IPEC: Pesquisas estaduais da semana mostram Ciro desabando e Lula crescendo! Voto útil em favor de Lula já está em movimento!
IPEC: Pesquisas estaduais da semana mostram Ciro desabando e Lula crescendo! Voto útil em favor de Lula já está em movimento! - Marcos Doniseti!
Lula discursa em manifestação em Fortaleza. |
Várias pesquisas estaduais que foram realizadas pelo instituto IPEC mostram, claramente, que a situação de Ciro Gomes piorou muito nesta última semana, pois ele perdeu muitos pontos em vários estados.
Dos 6 estados pesquisados pelo IPEC, Ciro apenas se manteve estável em Pernambuco, mas ele perdeu muitos votos nos outros 5 estados, que são Bahia, Ceará, Pará, Paraíba e Sergipe.
E a maior parte destes votos está, claramente, indo para a candidatura de Lula (PT), que cresceu em todos os 6 estados pesquisados pelo IPEC.
E fica claro que são os votos de Ciro (PDT) que estão indo para Lula porque a candidata Simone Tebet (MDB) praticamente não perdeu voto nenhum na soma destes 6 estados.
Tebet cresceu 2 pontos na Bahia (de 1% para 3%) e no Pará (de 3% para 5%), ganhou 1 ponto em Sergipe (de 2% para 3%), se manteve estável em Pernambuco (2%) e na Paraíba (1%) e perdeu 1 ponto no Ceará (única queda).
A crescente irritação de Ciro, que passou a adotar um discurso cada vez mais radical e virulento contra Lula e o PT, deve-se ao fato de que o movimento do voto útil, em favor de Lula, já está em pleno andamento. Sua candidatura está definhando rapidamente.
E é claro que, nestas condições, ele se aproximou de Bolsonaro (PL), pois para este o movimento de voto útil cirista também é muito prejudicial, pois se o mesmo não for revertido as chances de Lula liquidar a eleição no primeiro turno aumentam bastante.
Vejam o que aconteceu com as intenções de voto de Ciro nos estados abaixo.
Voto Estimulado - Votos Totais!
- Bahia: Perdeu 3 pontos, caindo de 7% para 4%, o que representa uma redução de 42,9%. Enquanto isso, Lula cresceu 4 pontos (foi para 65%);
- Ceará: Perdeu 4 pontos, caindo de 14% para 10%, o que representa uma queda de 28,6%. Lula, por sua vez, cresceu 6 pontos (foi para 63%);
- Pará: Perdeu 4 pontos, caindo de 9% para 5%, o que significa uma redução de 44,4%. Nesse estado da região Norte, Lula cresceu 2 pontos (foi para 46%);
- Paraíba: Perdeu 3 pontos, caindo de 6% para 3%, o que representa uma queda de 50%. Lula, por sua vez, cresceu 3 pontos (foi para 61%);
- Sergipe: Perdeu 1 ponto, caindo de 6% para 5%, o que significa uma redução de 16,7%. Nesse estado do Nordeste, Lula cresceu 2 pontos (foi para 56%).
Ciro manteve as suas intenções de voto estáveis apenas em Pernambuco, onde ficou com os mesmos 5% da pesquisa anterior, enquanto que Lula cresce 2 pontos (foi para 64%). Aqui o que se reduziu foi o percentual de indecisos, que caiu 2 pontos.
Essa forte queda de Ciro Gomes nestas pesquisas, que foram realizadas durante esta semana pelo IPEC, ajuda a entender a postura cada vez mais agressiva dele contra Lula e o PT e sua aproximação com Bolsonaro, que ficou muito evidente no debate do SBT/CNN de ontem (24/09).
Isso não justifica essa postura de Ciro, mas torna possível compreender o motivo dele ter se tornado tão agressivo contra Lula, pois é para este que o candidato do PDT está perdendo os seus votos.
Links:
Pesquisa IPEC na Bahia:
Pesquisa IPEC em Pernambuco:
Pesquisa IPEC no Ceará:
Pesquisa IPEC no Pará:
Pesquisa IPEC na Paraíba:
Pesquisa IPEC em Sergipe:
Comentários
Postar um comentário