Afinal, porque a manutenção da candidatura de Tatto beneficia Boulos? (Parte 2) - Marcos Doniseti!
Neste texto vou procurar explicar porque a manutenção da candidatura de Tatto beneficia Guilherme Boulos na disputa pela prefeitura de São Paulo.
Os motivos para que eu faça essa afirmação são vários e é justamente isso que irei comentar agora.
1) O momento de união entre os partidos progressistas era ANTES dos registros das chapas que foram escolhidas nas convenções.
Depois que as chapas foram registradas NÃO É mais possível fazer aliança ou coligação de espécie alguma. Estas precisam ser feitas ANTES do REGISTRO das chapas.
Se a aliança ou coligação é feita antes do registro, os recursos do Fundo Partidário e o tempo de propaganda, no rádio e TV, de cada partido que integra a mesma é somado.
Portanto, quanto mais partidos integrarem a aliança ou coligação, mais dinheiro e mais tempo de rádio e TV a mesma terá direito;
2) Assim, por exemplo, se o Tatto desistisse para apoiar o Boulos, agora, com a campanha já inicida, o candidato do PSOL continuaria com os MESMOS 17 SEGUNDOS de propaganda eleitoral no rádio e TV que possui hoje;
3) Além disso, Boulos não teria acesso aos recursos do Fundo Partidário a que a chapa Tatto-Zarattini tem direito;
4) Portanto, a desistência de Tatto não beneficiaria em nada a candidatura de Boulos.
Na verdade, a desistência da candidatura de Tatto PREJUDICARIA o Boulos.
5) Jilmar Tatto (PT) é o único candidato progressista que possui tempo de rádio e TV suficiente para criticar as lideranças e candidaturas da Direita (Covas e Doria) e da Extrema-Direita (Russomanno e Bolsonaro).
Orlando Silva (PCdoB) está na mesma situação de Boulos e também tem direito a apenas 17 segundos de propaganda eleitoral.
Nenhum dos dois candidatos (Boulos e Orlando) tem condições de usar o tempo de propaganda para criticar a Direita e a Extrema-Direita em São Paulo.
6) Logo, sem a candidatura de Tatto, não teria mais nenhum candidato de perfil Progressista com tempo suficientes para fazer essas críticas à Direita e à Extrema-Direita;
7) Assim, Russomanno e Covas ficariam à vontade para fazer as suas campanhas e não sofreriam desgate algum, pois não teria ninguém para criticá-los;
8) O crescimento de Tatto nas pesquisas (aumentou 5 p.p. durante o mês de Outubro) se dá nas periferias da cidade, onde o Russomanno é muito forte.
Notem que, durante o mês de Outubro, nas pesquisas do Ibope, nós tivemos a seguinte evolução das candidaturas:
- Russomanno (Republicanos) caiu 6 pontos, despencando de de 26% para 20%;
- Tatto (PT) subiu 5 pontos, subindo de 1% para 6%;
- Marcio França (PSB) subiu 4 pontos durante Outubro, indo de de 7% para 11%);
- Covas (PSDB) subiu 5 pontos, crescendo de de 21% para 26%;
- Boulos (PSOL) também subiu 5 pontos, passando de 8% para 13%.
Vejam que o único candidato que perdeu pontos, nas pesquisas do Ibope, durante o mês de Outubro, foi o Russomanno, que concentra quase todo o seu eleitorado nas periferias da cidade, exatamente onde Tatto também possui o grosso do seu eleitorado.
Logo, é Tatto quem está tirando votos de Russomanno nas periferias, onde as duas candidaturas possuem as suas bases políticas e eleitorais.
E é justamente em função disso que a diferença de Russomanno para Boulos está diminuindo. Esta é a razão fundamental pela qual Boulos tem chances de ir para o segundo turno: Tatto está tirando votos de Russomanno.
9) Assim, ao conseguir tirar votos de Russomanno, a candidatura de Tatto (PT) BENEFICIA ao Boulos (PSOL) na disputa deste com o candidato dos Republicanos por uma vaga no segundo turno.
Mas os desinformados não sabem disso, pois não acompanham a evolução das pesquisas;
10) Portanto, a desistência de Tatto seria altamente benéfica para Russomanno e, desta maneira, Boulos deixaria de ter qualquer chance de ir para o segundo turno.
Entendam de uma vez por todas: Boulos somente está com chances reais de ir para o segundo porque o Tatto está tirando muitos votos de Russomanno nas periferias da cidade ou, ainda, está conquistando votos que poderiam ir para Russomanno.
Isso acontece porque, explicando novamente, Tatto e Russomanno concentram o grosso do seu eleitorado nas periferias da cidade de São Paulo.
Tatto (PT) e Russomanno (Republicanos) disputam o MESMO ELEITORADO.
Entenderam, agora, ou terei que desenhar?
11) Então, insistir nessa conversinha estúpida de exigir a desistência de Tatto é demonstração explícita de desinformação e de ignorância política.
Além disso, exigir a retirada da candidatura de outro partido é negar a este o direito de lançar e manter as suas candidaturas, o que também é um comportamento autoritário e fascista.
É isso.
Comentários
Postar um comentário