Pete Buttigieg desiste da corrida presidencial! Disputa ficará ainda mais afunilada depois da Super-Terça!

Pete Buttigieg desiste da corrida presidencial! Disputa ficará ainda mais afunilada depois da Super-Terça! - Marcos Doniseti!
Bernie Sanders discursa em ato de sua campanha, que possui um grande apoio entre os jovens, eleitores latino-americanos, imigrantes e também entre os afro-americanos. Ele lidera um movimento multigeracional e multiétnico. 

O pré-candidato Pete Buttigieg desistiu hoje da sua pré-candidatura a Presidente pelo Partido Democrata.

Essa desistência ocorre pouco antes da Super-Terça, que acontecerá nesta terça-feira (03 de Março), que é uma votação que acontece em 14 estados, bem como na Samoa Ocidental.

Aproximadamente 1/3 dos delegados do Partido Democrata serão escolhidos na Super-Terça e o candidato que estiver bem à frente na disputa dificilmente deixará de ser escolhido o candidato da legenda na Convenção Nacional, que acontecerá em Agosto.

A Super-Terça é um teste decisivo para todos os (as) candidatos (as) e da qual somente quem conta com um bom respaldo popular e financeiro consegue participar. E para dar continuidade à disputa após a Super-Terça isso é ainda mais importante.
Bernie Sanders participou do movimento pelos Direitos Civis. Na foto ele participa de uma manifestação liderada por Martin Luther King Jr.

Segundo pesquisas feitas por vários institutos, com a desistência de Buttigieg, os seus eleitores dividem-se entre vários candidatos.

Três pesquisas perguntaram aos eleitores de Buttigieg quem seria o segundo candidato de sua preferência e os resultados foram os seguintes:

'Morning Consult' (27/02): Sanders 21%; Biden e Warren 19%; Bloomberg 17%.

'SurveyUSA' (25-26/02): Biden e Sanders 26%; Warren 18%; Bloomberg 15%; 
Klobuchar 8% e Gabbard 3%.

'Quinnipiac Poll': Klobuchar e Warren 26%; Biden 19%; Sanders 11%; Bloomberg 9%.

Na média das três pesquisas, temos os seguintes resultados:

Biden 21,3%; Warren 21%; Sanders 19,3%; Bloomberg 13,7%; Klobuchar 11,3%; Gabbard 1%.

Logo, nenhum candidato em especial deverá se beneficiar com a desistência de Buttigieg, pois os seus votos irão se espalhar entre os principais candidatos.

Porém, existem alguns rumores de que ele poderia vir a apoiar Biden ou que teria desistido da disputa para beneficiar o ex-Vice-Presidente de Obama que está enfrentando sérias dificuldades para viabilizar a sua candidatura, devido à força crescente de Bernie Sanders.

Aliás, até mesmo o Trump escreveu em sua conta no Twitter que Buttigieg desistiu para vir a apoiar Biden. Mas isso ainda precisa ser confirmado.
Bernie Sanders discursa em Austin, no Texas, estado no qual ele aparece liderando a disputa do Partido Democrata e em que está empatado tecnicamente com Trump nas pesquisas.

Meu palpite: Depois desta Super-Terça a senadora Amy Klobuchar e a deputada Tulsi Gabbard também deverão desistir da campanha, que é muito longa e custa muito dinheiro, pois estão bem atrás dos nomes mais fortes, que são Sanders e Biden.

Isso acontece porque sem uma forte base popular organizada (como a que o Sanders possui) e sem grandes financiadores, o que são os casos de Biden e Bloomberg (que é ele mesmo) fica difícil, quase impossível permanecer na disputa.

Assim, a tendência é que a campanha, após a Super-Terça, fique restrita a quatro candidatos: Sanders, Biden, Bloomberg e Warren.

Warren também se encontra bem atrás dos dois líderes, mas declarou que irá até o fim da campanha, participando da Convenção Nacional na condição de pré-candidata.

Quanto a Bloomberg, embora ele tenha uma fortuna imensa e esteja usando a mesma para tentar se viabilizar, o seu péssimo desempenho nos debates recentes (Nevada e Carolina do Sul) deve ter mostrado para os líderes e para os eleitores do Partido Democrata que ele não seria páreo na eleição contra Trump.

Talvez a Elizabeth Warren se veja como a candidata de consenso da legenda e, assim, poderá vir a ser escolhida para manter unido o Partido Democrata.

Afinal, tudo aponta para o fato de que se a escolha recair sobre Biden ou Sanders o partido poderá sair rachado para a eleição.

Isso aconteceria porque Sanders é rejeitado pelos principais líderes do Partido Democrata, enquanto que Biden é rejeitado por grande parte dos eleitores mais progressistas e que apoiam Sanders.

Assim, com o Partido Democrata rachado, o presidente Trump teria chances muito maiores de se reeleger.

Links:

Pete Buttigieg desiste da candidatura:


https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/03/01/pete-buttigieg-vai-deixar-corrida-do-partido-democrata-a-presidencia-dos-eua-diz-imprensa.ghtml

Pesquisa sobre eleitores de Buttigieg:
https://twitter.com/PpollingNumbers/status/1234255771778633729

Comentários