Comentando o texto horripilante que Glenn Greenwald escreveu, em 2005, sobre a América Latina e as Esquerdas da região!
Comentando o texto horripilante que Glenn Greenwald escreveu, em 2005, sobre a América Latina e as Esquerdas da região! - Marcos Doniseti!
Vejam que texto horripilante que o Glenn Greenwald escreveu e que publicou em seu blog, em Novembro de 2005, sobre as Esquerdas e sobre a América Latina.
O texto foi escrito quando o então presidente dos EUA, George W. Bush, visitou vários países da América Latina e Glenn Greenwald fez a cobertura desta viagem.
Eu não sabia da existência desse texto até ontem, quando fiz a leitura do mesmo. Encontrei o link do texto no Twitter, na conta de uma pessoa que eu sigo (ver ao final do texto).
Fiquei pasmo com o conteúdo desse texto de autoria de Glenn Greenwald, para dizer o mínimo.
No texto, Greenwald refere-se aos latino-americanos em geral de forma arrogante, desrespeitosa e preconceituosa, usando de expressões que seriam perfeitamente normais se fossem usadas e defendidas por um confesso admirador e defensor de Trump, por exemplo. É um texto que faz uso de expressões que demonstram um total e completo desprezo pela América Latina e pelos povos da região.
Ele ridiculariza, por exemplo, os governantes nacionalistas e revolucionários da América Latina, como Fidel Castro e Hugo Chávez, ao quais ele responsabiliza pela pobreza e atraso dos países da região. O colonialismo dos países europeus e o neocolonialismo, em especial, dos EUA não teriam nada a ver com esta situação de atraso e pobreza. Seria tudo culpa desses 'socialistas infantis'.
Aliás, sobre os esquerdistas, então, Greenwald também não poupa críticas e expressões duras. Eles são tratados, pelo jornalista estadunidense, como se fossem todos um bando de inúteis, imbecis e ignorantes que ainda não saíram da infância.
Entre as expressões e afirmações feitas por Greenwald no texto, nós temos as seguintes:
1) 'Socialistas Infantis'!
Obs: O curioso é que, agora, Greenwald está, já há vários anos, vivendo no Brasil e casado com um deputado brasileiro (logo, latino-americano) do PSOL, um partido que se chama 'Partido Socialismo e Liberdade';
Assim, neste texto, Greenwald diz que os socialistas são todos criancinhas. Os capitalistas é que seriam adultos, racionais e inteligentes. Tudo gente boa.
No entanto, faltou o Greenwald explicar de onde vieram os direitos sociais, políticos e trabalhistas que foram conquistados ao longo do tempo pelos trabalhadores pobres, mulheres, negros, estrangeiros, LGBTQI, que sempre foram discriminados, explorados e perseguidos, o que ainda acontece, no mundo inteiro.
Tais direitos devem ter vindo todos da benevolência dos capitalistas liberais, que são tão 'bonzinhos', ou ainda foram presentes deixados para nós pelos ETs de Nibiru;
Em seu texto de 2005, Greenwald chegou a atacar duramente a Maradona e Fidel Castro. |
2) 'Fanáticos de Esquerda'!
Esta parece uma afirmação feita por um bolsonarista, não é verdade? Aliás, a campanha de Trump acusa o conservador moderado Joe Biden de ser um 'comunista' e ainda diz que o mesmo estaria a serviço dos governos da Nicarágua, Cuba e Venezuela, que irão mandar nos EUA se o Biden for eleito.
É sério;
3) 'Desgastadas políticas Socialistas/Coletivistas que condenaram milhões e milhões de pessoas à pobreza na América Latina'!
Assim, para Glenn Greenwald, a região é pobre por culpa dos próprios latino-americanos... Intervenções Militares, Golpes de Estado e Ditaduras Militares retrógradas e assassinas que foram organizados e patrocinados pelos EUA não tem nada a ver com isso;
4) Maradona é um 'venerador de Castro'!
No texto, Greenwald ataca até ao Maradona, descrito por ele como um 'um jogador de futebol gordo e aposentado, venerador de Castro' e ainda fala do 'vício de cocaína' do jogador, como se isso fosse um defeito de caráter e não um problema de saúde que precisa de tratamento;
5) Greenwald: Hugo Chávez é 'uma cópia de Fidel Castro'!
