Boulos vai para o 2o. turno contra Covas e PT elege a maior bancada de vereadores! Por regiões, votações de Tatto e Boulos foram opostas!

Boulos vai para o 2o. turno contra Covas e PT elege a maior bancada de vereadores! Por regiões, votações de Tatto e Boulos foram opostas! - Marcos Doniseti!

Tatto (PT) e Boulos (PSOL): A soma da votação deles com a de Orlando Silva (PCdoB) chegou a 29,1% dos votos, quase igual aos 30% de Haddad e Giannazzi em 2012, quando o petista derrotou Serra no 2o. turno. E o PT elegeu a maior bancada de vereadores (8), empatado com o PSDB, contra 6 do PSOL. Somando tudo, os 2 partidos elegeram 25,5% dos vereadores da capital (55), um pouco inferior aos votos nos 3 candidatos a prefeito (29,1%). Isso não foi coincidência e comprova que a maioria absoluta dos votos de Boulos foi de eleitores petistas. 

Guilherme Boulos (PSOL) foi para o segundo turno na eleição paulistana, conquistando cerca de 1.080.000 votos.

A votação de Boulos, Tatto e Orlando Silva somou 29,1% dos votos, praticamente igual à votação de Haddad e Giannazzi em 2012, que foi de 30%. Aliás, esteé considerado o piso histórico do eleitorado progressista na cidade de São Paulo. 

Aliás, Boulos lançou a sua candidatura pelo fato de que Haddad preferiu ficar de fora da eleição, talvez se preservando para 2022. Se o Haddad tivesse sido candidato, então Boulos é que não teria concorrido. E com certeza Haddas teria conquistado os 30% de votos que os candidatos progressistas conquistam na cidade de São Paulo. 

As entrevistas de Covas e Boulos, logo após ficar claro que iriam se enfrentar no segundo turno, já deram o tom de como este irá se desenvolver: Covas fez um discurso vazio e muito conservador, taxando Boulos de 'radical', enquanto que Boulos disse que radical é ver milhares pessoas pegando comida no lixo na cidade mais rica do país.

O discurso de Covas não responde e tampouco explica como ele irá resolver os problemas da cidade, que são muitos e que se agravaram em seu governo. Acusar Boulos de 'radicalismo' somente é muito pouco. O que a população precisa saber é de que maneira ele irá governar e o que irá fazer. 

Enquanto isso, Boulos tem que focar nessa questão para a qual ele já comentou, ou seja, nos inúmeros e graves problemas existentes na capital paulista, mostrando que a cidade está abandonada e que o governo de Covas foi medíocre e piorou muito a situação.

O voto petista levou Boulos (PSOL) para o segundo turno, tal como aconteceu com Márcio França (PSB) em 2018!

O PT elegeu a maior bancada de vereadores (8), empatado com o PSDB, enquanto que a bancada do PSOL subiu de 2 para 6 vereadores, conquistando a terceira maior bancada. PT perdeu 1 vereador e o PSDB perdeu 3. 

A votação dos três partidos para a Câmara de vereadores foi a seguinte: PT 652.311, PSDB 623.701 e PSOL 443.922. Assim, se fizermos a soma da votação do PT e do PSOL para vereador  nós temos 1.096.233 votos, sendo que o PT conquistou 59,5% dos votos, contra 40,5% do PSOL.

Porém, na eleição para prefeito, a situação se inverteu, com Boulos (PSOL) conquistando 70% dos votos e o Tatto (PT) conquistando outros 30%, quando somamos a votação de ambos: Foram 1.080.000 votos para Boulos e 461.000 votos para Tatto.

O que isso comprova é que muitos eleitores de Boulos votaram em candidatos a vereador do PT e que grande parte dos eleitores de Boulos foram, de fatos, petistas que votaram nele para que um candidato de perfil Progressista estivesse no segundo turno. 

