Equador: Arauz (Esquerda) é o mais votado e Lasso (Direita Neoliberal) passa por pouco para o segundo turno!
Equador: Arauz (Esquerda) é o mais votado e Lasso (Direita Neoliberal) passa por pouco para o segundo turno! - Marcos Doniseti!
O candidato Andrés Arauz (Centro Democrático), apoiado pelo ex-Presidente Rafael Correa (Esquerda Progressista), foi o mais votado no primeiro turno da eleição presidencial no Equador, com cerca de 32,2% dos votos, que se realizou neste domingo (07/02/2021).
Depois de uma disputa acirrada, o candidato Guillermo Lasso, da Direita Neoliberal, passou para o segundo turno por uma pequena margem.
Assim, o candidato da Direita Neoliberal e Tradicional, que governou o país no governo de Lenín Moreno, estará representada no segundo turno, mas vai na condição de provável derrotado. Afinal, ele teve grandes dificuldades para passar para o segundo turno.
Isso comprova, mais uma vez, a irreversível decadência da Direita Neoliberal e Tradicional na América Latina, que foi derrotada nas recentes eleições presidenciais que ocorreram na Argentina, na Bolívia e, agora, também no Equador.
No Chile, o governo de Piñera, e na Colômbia, o governo de Ivan Duque (ambos de Direita Tradicional e Neoliberal), também são altamente impopulares e deverão sofrer duras derrotas na próxima eleição presidencial.
O fato concreto é que os povos latino-americanos cansaram totalmente das políticas elitistas, reacionárias, antinacionais e antipopulares do Neoliberalismo Ultrarradical, que foi um gigantesco fracasso em todos os países da região, sem nenhuma exceção.
As políticas neoliberais promoveram arrocho salarial, precarização das relações trabalhistas (com as famigeradas reformas trabalhista e da previdência), provocaram um brutal aumento da concentração de renda, das desigualdades sociais, da pobreza, do desemprego, da fome e da miséria na região.
Agora falta o povo brasileiro abrir os olhos e, também, derrotar a Direita e a Extrema-Direita Neoliberais (Bolsonaro, Doria, Maia, Huck, Amoedo), que estão unidas no apoio às políticas Neoliberais de Paulo Guedes, na próxima eleição, em 2022.
O povo brasileiro precisa eleger algum candidato (a) de Esquerda Progressista (Lula, Haddad, Flávio Dino, Boulos) para governar o país a partir de 2023, bem como eleger uma grande bancada de parlamentares (Senadores, Deputados Federais, Estaduais) e de governadores de perfil Progressista (PT, PCdoB, PSOL, em especial), a fim de dar sustentação a tal governo.
Somente assim será possível recuperar o Brasil dessa devastação que as políticas Neoliberais Ultrarradicais de Temer e Bolsonaro provocaram, e ainda estão provocando, no país.
Fora Bolsonaro!
Fora Guedes!
Fora Neoliberais!
Obs: O texto foi atualizado no dia 25/02/2021.
Link:
Equador: Segundo turno da eleição presidencial terá candidato de Direita Neoliberal e Tradicional:
Reviravolta no Equador: Banqueiro se recupera e pode tirar líder indígena do 2º turno | Revista Fórum (revistaforum.com.br)
Comentários
Postar um comentário