Real Time Big Data: Tatto cresce 3 pontos e empata tecnicamente com Boulos, França e Russomanno! Disputa por segunda vaga no 2o. turno fica totalmente embolada!
Real Time Big Data: Tatto cresce 3 pontos e empata tecnicamente com Boulos, França e Russomanno! Disputa por segunda vaga no 2o. turno fica totalmente embolada! - Marcos Doniseti!
![]() |
| Pesquisas qualitativas de várias candidaturas mostram que Jilmar Tatto (PT) vai crescer bastante na reta final e que possui chances reais de ir para o segundo turno. |
A pesquisa Real Time Big Data que foi divulgada hoje (10/11) mostrou os seguintes resultados:
Covas (PSDB) 34% (+7);
Boulos (PSOL) 13% (-1);
França (PSB) 12% (+2);
Russomanno (Republicanos) 12% (-5);
Tatto (PT) 7% (+3);
Outros 6%;
BR/NU/Não Sabe 16% (-6).
A pesquisa foi realizada com 1000 eleitores, entre 05 e 08/11, e tem uma margem de erro de 3 p.p.
Tendências!
As principais tendências da pesquisa são as seguintes:
- Tatto (PT) 7%; O candidato do PT e de Lula subiu 3 pontos e chegou a 7%, empatando tecnicamente com os outros três candidatos que disputam a segunda vaga no 2o. turno, pois a margem de erro é de 3 pontos. Logo, ele pode estar com 10%, empatado tecnicamente com Boulos, que está com 13%, mas que pela margem de erro também pode estar com os mesmos 10% de Tatto.
A tendência de Tatto é de ascensão nas últimas pesquisas e, logo, ele deverá crescer mais alguns pontos até o dia da eleição, pois o PT tem militância, é um partido de chegada e as pesquisas também costumam apontar uma votação bem inferior ao que vemos nas urnas para os candidatos do partido.
Assim, tudo indica que Tatto entrou na disputa direta por uma vaga no 2o. turno, que será disputado contra Covas.
Seus rivais mais diretos nessa disputa são França e Boulos, mas esse último já apontou para uma tendência de estabilização nesta pesquisa, onde oscilou 1 ponto para baixo.
Com base nessas tendências, tudo indica que a disputa pela segunda vaga no 2o. turno fique entre Tatto (PT), França (PSB), que são os dois candidatos com tendência de subir, enquanto Russomanno despenca e Boulos perdeu 1 ponto, mostrando que já atingiu o seu teto.
- Boulos (PSOL) 13%: Ele oscilou 1 ponto para baixo em comparação com a pesquisa anterior. Isso mostra que aquele impulso inicial dele chegou ao fim e que ele chegou ao seu teto.
Porém, ele continua na disputa por uma vaga no 2o. turno porque tem 13% e o Russomanno despencou mais 5 p.p. e está com 12%, o mesmo percentual de França.
- França (PSB) 12%; Subiu mais 2 pontos, 1 a menos do que Tatto, chegando a 12%, empatando numericamente com Boulos. A sua tendência é subir e disputar uma vaga no 2o. turno com os candidatos do PT e do PSOL.
- Russomanno (Republicanos) 12%: Ele continua despencando, sendo que perdeu mais 5 pontos nesta pesquisa. A sua tendência é de ficar de fora da disputa por uma vaga no 2o. turno, embora ainda tenha chances matemáticas;
- Covas (PSDB) 34% (+7%): Teve o crescimento mais expressivo, de 7 pontos, em comparação com a pesquisa anterior.
Isso acontece porque a disputa entre os outros candidatos por uma vaga no 2o. turno está poupando o mesmo de críticas e, assim, ele pode fazer a sua propaganda de forma tranquila.
A tendência é a de Covas disputar o 2o. turno contra Tatto, Boulos ou França, mas existe uma outra possibilidade, que é a dele liquidar a eleição no primeiro turno.
Mas para que isso acontecesse, seria necessário que Russomanno e também França caíssem bastante e transferissem a maioria dos seus votos para Covas.
Esta pesquisa mostrou apenas a queda forte de Russomanno, enquanto Tatto cresceu 3 pontos, França cresceu 2 pontos e Boulos perdeu 1 p.p.
Assim, a tendência é a de que tenhamos 2o. turno na capital paulista. A grande incógnita é contra quem Covas irá disputar este segundo turno.
Como eu já afirmei, entendo que pela tendência que esta pesquisa mostrou, as maiores chances estão com Tatto (PT), Boulos (PSOL) e França (PSB), que estão subindo, enquanto Russomanno desaba.
Link:

Comentários
Postar um comentário