Isso já havia acontecido em 2018, quando muitos eleitores do PT votaram em Márcio França no primeiro turno para que o mesmo fosse para o segundo turno e derrotasse Doria. França perdeu a eleição para Doria, mas o fato inegável é que ele somente foi para o segundo turno porque contou com muitos votos úteis de eleitores petistas.

Essa votação de petistas em Boulos mostra que o discurso da Grande Mídia de que o PT se enfraqueceu muito na cidade de São Paulo é inteiramente equivocado, pois é mais do que evidente que a maioria absoluta dos votos de Boulos foram de eleitores petistas, que votaram nele e em um vereador do PT ao mesmo tempo. 

Então, caso todos estes eleitores petistas que votaram em Boulos tivessem votado em Tatto, este é que teria ido para o segundo turno e não Boulos. Foi o voto petista que levou Boulos para o segundo turno, inegavelmente. 

E o próprio Tatto já afirmou que apoiará totalmente Boulos no segundo turno, mobilizando toda a militância do PT. Haddad também já declarou apoio para Boulos.

Carlos Zarattini e Jilmar Tatto. A chapa petista conquistou um percentual de votos muito maior nas periferias do que nas regiões centrais, enquanto que com Boulos aconteceu exatamente o contrário. Seus eleitorados possuem perfis muito diferentes. Isso comprova que Tatto ajudou Boulos a ir para o segundo turno. 

Por que Tatto ajudou Boulos a ir para segundo turno? - Saiba os motivos disso!

Além disso, Tatto conquistou um percentual de votos muito maior na periferia do que nas regiões centrais. 

Como exemplos disso, temos:

- Cidade Tiradentes (Zona Leste): Tatto teve 17,2% e Boulos teve 19,8%.

- São Mateus (Zona Leste) Tatto teve 15,3% e Boulos teve 19,6%.

- Guaianazes (Zona Leste): Tatto teve 14,1% e Boulos teve 18,5%. 

- Perus (Zona Norte): Tatto teve 12,6% e Boulos teve 19,4%. 

- Capão Redondo (Zona Sul): Tatto também teve 12,8% e Boulos teve 17,4%. 

Todas elas são regiões periféricas da Zona Leste, Norte e Sul. 

Tatto conquistou apenas 8,5% dos votos na cidade inteira, mas nestas regiões o seu índice de votos chegou a ser 50% e até 100% maior do que foi na cidade inteira. 

Nestas mesmas regiões, a votação de Boulos ficou abaixo do que ele obteve na cidade inteira (20,2%), enquanto que em todas estas regiões o percentual de votos de Tatto foi bem superior ao que ele conquistou em toda a cidade (8,5%). 

Enquanto isso, nas regiões centrais Tatto teve índices muito baixos, bem inferior ao que conquistou nas periferias, enquanto os índices de Boulos foram bem maiores do que ele conquistou nas periferias. 

Exemplos disso são as regiões centrais abaixo:

- Pinheiros: Boulos teve 31,9% dos votos, contra apenas 1,3% de Tatto;

- Bela Vista: Boulos teve 29,7% dos votos, contra 5% de Tatto;

- Perdizes: Boulos teve 29,5% e Tatto 2,3% dos votos. 

Portanto, isso confirma aquilo que eu já escrevi aqui em textos anteriores, ou seja, que o perfil do eleitorado de Tatto é bem diferente do perfil dos eleitores de Boulos, com ambos sendo mais fortes em regiões diferentes. 

Tatto conquistou um percentual de votos muito maior nas periferias do que nas regiões centrais, enquanto que com Boulos aconteceu exatamente o contrário. Portanto, isso comprova que Tatto beneficiou Boulos e ajudou o mesmo a ir para o segundo turno. 

Os petistas Tatto, Haddad e Suplicy já declararam apoio para Boulos no segundo turno. Com isso, aumentam as chances do candidato do PSOL derrotar o tucano Bruno Covas. 

Câmara de Vereadores de São Paulo - Bancadas por legenda! Boulos terá que fazer alianças para conseguir governar! 