É claro que Hugo Chávez, líder nacionalista e revolucionário da Venezuela, que se elegeu e reelegeu presidente da Venezuela em disputas eleitorais democráticas, também não poderia ficar de fora das críticas de Greenwald, que diz que o líder venezuelano seria uma mera 'cópia' de Fidel Castro.
Logo, Greenwald esqueceu de estudar e analisar a história da Venezuela, para compreender os motivos que levaram Hugo Chávez ao poder, por vias eleitorais.
Assim, Greenwald poderia ter se informado a respeito do 'Caracazo', que aconteceu em Fevereiro de 1989 e que foi um horripilante massacre promovido pelo governo Neoliberal de Carlos Andrés Perez, que impôs um pacote de 'reformas' econômicas neoliberais, que foram exigidas pelo FMI (é claro...), que empobreciam radicalmente aos trabalhadores venezuelanos, o que desencadeou gigantescas manifestações populares contra as mesmas.
Carlos A. Perez usou até as Forças Armadas do país para reprimir brutalmente as manifestações populares, o que resultou na morte de mais de 3 mil venezuelanos. Mas o jornalista estadunidense nem citou esses acontecimentos em seu texto, preferindo atacar Hugo Chávez de forma simplória;
6) 'Socialistas lerdos'!
Greenwald também fala sobre "socialistas lerdos, que destroem a propriedade pública com clichês anti-guerra e hippies latino-americanos desempregados';
7) 'Agitadores socialistas amantes de Fidel Castro'!
Greenwald também cita os 'agitadores socialistas latino-americanos' que, segundo ele, são 'tão sem substância quanto são irrelevantes. Eles são amantes de Fidel Castro';
8) Greenwald apoiou a 'Guerra contra o Terror'!
Greenwald também defende, com unhas e dentes, a política de 'Guerra contra o Terror', que foi adotada pelo governo de Bush Jr. (2001-2009) e afirma categoricamente que as pessoas de outros países não tem o direito de se opor às mesmas;
9) 'Adoradores de Che Guevara'!
Greenwald também afirma que aqueles que protestavam contra a viagem de Bush à América Latina eram 'adoradores de Che Guevara'.
Conclusão!
Bem, não sei se o Glenn Greenwald ainda mantém e defende essas mesmas opiniões atualmente. Pode ser que ele não pense mais desta maneira. Prefiro acreditar que esta seja a verdade.
Porém, entendo que ele precisa explicar porque escreveu um texto tão abjeto e repulsivo quanto esse, repleto de expressões preconceituosas contra a América Latina e os povos da região, e também contra os esquerdistas latino-americanos em geral.
Afinal, um texto como esse poderia muito bem ter sido escrito, atualmente, por um defensor radical de Donald Trump.
Então, fica a dúvida: Será que não é em função justamente disso, de Greenwald ainda defender e simpatizar com essas ideias retrógradas e preconceituosas, que ele expressou tão claramente nesse texto de 2005, que ele está querendo atacar Biden faltando poucos dias para a eleição presidencial dos EUA?
Não será esta a maneira que Greenwald encontrou de ajudar Trump a vencer essa eleição e continuar governando os EUA por mais 4 anos?
Não sei em quem Greenwald irá votar, mas as ideias expressas por ele nesse texto de Novembro de 2005 estão perfeitamente de acordo com o que Trump pensa a respeito da América Latina e dos latino-americanos.
Afinal, que o texto parece ter sido escrito por um 'trumpista' convicto, e daqueles bem radicais, isso parece, sim.
Links:
Texto original de Glenn Greenwald (em inglês):
http://glenngreenwald.blogspot.com/2005/11/reality-of-latin-american-reaction-to.html
Texto de Glenn traduzido:
https://greenwaldamericalatina.blogspot.com/
Conta do Twitter com o link para o texto de Glenn Greenwald:
https://twitter.com/GringaBrazilien/status/957990199358877696
O papel do governo dos EUA na derrubada do governo de Salvador Allende:
Comentários
Postar um comentário