Afinal, quem dá sustentação para o governo Bolsonaro? Grande Capital, Militares, Direita Neoliberal, Neopentecostais Fundamentalistas, Centrão e EUA barram o Impeachment!
Afinal, quem dá sustentação para o governo Bolsonaro? Grande Capital, Militares, Direita Neoliberal, Neopentecostais Fundamentalistas, Centrão e EUA barram o Impeachment! - Marcos Doniseti!
Afinal, porque não se abre um processo de Impeachment contra Bolsonaro?
Porque ele leiloou o seu governo entre forças políticas, econômicas e sociais poderosas, que incluem:
1 - Grande Capital Financeiro (nacional e, principalmente, internacional), que está comprando patrimônio público a preço de banana, incluindo a Petrobras Distribuidora, Gasodutos da Petrobras, Petróleo do Pré-Sal e, agora, o mesmo irá adquirir a Eletrobras e os Correios;
2 - Neopentecostais Fundamentalistas (Malafaia, Edir Macedo, R.R. Soares...), que ocupam muitos cargos no governo e que são beneficiados por inúmeras medidas do governo Bolsonaro, como o perdão de dívidas e os gastos com publicidade em mídias controladas por eles (caso da Rede Record, por exemplo);
3 - Forças Militares, incluindo polícias civis e militares estaduais e as Forças Armadas, que foram beneficiados por inúmeras medidas, ganhando salários acima do limite, ocupando milhares de cargos no governo federal e com uma reforma da Previdência que melhorou as suas condições para aposentadoria;
4 - Direita Neoliberal Tradicional, que aprova todos os projetos de Bolsonaro no Congresso Nacional. Basta ver que o PSDB, DEM, MDB e Podemos votam em peso, em mais de 90% das votações, a favor dos projetos do governo Bolsonaro no Congresso Nacional;
5 - Centrão, que dá sustentação parlamentar e política ao governo Bolsonaro, pois assumiu o controle de verbas bilionárias e que estão sendo distribuídas entre os membros dos partidos que dão sustentação parlamentar e política ao governo Bolsonaro.
6 - EUA, para quem é muito interessante que tenhamos a continuidade da política de total submissão do Brasil aos seus interesses estratégicos, ainda mais agora que as forças de Esquerda estão voltando a vencer eleições na América Latina, tal como aconteceu na Argentina, Bolívia e Peru.
E na Colômbia e no Chile as perspectivas para candidatos de Esquerda Progressista em futuras eleições presidenciais também é muito positiva, com Daniel Jadue, no Chile, e Gustavo Petro, na Colômbia.
Além disso, os EUA sabem que, inegavelmente, o grande beneficiado com a abertura de um processo de Impeachment seria, inegavelmente, Lula e as Forças Progressistas brasileiras, que iriam na condições de grandes favoritos para as eleições de 2022.
Então, o Bolsonaro se mantém no poder porque beneficia a todos esses setores importantes e poderosos da economia, das instituições e da sociedade brasileira, bem como aos interesses dos EUA na América Latina.
O tal do 'orçamento paralelo', que libera Bilhões de Reais para inúmeros políticos (principalmente os do Centrão), é fundamental para que não seja aberto um processo de Impeachment contra Bolsonaro.
Mas temos algo que vai muito além do apoio do Centrão.
De fato, Bolsonaro é o instrumento do Grande Capital Financeiro e do Império Ianque para se promover o desmonte do Estado Nacional brasileiro.
Está mais do que evidente que o Bolsonaro entregou a Eletrobras ao Grande Capital para poder barrar o Impeachment.
E mais adiante ele irá entregar os Correios também, da mesma forma que o seu governo está sucateando as Universidades Federais para que empresas particulares da área de Educação, de grande porte e ligadas ao sistema financeiro, possam comprar as mesmas futuramente.
E foi com essa política que Bolsonaro conseguiu impedir que fosse aberto um processo de Impeachment e, assim, infelizmente, ele já garantiu presença na eleição presidencial de 2022.
Fora Bolsonaro!
Links:
Multidão lota a Avenida Paulista, em 19/06, contra o governo Bolsonaro:
https://revistaforum.com.br/movimentos/ato-paulista-bolsonaro/
A tropa do cheque de Bolsonaro no Congresso Nacional:
https://www.oantagonista.com/brasil/crusoe-a-tropa-do-cheque/
Bolsonaro perdoa dívidas de R$ 1,4 bilhão de Igrejas:
Bolsonaro, em 2018, atacava a privatização da Eletrobras:
https://congressoemfoco.uol.com.br/governo/video-de-2018-mostra-bolsonaro-dizendo-ser-contra-privatizar-eletrobras/
Privatização da Eletrobras irá gerar demissões:
https://www.brasildefato.com.br/2021/06/18/privatizacao-da-eletrobras-deve-gerar-450-demissoes-so-na-usina-de-furnas-em-mg
Bolsonaro reduziu artificialmente em R$ 45,5 Bilhões despesas com Previdência dos Militares:
https://economia.ig.com.br/2021-06-16/bolsonaro-previdencia-militares.html
Terceira Via: PSDB, DEM, MDB e Podemos apoiam governo Bolsonaro em mais de 90% das votações no Congresso Nacional:
https://diariodopoder.com.br/claudio-humberto-home/partidos-que-pregam-3a-via-nas-eleicoes-2022-seguem-apoiando-bolsonaro
Comentários
Postar um comentário