Bolsonarismo está enraizado na sociedade, irá durar muito tempo e atual presidente é o grande favorito para vencer em 2022!

Bolsonarismo está enraizado na sociedade, irá durar muito tempo e atual presidente é o grande favorito para vencer em 2022! - Marcos Doniseti!

O pensamento de Gramsci ainda é muito relevante, sem dúvida alguma.

O fato concreto é que o Bolsonarismo está fortemente enraizado na sociedade brasileira, possuindo um grande apelo popular e o mesmo deverá durar muito tempo, por várias décadas.

Ele se alimenta de elementos históricos e estruturais da sociedade brasileira (pobreza, ignorância, preconceitos, autoritarismo, violência) e explora os problemas existentes apresentando soluções simplistas para os mesmos.

Assim, o discurso do 'bandido bom é bandido morto', por exemplo, é usado como solução para eliminar o problema da criminalidade endêmica em nossa sociedade. É claro que tal política não funcionará, mas muitas pessoas continuam acreditando nessa asneira. 

Logo, o Bolsonarismo não surge em um vazio, mas em um terreno que foi irrigado por décadas por tais elementos e características da sociedade brasileira. 

Portanto, não será nada fácil derrotar o Bolsonarismo. 

As lideranças e a militância das Esquerdas brasileiras também parece que esqueceram que o Nazifascismo, na Europa, não foi derrotado por forças políticas internas (da Alemanha e da Itália), mas pelas Forças Armadas da URSS, dos EUA e da Grã-Bretanha.

Sem a ação dessas forças políticas e militares EXTERNAS, o Nazifascismo alemão e italiano teria resistido e durado por muito mais tempo no Velho Mundo. 

Mas tudo indica que as lideranças e os militantes das Esquerdas brasileiras não estudaram a história do Nazifascismo europeu e se estudaram, então eles já esqueceram de tudo o que aprenderam, infelizmente.  

Não se iludam: O Bolsonarismo veio para ficar e será uma grande força política organizada por muito tempo em nosso país. Ele unificou as forças da Direita e da Extrema-Direita em um bloco político forte e poderoso.

O Bolsonarismo conta com o decisivo apoio de uma série de setores poderosos e influentes da sociedade brasileira, tais como:

- O Grande Capital (Financeiro, Industrial, Comercial e Agrário) que é defensor do Neoliberalismo Ultrarradical; 

- Uma grande parcela da Grande Mídia conservadora (Record, SBT, RedeTV, CNN Brasil, Band);

- As classes médias conservadoras que odeiam o PT e as forças das Esquerdas em geral; 

- Do Fundamentalismo Cristão (Católico, Pentecostal e NeoPentecostal). 

- De uma parcela expressiva do eleitorado das periferias urbanas, que sofre uma forte influência da Grande Mídia Conservadora e do Fundamentalismo Cristão;

A Grande Mídia e a oposição de Direita Tradicional aos governos Lula e Dilma promoveram, durante mais de uma década (2005-2016) a disseminação e a inoculação do 'Vírus do Ódio' em uma grande parcela da população brasileira e o resultado disso foi a emergência do Bolsonarismo. 

A Direita Tradicional criou e alimentou os Corvos Neofascistas do Bolsonarismo e, daí, eles cresceram e se fortaleceram muito. E agora irá demorar muito tempo para nos livrarmos deles, se é que isso irá acontecer.

E se a derrota do Bolsonarismo vier a acontecer, então este será um processo muito demorado e que dependerá, também, de fatores externos, principalmente a derrota de Trump na eleição presidencial dos EUA neste ano, o que não é algo que possa ser dado como certo. 

Afinal, Hillary também era favorita contra Trump em 2016 e acabou derrotada pelo mesmo. Conselho: Nunca contem com os ovos antes da galinha botar os mesmos, ok?

Assim, a tendência atual é, claramente, a de fortalecimento do Bolsonarismo Neofascista. 

O aumento recente da popularidade de Bolsonaro é a comprovação disso e este não é um fenômeno passageiro, como alguns líderes e militantes das forças Progressistas, equivocadamente, estão pensando. 

E mantida as tendências atuais da política nacional, nas quais temos uma oposição Progressista bastante dividida e enfraquecida, com a Direita Tradicional sem ter um nome forte para a próxima eleição presidencial e com a popularidade de Bolsonaro aumentando de maneira sólida e significativa, então o atual governante do Brasil é o grande favorito para se reeleger em 2022. 

Aliás, pesquisas eleitorais recentes (até mesmo a da revista 'Fórum', de perfil claramente Progressista) indicam que Bolsonaro terá, inclusive, muitas chances de vencer a eleição já no primeiro turno, tal como já quase aconteceu em 2018.

Isso é triste e trágico, mas é real. 

Links:

Avaliação de Bolsonaro melhora:


Bolsonaro cresce em pesquisa para 2022:


Forças progressistas estão subestimando Bolsonaro:


Eleitor de Bolsonaro não liga para a 'rachadinha':

Comentários