A composição da Câmara de Vereadores da capital paulista ficou bastante conservadora e Boulos, se for eleito, terá que fazer alianças com outros partidos, tanto com legendas progressistas, tanto com legendas conservadoras. 

Logo, para ter maioria (28) na Câmara de Vereadores, Boulos precisará muito do apoio do PT e de mais alguns partidos (PSB, PV, MDB, PSD, PL, PTB, PSC e PP). E isso não será fácil, pois os partidos mais conservadores são claramente hegemônicos na nova câmara, que também ficou bastante fragmentada e na qual teremos representações de 17 partidos, o que é um verdadeiro absurdo. 

As bancadas da nova Câmara de Vereadores ficaram assim: 

PT 8;  PSDB 8; 

PSOL 6; DEM 6; 

Republicanos 4; PSD 3; MDB 3;Patriota 3; Podemos 3

NOVO 2; PSB 2; PL 2; 

PSC 1; PSL 1; PTB 1; PV 1; PP 1.

A julgar pela lista de vereadores eleitos, entendo que Boulos poderá contar com o apoio dos seguintes partidos, caso ele os procure para participar do governo, além do PSOL (6), é claro: PT (08) + PSB (2) + PV (1). 

Somando estes quatro partidos, temos 17 vereadores. Então, se vencer a eleição, Boulos precisará de mais 11 vereadores para ter maioria absoluta na Câmara de Vereadores, cujo número total é de 55. 

Nesta situação, penso que os partidos com os quais ele poderia tentar um diálogo são o MDB (3), PSD (3), PL (2), PP (1), PTB (1) e PSC (1), totalizando 11 vereadores. Estes são partidos mais conservadores, mas que costumam apoiar mesmo governos progressistas, desde que tenham participação em secretarias e em outros cargos, é claro. 

Se conseguisse também o apoio destes 6 partidos, além do PT, PSB e PV, Boulos teria uma base formada por 28 vereadores na Câmara, conquistando maioria absoluta para governar, pois temos 55 vereadores na capital paulista. 

Enfim, o partido mais importante para que Boulos possa conseguir governar, fora o PSOL, será o PT, que elegeu a maior bancada (08 vereadores), gostem ou não os militantes mais radicais do PSOL.

Links:

Bancada de vereadores eleitos em São Paulo:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2020/noticia/2020/11/16/psol-triplica-no-de-vereadores-eleitos-e-se-torna-a-terceira-maior-bancada-na-camara-de-sp-ao-lado-do-dem-pt-e-psdb-seguem-lideres.ghtml

Resultado da eleição para prefeito:

https://resultados.tse.jus.br/oficial/#/eleicao;e=e426;uf=sp;mu=71072/resultados

Eleição de 2012 em São Paulo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_municipal_de_S%C3%A3o_Paulo_em_2012#:~:text=O%20prefeito%20eleito%20foi%20Fernando,%2C43%25%20dos%20votos%20v%C3%A1lidos.

Tatto, Haddad e Suplicy declaram apoio a Boulos no segundo turno:

https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2020/11/haddad-tatto-e-suplicy-declaram-apoio-a-boulos-em-sao-paulo/

Leonardo Sakamoto: 10 fatos sobre a eleição municipal:

https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2020/11/16/dez-fatos-sobre-a-eleicao-em-sp-do-salto-de-boulos-as-fakes-de-fraude.htm

Votação por Zonas Eleitorais na cidade de São Paulo:

https://especiaisg1.globo/sp/sao-paulo/eleicoes/2020/mapas/apuracao-zona-eleitoral-prefeito/sao-paulo/1-turno/

PT estará presente em 15 cidades no segundo turno; PSDB tem 14 candidatos e MDB 12:

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/11/16/pt-vai-estar-em-mais-disputas-no-2o-turno-psdb-e-podemos-vao-fazer-duelo-mais-comum.ghtml

Comentários