
Links:
Texto de Luis Nassif:
https://jornalggn.com.br/xadrez-2/xadrez-de-ciro-gomes-o-puttin-brasileiro-por-luis-nassif/
Como pensa Aleksandr Dugin:
https://www.youtube.com/watch?v=jZnYSKorb_M&t=1015s
Entrevista com Gustavo Canalhão:
https://www.youtube.com/watch?v=X6uMzTYY3ns
Entrevista com Letícia Oliveira sobre o 'Nova Resistência' e a influência de Dugin no PDT:
https://www.youtube.com/watch?v=FMY3Dy_lHUc
Entrevista com Renato Judz sobre as ideias de Dugin:
https://www.youtube.com/watch?v=1rs10ftEaGs
Benjamin R. Teitelbaum - A crise que os Tradicionalistas Radicais esperavam:
https://aterraeredonda.com.br/covid-19-a-crise-que-os-tradicionalistas-radicais-esperavam/
Entrevista com Benajmin R. Teitelbaum:
Texto de Vivaldo Barbosa (Trabalhista histórico): O PDT e Ciro já estão do outro lado:
https://www.brasil247.com/blog/o-pdt-e-ciro-ja-estao-do-outro-lado
Brizolistas do PDT estão indignados com ataques de Ciro a Lula, segundo ex-secretário de Brizola
Livro de Teitelbaum desvenda o Tradicionalismo:
Comentários
Postar um comentário