Votação de Boulos, Tatto e Orlando Silva ficou no patamar histórico das Forças Progressistas na capital paulista!
Votação de Boulos, Tatto e Orlando Silva ficou no patamar histórico das Forças Progressistas na capital paulista! - Marcos Doniseti!
Alguns estão dizendo que o PT cresceu pouco na votação nacional em relação à eleição de 2016, o que de fato aconteceu, com a votação do partido aumentando apenas 130 mil votos em comparação com a eleição anterior.
O problema é que, em São Paulo, que possui 9,2 milhões de eleitores, o PT lançou um candidato atuante e guerreiro, que amassou muito barro na construção do PT, mas que era bastante desconhecido do eleitorado, que é o Jilmar Tatto.
Ele fez uma excelente campanha, de caráter propositivo, reconectando o PT com as periferias da capital paulista, onde Haddad foi derrotado por larga margem por Doria em 2016, e fazendo críticas certeiras ao governo medíocre de Bruno Covas.
E como essa foi uma campanha curta e sem debates (com a exceção da TV Cultura), a eleição terminou sem que muitos eleitores soubessem quem é o Jilmar Tatto.
Mas quero fazer uma ressalva com relação à votação do Boulos: Esses votos são, de fato, das forças Progressistas da cidade. Historicamente, desde a vitória de Luiz Erundina, pelo PT, em 1988, as forças de Esquerda sempre conseguiram cerca de 30% dos votos no primeiro turno nas eleições municipais da capital paulista.
A única exceção foi em 2016, devido ao antipetismo, que estava no auge.
Então, se agora o PT tivesse lançado o Haddad (que não quis concorrer), por exemplo, ele teria conquistado esses 30% dos votos, que são o patamar histórico das Esquerdas Progressistas na cidade de São Paulo.
Aliás, a votação do Boulos, Tatto e Orlando Silva, somada, foi de 29,1%, ou seja, ficou no patamar histórico das forças Progressistas na cidade. Então, é bom ficar claro que esses votos não são do Boulos, mas das Forças Progressistas paulistanas.
Boulos se beneficiou por ter vindo de uma eleição presidencial, na qual se projetou nacionalmente, e também se beneficiou de uma atuação política que foi marcada por uma aproximação com o Presidente e com o PT nos últimos anos, afastando-se das posturas mais radicais e críticas que possuíam na época do governo Dilma.
Com o Haddad candidato, Boulos não teria se lançado (ele mesmo disse isso) e o Haddad teria conquistado os 1.080.000 votos que foram para os Boulos e mais os votos do Tatto e do Orlando, que somaram 1.570.000 votos.
E daí o desempenho do PT teria sido bem superior na soma total dos votos nacionais passando dos 8 milhões, contra os 7 milhões que foram conquistados sem o Haddad candidato, o que representou um aumento de apenas 130 mil votos em comparação com a eleição de 2016.
Então, o fato de Haddad não ter sido candidato à prefeitura de São Paulo é que impediu que o PT conquistasse uma votação mais expressiva no total nacional.
Além disso, o PT continua sendo o maior partido da Esquerda Progressista do país, como se constata pelo fato de que conquistou 7 milhões de votos.
Link:
Jilmar Tatto coordenará o apoio da militância do PT para Boulos no segundo turno:
Lista dos partidos mais votados na eleição municipal de 2020:
Lula endossa fala de Haddad de não arredar pé de São Paulo até a vitória de Boulos:
https://revistaforum.com.br/noticias/lula-endossa-mensagem-de-haddad-sobre-ninguem-arredar-o-pe-ate-a-vitoria-de-boulos/


Comentários
Postar um comentário