Mauree Turner: Conheça a história da mulher negra, muçulmana e lésbica que se elegeu deputada estadual pelo Partido Democrata em Oklahoma!

Mauree Turner: Conheça a história da mulher negra, muçulmana e lésbica que se elegeu deputada estadual pelo Partido Democrata em Oklahoma!

Mauree Nivek Rajah Salima Turner: Mulher, negra, muçulmana, lésbica... Ela se elegeu deputada estadual pelo Partido Democrata em Oklahoma, um dos estados mais conservadores dos EUA, no qual Trump venceu a eleição deste ano com 65,4% dos votos. 

Matéria publicada no site 'Daily Kos', dos EUA, que é ligado às alas progressistas do Partido Democrata!

Os eleitores de Oklahoma fizeram história no dia da eleição, e não da maneira que você poderia esperar

Aysha Qamar - do 'Daily Kos' (04/11/20)

Fazendo história não apenas como a primeira pessoa muçulmana eleita para a legislatura do estado, mas uma das primeiras legisladoras estaduais não binárias no país, Mauree Nivek Rajah Salima Turner, conhecida como Mauree Turner, ganhou sua eleição para Câmara estadual no 88º distrito de Oklahoma.

De acordo com o LGBTQ Victory Fund, Turner é a primeira pessoa abertamente não binária eleita para uma legislatura estadual e uma das cinco autoridades eleitas abertamente LGBTQ servindo atualmente em Oklahoma. 

"Eu tenho muitos sentimentos sobre esta noite. Mas, no geral, sou grata pelo 88o. Distrito estadual me conceder esta oportunidade. Eu odeio SQ805 e tantas outras coisas escorregaram por nossos dedos... Mas estou pronta para lutar muito para que eles nunca o façam novamente”, disse Turner no Twitter.

A organizadora comunitária de 27 anos e recém-chegada à política venceu a republicana Kelly Barlean para a vaga. Enquanto o 88º Distrito permanece amplamente democrático, Oklahoma é um estado predominantemente republicano.

Com uma plataforma que se concentra na reforma da justiça criminal, salário mínimo mais alto e acesso a cuidados de saúde acessíveis, Turner anunciou sua candidatura em fevereiro, observando que “nunca foi um momento mais importante para aqueles que estão mais próximos dos problemas de nosso estado estruturar as soluções.”

Oklahoma atualmente tem uma das maiores taxas de encarceramento do país, tornando a reforma da justiça criminal muito mais importante. Em seu anúncio, Turner observou que a reforma da justiça criminal impacta outras áreas de questões políticas, incluindo insegurança habitacional, abuso de drogas e falta de acesso à educação e oportunidades de emprego.

Quando questionada sobre sua inspiração para concorrer à Câmara dos Representantes, Turner disse à seção de Oklahoma do 'Conselho de Relações Americanas e Islâmicas' (CAIR) que crescer em uma casa com apenas um dos pais e como filha de um pai encarcerado impactou sua decisão.

“Quando não temos alguém com experiências de vida compartilhadas defendendo-nos dentro da capital, fica muito mais fácil sermos descobertos pelas soluções que governam nossa vida cotidiana - e isso também é o que enfatizo para os alunos. conversando em escolas de ensino fundamental e médio em todo o estado”, disse Turner.

“Eu sempre disse que nunca iria me candidatar, mas sempre me dedicaria a encontrar o melhor candidato lá fora. Eu moro em House District 88, um dos lugares mais liberais - senão o mais liberal - em Oklahoma, devemos dirigir a conversa e a ação em torno de como é uma política inclusiva e equitativa.”

A representação desempenhou um grande papel na decisão de Turner de concorrer, pois eles esperam que esta nova posição permita que as gerações futuras tenham um modelo relacionado. 

"Quando criança, eu honestamente lembro de ter conversas com minha mãe onde eu pensava que as coisas simplesmente seriam melhores se eu fosse branca, ou se eu fosse apenas diferente de alguma maneira, forma ou forma", disse Turner. "Portanto, significa muito ser capaz de fornecer essa visibilidade para outras pessoas."

De acordo com o HuffPost, apesar do distrito consistir em 20% de latinos e 10% de residentes negros, não houve representantes negros ou latinos no 88º distrito de Oklahoma. 

Em uma entrevista ao HuffPost em outubro, Turner disse que seria "formativo para os jovens muçulmanos ver" se eles fossem eleitos como a primeira legisladora muçulmana do estado. “Não estamos mais lutando por um lugar à mesa”, disse Turner. “Estamos criando uma mesa totalmente nova onde todos comem.”

Turner cresceu em uma casa com várias religiões e aprendeu sobre o Islã com seu pai depois que ele se converteu na prisão. 

Antes de concorrer ao cargo, a progressista usando hijab trabalhou como diretora de campo do projeto de reforma da justiça criminal da American Civil Liberties Union, Campaign for Smart Justice. Além disso, Turner trabalha na defesa direta de políticas na capital do estado desde 2018.

Ao compartilhar sua experiência de concorrer a um cargo público tanto como muçulmana quanto como pessoa negra, Turner foi ao mesmo tempo vulnerável e sincera. 

“Nessa luta, minha comunidade está lutando para não ter mais um aliado que nos represente, mas sim ser nossa própria representação”, disse Turner a 'CAIR' Oklahoma. Eles disseram que a experiência tem sido difícil, com as pessoas as incentivando a recuar e concorrer ao conselho escolar ou conselho municipal.

Refletindo sobre o capítulo 2 do Alcorão, versículo 177, Turner disse que, embora eles sentissem o coração partido das pessoas que não os apoiariam, eles se sentiram curados pela razão pela qual escolheram correr e encorajou outros a ler o capítulo do Alcorão para "pensar sobre o que isso significa no contexto de onde estamos na nação. ”

“Também encontrei paz ao ver pessoas comparecerem a esse movimento que eu nunca esperava. Tivemos pessoas que realizaram eventos de arrecadação de fundos para nós em outros estados, artistas criaram obras de arte para esse movimento e, em torno dessa campanha, tivemos doadores de todo o país ”, disse Turner.

“Ser capaz de encontrar, educar e construir uma comunidade em todo o país tem sido maravilhoso, Alhamdulillah.”

Negra, muçulmana e lésbica, a vitória de Turner é histórica.

Link:

https://www.dailykos.com/stories/2020/11/4/1992578/-Mauree-Turner-becomes-first-Muslim-elected-to-Oklahoma-state-legislature?utm_source=rss&utm_medium=Sendible&utm_campaign=RSS


Comentários