Biden venceu graças aos movimentos sociais que o apoiaram! - Marcos Doniseti!
|  | 
| O movimento Black Lives Matter mobilizou milhões de pessoas nos EUA e foi fundamental para a mobilização do eleitorado negro, o que levou à vitória de Joe Biden na mesma. | 
Foram os movimentos sociais (de jovens, negros, mulheres, meio ambiente, LGBTQI, imigrantes ilegais) que elegeram o candidato do Partido Democrata, Joe Biden, para Presidente. Ele se mobilizaram intensamente, por exemplo, promovendo gigantescas manifestações contra a violência policial e o racismo, mesmo em meio à pior Pandemia dos últimos 100 anos.
Os militantes e simpatizantes destes movimentos sociais é que amassaram barro, telefonando para os eleitores, indo às casas das pessoas, para convencê-las a votar em Biden. Foi justamente em função de toda essa mobilização que Joe Biden já conquistou 74,45 milhões de votos, um recorde histórico, e que já superou a votação de Hillary, em 2016, em 8,6 milhões de votos (ela conquistou 65, 85 milhões de votos).
O fato concreto e inegável é que sem o apoio decidido e a mobilização dos movimentos sociais progressistas o candidato Democrata, Joe Biden, jamais teria vencido essa eleição.
Sem chance.
E o pior é que vi um intelectual relevante da Esquerda brasileira afirmar que as lutas desenvolvidas por movimentos políticos e sociais nos EUA seriam inúteis, porque o sistema político e partidário do país não permitiria que ocorressem mudanças. Um outro intelectual (um educador, para piorar) disse que a importância destes movimentos sociais na vitória de Biden foi nenhuma.
E eu que pensava que tais lutas se justificam porque visam mudar uma realidade injusta e que vale a pena lutar para que isso seja alcançado. Mas segundo estes sábios da intelectualidade brazuca tudo isso é inútil, sendo uma reles perda de tempo.
Afinal, se lutar é inútil, Marx , Engels, Lenin, Che Guevara, Martin Luther King, Malcolm X, os Black Panthers erraram feio, então! Será que eles perderam o tempo deles levando adiante lutas políticas e sociais que mudaram, sim, a realidade? Claro que não.
Assim, o sistema escravagista, que existiu nos EUA até a Guerra de Secessão (1861-1865), permitia mudanças? Não, mas os negros dos EUA lutaram e conseguiram destruir o mesmo (não foi só o Abraham Lincoln, não)./
E o regime racista do Apartheid, na África do Sul, permitia mudanças? Também não. Mas os negros sul-africanos lutaram e destruíram o mesmo. Nelson Mandela e o CNA (Congresso Nacional Africano) os liderou e os conduziu à uma vitória histórica.
As leis dos Direitos Civis, por exemplo, foram resultados de séculos de luta, que ainda não terminou. Marthin Luther King, Malcolm X, os Black Panthers continuaram as suas lutas, mesmo depois que elas foram aprovadas, durante o governo de John Kennedy-Lyndon Johnson (1961-1965), porque sabiam que era necessário fazer com que os direitos previstos nestas leis fossem transformados em realidade e não ficassem restritos ao papel.
Sem essas lutas, Barack Obama jamais teria sido eleito Presidente.
Vejam o caso mais recente do movimento Black Lives Matter, só para citar um exemplo atual.
Seus integrantes se mobilizam, se organizam, vão para as ruas, apanham da polícia e continuam lutando. Daí, na eleição, eles se mobilizam e derrotam o candidato racista (Trump, é claro).
Sem a mobilização destes eleitores, brancos, negros, entre outros, durante este ano, mesmo em meio à uma brutal Pandemia de Covid-19, Biden jamais teria sido eleito.
E a luta continua! Não é sempre isso que as Esquerdas dizem?
Um exemplo perfeito disso, é essa luta do movimento negro na Georgia (ver matéria do 'Brasil de Fato', link abaixo), que mudou o resultado da eleição em um estado no qual a última vitória do Partido Democrata em uma eleição presidencial ocorreu em 1992, com Bill Clinton.
E é claro que estas lutas irão continuar, mesmo sob o governo de Biden, pois este somente promoverá mudanças na sociedade e na economia caso seja pressionado neste sentido.
Não se pode esquecer que nenhum direito ou conquista cai do céu, mas é resultado de muitos anos de lutas, tal como aconteceu com o fim do regime escravocrata e com a adoção dos Direitos Civis.
A luta continua!
Link:
Mobilização dos negros foi decisiva para vitória de Biden na Georgia:
Comentários
Postar um comentário