França - Verdes e La France Insoumise de Mélenchon fecham acordo! Esquerda Unida (apoiando Mélenchon) lidera pesquisas entre os jovens e os mais pobres! Direita retrógrada já demonstra medo da Esquerda se unir para apoiar Mélenchon!

França - Verdes e La France Insoumise de Mélenchon fecham acordo! Esquerda Unida  (apoiando Mélenchon) lidera pesquisas entre os jovens e os mais pobres! Direita retrógrada já demonstra medo da Esquerda se unir para apoiar Mélenchon! - por Marcos Doniseti!

Texto atualizado no dia 01 de Maio, por volta de 20h23!

Jean-Luc Mélenchon vai direto no alvo em seu discurso feito na manifestação de 01 de Maio em Paris: “Sabe porque nos atacam tanto? Porque eles têm medo. Eles sabem que podemos vencer."

A jornalista Marie Gentric anunciou, em sua conta no Twitter, que os Verdes (EELV) acabaram de aprovar o acordo com a La France Insoumise/L'union populaire, liderada por Jean-Luc Mélenchon, para as eleições legislativas (para o Parlamento francês) que serão realizadas entre os dias 12 e 19 de Junho.

Os dois partidos (LFI e EELV) divulgaram um comunicado com os principais pontos do acordo, que engloba o aumento do salário mínimo para 1.400 Euros, a manutenção da aposentadoria aos 60 anos (Macron que aumentar para 65 anos), o fim do uso da energia nuclear, a defesa de uma planificação ecológica e o controle dos preços dos gêneros de primeira necessidade. 

O documento também assume a defesa dos direitos humanos e das liberdades democráticas e faz críticas aos governos da Hungria e da Polônia por estarem violando as mesmas.

No primeiro turno, Mélenchon conquistou 21,95% dos votos, enquanto que o candidato presidencial dos Verdes, Yannick Jadot, obteve 4,63% dos votos. Caso eles tivesse feito uma aliança, Mélenchon teria ido para o segundo turno contra Macron e teria grandes chances de vitória. 

Primeira parte do comunicado de imprensa que foi divulgado pela France Insoumise e pelos Verdes após fecharem acordo que resultou na formação da Nova União Popular Ecológica e Social.

A L'union populaire (União Popular), liderada por Jean-Luc Mélenchon, que é o principal líder da Esquerda francesa, está crescendo muito nas pesquisas para as eleições legislativas de Junho.

Caso o movimento liderado por Mélenchon (La France insoumise/L'union populaire) consiga se unir (como está tentando fazer) com outras importantes forças políticas de perfil Progressista (Verdes, Socialistas e Comunistas), essa aliança seria a mais votada para o novo Parlamento francês, que irá eleger o novo Primeiro Ministro.

Pesquisa feita nesta semana mostrou que uma Esquerda unificada conquistaria cerca de 34% dos votos, 10 pontos a mais do que o partido de Macron e o de Marine Le Pen, que ficariam com 24% cada um.

O diálogo entre as forças de Esquerda (L'union Populaire, Verdes, Comunistas e Socialistas) está em pleno andamento e Mélenchon declarou, hoje, em manifestação do 01 de Maio (Dia do Trabalhador), em Paris, que o acordo para formar essa aliança de Esquerda está bem perto de ser fechado. 

O diálogo entre La France Insoumise e o Partido Socialista continua e amanhã, segunda-feira, haverá uma reunião para tentar fechar acordo. E os Comunistas também estão dialogando com La France Insoumise. A tendência será a de que eles também irão se integrar à aliança já formada entre La France Insoumise e os Verdes.  

Essa aliança ganhou o nome de 'Nova União Popular Ecológica e Social'.

Pesquisa Ifop realizada nos dias 27 e 28 de Abril mostrou que uma aliança formada pelas principais forças políticas de Esquerda (LFI, Verdes, PCF e PS) seria a mais votada nas eleições para o Parlamento francês, conquistando 34% dos votos, contra 24% do partido de Macron e 24% do partido de Marine Le Pen. As eleições serão realizadas entre os dias 12 e 19 de Junho.

