Direita Tradicional endoida de vez e pensa em proibir a candidatura de Bolsonaro!

Direita Tradicional endoida de vez e pensa em proibir a candidatura de Bolsonaro! - Marcos Doniseti!

Lula é o grande favorito para vencer a eleição presidencial e as pesquisas mostram que ele tem grandes chances de liquidar a eleição já no primeiro turno, o que deixa a Direita Tradicional apavorada. Foto de Ricardo Stuckert.

A Direita Tradicional endoidou de vez!

Vários textos publicados nessa semana, principalmente o do historiador Fernando Horta, no site 'Brasil 247', tratam da possibilidade de que a candidatura presidencial de Bolsonaro seria proibida pelo TSE, em função das ameaças que o mesmo faz, continuamente, contra o sistema democrático e eleitoral.

A questão é que essas ameaças não começaram agora e pensar em fazer uma manobra tão perigosa quanto essa faltando menos de 4 meses para a realização do primeiro turno da eleição seria muito arriscado, jogando o Brasil em uma nova e grave crise política e institucional.

E acreditar que a retirada da candidatura de Bolsonaro iria beneficiar diretamente a candidatura de Simone Tebet (MDB), que herdaria os votos de Bolsonaro e, assim, conseguiria derrotar Lula na eleição presidencial, também é pura maluquice. 

Afinal, como perguntou o genial Mané Garrincha: Já combinaram tudo isso com os russos, ou seja, com o eleitorado bolsonarista? Quem garante, afinal, de que os eleitores de Bolsonaro migrariam para a Simone Tebet? Não existe praticamente qualquer possibilidade de que isso venha a acontecer.

As chances de uma manobra como essa, que é altamente arriscada e perigosa, de dar certo são mínimas, por vários motivos:

1) Se o Bolsonaro fosse proibido de ser candidato pelo TSE isso poderia gerar uma forte reação do seu eleitorado que, ao saber que isso foi fruto de uma manipulação promovida por membros da campanha de Simone Tebet, acabaria se voltando contra a própria candidata do MDB. 

O ódio do eleitorado bolsonarista contra ela seria gigantesco;

2) Além disso, os segmentos da população que apoiam Bolsonaro poderiam reagir usando da violência contra essa decisão, ou seja, de retirar Bolsonaro da eleição. Afinal, muitos deles estão armados até os dentes;

3) Além de usar da violência contra uma decisão dessas, os bolsonaristas teriam a alternativa de lançar uma outra candidatura, talvez até de um dos filhos de Bolsonaro, que acabaria herdando os votos do pai;

4) O fato concreto é que a Direita Tradicional alimentou o discurso de ódio durante 15 anos no Brasil, com a finalidade de derrubar os governos do PT (Lula e Dilma).

E esse ódio se disseminou pelo país, fazendo com que milhões de pessoas passassem a fazer uso do mesmo contra todos aqueles que esse segmento da população considera como sendo os seus inimigos;

5) Bolsonaro e o bolsonarismo são a representação política e eleitoral desse ódio que, agora, é professado por dezenas de milhões de brasileiros. 

Então, retirar a candidatura de Bolsonaro não resultaria em mudanças significativas no cenário eleitoral e ainda conseguiria jogar o país em uma gravíssima política, institucional, social e poderia, até mesmo, gerar uma violenta rebelião dos setores bolsonaristas que estão muito bem armados;

6) Na verdade, proibir a candidatura de Bolsonaro iria alimentar ainda mais o sentimento de ódio do seu eleitorado, reforçando o discurso de que ele não consegue governar porque o 'sistema' não deixa. Ele iria se vitimizar e, com certeza, iria se fortalecer ainda mais. 

7) Bolsonaro, no limite, poderia até aparecer como o defensor da Democracia brasileira, algo que parece inimaginável atualmente;

8) Portanto, as chances de uma manobra como essa dar certo são virtualmente nulas e são fruto do desespero da Direita Tradicional com a fraqueza eleitoral de todos as candidaturas que ela tentou viabilizar, incluindo as de Huck, Moro, Doria e, agora, de Simone Tebet;

9) Logo, cabe à Direita Tradicional reconhecer o óbvio, ou seja, que ela ficou reduzida à insignificância eleitoral devido ao surgimento e crescimento do Bolsonarismo. E este é resultado do discurso de ódio que a mesma Direita Tradicional promoveu durante 15 anos.

10) É como dizem os espanhóis: 'Não alimente os corvos, pois quando eles crescerem irão comer os seus olhos'.

Links:

O golpe para tirar Bolsonaro da eleição - por Fernando Horta: 

https://www.brasil247.com/blog/o-golpe-fantasma-com-a-mao-invisivel-do-mercado 

https://www.brasil247.com/poder/direita-conta-com-bolsonaro-fora-da-disputa-para-viabilizar-tebet

Comentários