Real Time Big Data mostra ascensão de Tatto, que empata tecnicamente com França, Boulos e Russomanno! Segunda vaga no 2o. turno está em aberto! Disputa será acirrada!
Real Time Big Data mostra ascensão de Tatto, que empata tecnicamente com França, Boulos e Russomanno! Segunda vaga no 2o. turno está em aberto! Disputa será acirrada! - Marcos Doniseti!
![]() |
| Caminhada e ato de campanha de Jilmar Tatto no centro de São Paulo hoje mobilizou a militância do PT e foi muito bem recebida pela população. |
A nova pesquisa do Real Time Big Data mostrou que a disputa pela segunda vaga no segundo turno na eleição de São Paulo embolou totalmente. Agora temos 4 candidatos que estão em situação de empate técnico: França (PSB), Boulos (PSOL), Russomanno (Republicanos) e Tatto (PT).
Os resultados da pesquisa, que foram divulgados nesta sexta-feira, foram os seguintes; entre parêntesis coloco a evolução em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 10/11 (terça-feira):
B. Covas (PSDB) 33% (-1);
M. França (PSB) 14% (+2);
G. Boulos (PSOL) 13% (=);
C. Russomanno (Republicanos) 13% (+1);
J. Tatto (PT) 8% (+1);
Arthur do Val (Patriota) 5% (+3).
Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos, então o resultado dela também pode ser: Covas 30%, França 11%, Tatto 11%, Boulos e Russomanno 10% cada.
Em relação à pesquisa de 02 de Novembro, a evolução de cada um dos candidatos foi a seguinte:
Covas + 6 pontos (de 27% para 33%);
Tatto + 4 pontos (de 4% para 8%);
França + 4 pontos (de 10% para 14%);
Arthur do Val + 2 (de 3% para 5%).
Boulos + 1 (de 12% para 13%);
Russomanno - 4 (de 17% para 13%);
Portanto, Covas, Tatto, França e Arthur do Val foram aqueles que mais cresceram durante o mês de Novembro. Russomanno continuou caindo e Boulos ficou estagnado, apenas oscilando 1 ponto para cima durante todo o mês.
Então, as tendências mostram o seguinte:
- Ascensão contínua de Tatto e de França. Tatto cresceu 100% em 15 dias, contra um crescimento de 40% de França. Os dois cresceram 4 pontos durante o mês, acima da margem de erro, que é de 3 pontos. E ambos oscilaram para cima nesta pesquisa mais recente (1 ponto a mais para Tatto e 2 pontos para França).
- Queda de Russomanno, pois caiu 4 pontos durante o mês, embora tenha oscilado 1 ponto para cima nesta pesquisa.
- Boulos atingiu o seu teto, tanto que oscilou apenas 1 ponto para cima durante todo o mês e ficou estável nesta pesquisa.
- Fim do crescimento de Covas, que subiu 6 pontos durante o mês, mas que oscilou 1 ponto para baixo nesta pesquisa mais recente (34% para 33%);
- Crescimento pequeno de Arthur do Val, que ganhou 2 pontos durante o mês, o que está dentro da margem de erro, que é de 3 pontos.
Tudo indica que Boulos atingiu o seu teto, pois o seu eleitorado está restrito à juventude de classe média progressista e a sua candidatura não conseguiu penetrar na periferia.
Enquanto isso, a tendência de Tatto é de continuar crescendo, pois ele subiu 3 pontos nas duas últimas pesquisas e, com certeza, isso se concentrou na periferia. Se o crescimento na periferia continuar e ele também ganhar votos nas áreas mais centrais, então Tatto terá chances reais de ir para o segundo turno. E França também está em rota de crescimento.
As pesquisas muito dificilmente acertam o resultado exato de uma eleição quando temos tantos candidatos competitivos. É praticamente impossível.
Então, está tudo embolado na disputa pela segunda vaga no 2o. turno em São Paulo.
Não tem nada definido e Jilmar Tatto entrou definitivamente na luta pelo 2o. turno.
E na reta final a militância do PT pode fazer a diferença, como já aconteceu nas eleições de Erundina (1988) e de Haddad (2012), por exemplo.
A caminhada da campanha de Tatto, nesta sexta-feira, no centro de São Paulo reuniu muitas pessoas, militantes dedicados, e mostrou que ele está realmente em ascensão e tem chances reais de ir para o segundo turno.
Essa ascensão de Tatto já era previsível, devido às 3 administrações do PT na capital e também devido às inúmeras realizações de Tatto nos governos de Marta e Haddad, como:
- Criação do Bilhete Único;
- Criação de 400 kms de Ciclovias e de 400 kms de Faixas Exclusivas de ônibus;
- Refeição Completa nas escolas municipais, beneficiando 900 mil alunos, a maioria de baixa renda;
- Criação de subprefeituras.
E os candidatos do PT sempre tem muito mais votos nas urnas do que as pesquisas mostram, pois as pesquisas nunca citam o número e o partido de cada candidato. Elas informam apenas o nome do mesmo.
E o PT tem muitos eleitores que votam na legenda, que votam no 13, mesmo sem saber qual é o nome do candidato, pois o partido sempre estimulou esse tipo de voto.
Então, o PT sempre tem muito mais votos nas urnas dos que nas pesquisas.
Sempre.
Então, por todos estes motivos o Jilmar Tatto entrou na briga por uma vaga no segundo turno. Se ele irá para o segundo turno, não sabemos, mas que está na luta pela vaga, isso está.
Além disso, o Covas caiu 1 ponto em relação à pesquisa anterior, mostrando que o segundo turno é inevitável. A ascensão dele parou. Logo, tudo indica que teremos um segundo turno em São Paulo, mas agora falta esperar para saber quem será o adversário do tucano.
Para saber isso teremos que esperar pelo final da apuração, pois temos quatro candidatos com chances reais de ir para o segundo turno e estão todos empatados tecnicamente.
Links:
Pesquisa Real Time Big Data (13/11): Covas e Boulos oscilam para baixo e Tatto empata tecnicamente com França, Russomanno e Boulos no 2o. lugar:
https://noticias.r7.com/eleicoes-2020/sp-covas-tem-33-franca-14-e-russomano-e-boulos-13-13112020
Pesquisa Real Time Big Data (10/11): Covas chega a 34% e Tatto sobe de5% para 7%:
Pesquisa Real Time Big Data (02/11):
Por que as pesquisas do Datafolha sempre erram, para bem menos, a votação dos candidatos do PT em São Paulo:
https://temposfraturadosememoria.blogspot.com/2020/10/datafolha-por-que-as-pesquisas-do.html

Comentários
Postar um comentário