Segundo pesquisa do Ifop, entre os jovens de 18 a 24 anos, essa Frente de Esquerda (NUPES) unida teria 49% dos votos.

E entre os mais pobres (aqueles que recebem menos de 900 Euros mensais) essa Frente de Esquerda teria 45% dos votos.

Pesquisa Ifop:

Resultados entre jovens de 18 a 24 anos: 

Esquerda Unida (JL Mélenchon) 49%;

Maioria Presidencial (E. Macron) 24%;

Assembleia Nacional (M. Le Pen) 18%;

Republicanos-UDI (V. Pécresse) 09%.

Resultados entre os mais pobres: 

Esquerda Unida (JL Mélenchon) 45%;

Assembleia Nacional (M. Le Pen) 31%;

Maioria Presidencial (E. Macron) 21%;

Republicanos-UDI (V. Pécresse) 03%.

Militantes da L'union populaire, dos Verdes e dos Partidos Socialista e Comunista se manifestam no Baixo Reno em defesa da manutenção da aposentadoria aos 60 anos. Macron quer elevar a idade mínima para aposentar para 65 anos. Unidade das forças de Esquerda já está deixando os adversários morrendo de medo.

Nesse ato de 01 de Maio, que se realizou em Paris, tivemos um encontro importante e um aperto de mãos bastante amigável entre Mélenchon e Olivier Faure, que é deputado e secretário do Partido Socialista. Faure é um defensor da aliança dos Socialistas com a L'union populaire liderada por Mélenchon. 

Há resistências por parte dos setores mais conservadores dos socialistas, como é o caso de François Hollande, mas as chances de um acordo entre as duas forças políticas são grandes. Mélenchon foi membro do Partido Socialista por muitos anos e, depois, saiu pelo fato do partido ter tomado um rumo em defesa das políticas neoliberais. 

Esse fortalecimento de JL Mélenchon e da L'union populaire já está assustando as forças mais retrógradas. Até mesmo o presidente do partido de Marine Le Pen (Rassemblement National), o deputado europeu Jordan Bardella, afirmou que as outras forças políticas da Esquerda (Verdes, Comunistas e Socialistas) não deveriam se aliar à La France Insoumise e à JL Mélenchon.

Isso é mais uma demonstração clara do medo que essa aliança provoca nos adversários, mesmo entre os líderes do partido de Marine Le Pen. Esse fato comprova que Mélenchon está no caminho certo.

Avante, Mélenchon!

Nova União Popular Ecológica e Social é a denominação da nova aliança política feita entre o La France Insoumise, liderada por Mélenchon, e os Verdes franceses. As chances de vitória aumentam fortemente com essa aliança. A expectativa é que Socialistas e Comunistas também se integrem à essa aliança.

Links:

La France Insoumise e Verdes fecham acordo para eleições legislativas de Junho:

https://twitter.com/MarieGentric/status/1520887568488976384

JL Mèlenchon: "Adversários tem medo de nossa vitória":

https://twitter.com/2022Elections/status/1520783531944910849

Mélenchon e Olivier Faure se encontram em ato do 01 de Maio:

https://twitter.com/2022Elections/status/1520776648223825925

Resultados da eleição presidencial no 1o. turno:

https://www.rfi.fr/br/fran%C3%A7a-2022-elei%C3%A7%C3%A3o-presidencial-resultados-1%C2%B0-turno

Pesquisa Ifop:

https://twitter.com/2022Elections/status/1520529361702633472

Pesquisa Ifop:

https://twitter.com/2022Elections/status/1520531241795264517

Manuel Bompard (La France Insoumise), à esquerda, e Julien Bayou (Ecologistas-Verdes), à direita, celebram a decisão das duas forças políticas se unirem para as eleições ao Parlamento francês de Junho.

Deputado Jordan Bardella assustado com chance de Esquerda se unir.:

https://twitter.com/2022Elections/status/1520787714374782977

Comentários