EUA: Votação antecipada bate recordes e Biden poderá vencer no Texas, o que seria fatal para Trump! - Marcos Doniseti!
No Texas, que elege o segundo maior número de delegados para o Colégio Eleitoral (38, atrás apenas da California, que elege 55) e que é um estado fundamental para uma vitória de Trump (ou de qualquer candidato Republicano), o número de eleitores negros com mais de 65 anos que JÁ VOTOU nesta eleição supera o número total de eleitores do mesmo segmento da população que votou em 2016 e que votou em 2018 (somando todos os votos destas 2 eleições).
E ainda falta uma semana para o dia da eleição.
Além disso, o voto antecipado está batendo todos os recordes, sendo que 7,3 milhões de eleitores texanos já votaram, o que representa cerca de 82% de todos os eleitores que votaram na eleição de 2016.
Assim, o número de votos nesta eleição será bem maior do que foi em 2016. A baixa participação de eleitores democratas em 2016 foi o que levou à vitória de Trump.
Mas nesta eleição isso não está acontecendo, pois os Democratas realmente se uniram em torno da candidatura de Biden, o que não aconteceu no caso de Hillary.
Biden é muito mais aberto ao diálogo do que Hillary (que é extremamente arrogante) e incorporou propostas dos demais candidatos ao seu programa, como é o caso do Green New Deal e do aumento do Salário Mínimo para US$ 15/hora, que eram propostas defendidas por Bernie Sanders.
Além disso, entre os eleitores que já votaram no Texas (7,8 milhões), Biden está derrotando Trump por 9 p.p. (54% X 45%), enquanto que entre os eleitores que ainda não votaram (9,2 milhões) Trump vence por uma margem menor (50% X 44%).
Caso estes resultados se confirmem, então Joe Biden será o vitorioso no Texas por cerca de 150 mil votos (Biden 8.260.000 X 8.110.000 Trump) e, assim, ele vencerá a eleição presidencial.
Afinal, nenhum candidato Republicano vence uma eleição presidencial sem ganhar no Texas.
Além disso, Trump está com grandes dificuldades em outros estados que são cruciais para a sua vitória, como a Arizona, Flórida, Ohio, Geórgia, Iowa e Carolina do Norte.
O candidato Republicano precisa vencer em todos eles (incluindo o Texas, é claro), e também na Pennsylvania, para ter condições de vencer a eleição, mas enfrenta uma disputa muito difícil contra Biden em todos estes estados, o que é um mau sinal para Trump.
As pesquisas mais recentes nestes 7 estados mostram os seguintes resultados:
Arizona: Biden tem vantagem de pontos sobre Trump (49% X 46%);
Carolina do Norte: Biden tem vantagem de 4 pontos sobre Trump (51% X 47%);
Flórida: Biden tem vantagem de 2 pontos sobre Trump (50% X 48%);
Geórgia: Biden tem vantagem de 5 pontos sobre Trump (51% X 46%);
Iowa: Biden tem vantagem de 4 pontos sobre Trump (50% X 46%);
Ohio: Trump tem vantagem de 2 pontos sobre Biden (50% X 48%);
Texas: Biden tem vantagem de 1 ponto sobre Trump (49% X 48%).
Estes resultados são altamente favoráveis e se eles se confirmarem, então a vantagem de Biden no Colégio Eleitoral será imensa, chegando a 394 votos no mesmo, contra apenas 144 de Trump.
E na Pennsylvania as pesquisas mais recentes estão dando 7 p.p. de vantagem para Biden (Biden 52% X 45% Trump), mas depois que perderam de Trump neste estado, em Michigan e no Wisconsin em 2016, os Democratas estão com muito receio da derrota nos três. Eles somente ficarão tranquilos se abrirem uma vantagem superior a 8 pontos nos três.
Atualmente, nas pesquisas mais recentes, Biden tem 7 pontos de vantagem na Pennsylvania, 10 pontos de vantagem em Michigan e 9 pontos de vantagem em Wisconsin. Logo, muito dificilmente Biden deixará de vencer nos 3 estados, o que lhe garantirá a conquista da Presidência.
Links:
Votos antecipados e votação no Texas:
https://filesforprogress.org/memos/2020-senate-project/week-6/dfp_psp_tx_10.26.pdf
https://twitter.com/USA_Polling/status/1320761351120314370
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/nos-eua-70-milha-es-votaram-antecipado/493610
Comentários
Postar um comentário