O Twitter, as eleições no Reino Unido e a campanha de Jilmar Tatto!

O Twitter, as eleições no Reino Unido e a campanha de Jilmar Tatto! - Marcos Doniseti!

Carlos Zarantini, candidato a Vice-Prefeito, Jilmar Tatto e um militante do PT em uma região da periferia de São Paulo, região pobre e populosa e na qual a chapa petista concentrou a sua campanha, promovendo atos e carreatas, além de encontros com a população local. 

Quando tivemos as eleições britânicas, em Dezembro de 2019, que foram vencidas pelo Boris Johnson, do Partido Conservador, eu acompanhei pelo Twitter e pela imprensa britânica a campanha na última semana.

E quando eu entrava no Twitter a impressão que eu tinha é a de que o candidato do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, iria ganhar facilmente a eleição, derrotando o Boris Johnson, pois no Twitter ele massacrava o candidato do Partido Conservador.

Eu fiquei contente com isso, apesar do fato de que todas as pesquisas mostravam os Conservadores alguns pontos à frente dos Trabalhistas (3 ou 4 pontos), mas como a diferença estava dentro da margem de erro, então o Corbyn tinha chances de vencer, pensei. 

Eu vibrava: Avante, Corbyn! Let´s Go, Labour! 

No entanto, quando começaram a sair os resultados da eleição o povo do Twitter (eu incluído) reagiu com total perplexidade, não acreditando na surra que os Conservadores estavam dando nos Trabalhistas. 

Daí um sujeito publicou uma montagem explicando porque aquilo havia acontecido.

Ele provou que 'o povo do Twitter' era pouco representativo do conjunto do eleitorado britânico.

O 'povo do Twitter' era formado por um eleitorado muito mais jovem, liberal e progressista do que a maioria da população, que é constituída por eleitores mais velhos e conservadores.

Assim, a maioria silenciosa surrou os jovens liberais progressistas do Twitter na eleição e, com isso, Boris Johnson foi o vitorioso. 

Não duvido que o Jilmar Tatto consiga fazer isso em São Paulo, pois a campanha dele na periferia é muito mais forte e atuante do que a do Boulos, cujo eleitorado se concentra na juventude progressista de classe média. 

Na periferia, Tatto possui a sua própria base política e eleitoral, na Zona Sul, bem conta com a presença de vereadores bem votados, que possuem com militância própria, bem como muitas obras que foram feitas nas três gestões do PT, como são os casos dos CEUs. 

Logo, se Tatto conseguir conquistar muitos votos na periferia, que possui um eleitorado muito numeroso, e conseguir abrir uma vantagem significativa sobre Boulos, Russomanno e França, então ele terá grandes chances de ir para o segundo turno.

Mas para ver se isso irá acontecer, teremos que esperar pela apuração. 

Link:

Boris Johnson vence as eleições no Reino Unido:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-12/boris-johnson-sai-vitorioso-das-eleicoes-no-reino-unido

Comentários