Partido Democrata age, Amy Klobuchar desiste da campanha e declara apoio para Biden! Disputa afunila entre Sanders X Biden!

Partido Democrata age, Amy Klobuchar desiste da campanha e declara apoio para Biden! Disputa afunila entre Sanders X Biden! - Marcos Doniseti! 
Joe Biden e Bernie Sanders: Um deles deverá ser o candidato do Partido Democrata contra Trump na eleição de Novembro.


Amy Klobuchar desistiu da sua candidatura e decidiu apoiar Joe Biden, o preferido das lideranças tradicionais que controlam o Partido Democrata (Bill e Hillary Clinton, Obama, etc).

O Partido Democrata está agindo rápida e intensamente para fazer com que Joe Biden derrote Sanders nesta Super-Terça, quando serão eleitos 1/3 dos delegados que irão participar da Convenção Nacional do partido, que será em Agosto, que irá indicar quem será o candidato que enfrentará Trump em Novembro.

Ontem mesmo o Pete Buttigieg desistiu da campanha, depois que tomou um café da manhã com Jimmy Carter. E já há rumores de que ele irá, em breve, declarar apoio a Joe Biden. 

E hoje foi a vez de Amy Klobuchar fazer o mesmo, sendo que ela já declarou apoio para Biden, o que Buttigieg ainda não fez.    

A pesquisa nacional mais recente do 'Morning Consult', que foi feita após a votação na Carolina do Sul, que foi vencida com folga por Joe Biden (49% dos votos, contra 20% de Sanders) mostrou os seguintes resultados:

Sanders 29% (-3);
Biden 26% (+7);
Bloomberg 17% (-1);
Warren 11%;
Buttigieg 10% (-1);

Klobuchar 3% (-1).

Assim, Klobuchar era a mais fraca entre os principais pretendentes que permaneciam na disputa, com apenas 3% dos votos nacionais dos eleitores da legenda. Eu escrevi ontem que apostava que Klobuchar iria desistir da candidatura, mas que isso aconteceria após a Super-Terça, que acontecerá amanhã.

Mas a liderança do Partido Democrata, que é totalmente contra a candidatura de Bernie Sanders, agiu de maneira a que isso acontecesse antes da Super-Terça, a fim de fortalecer a candidatura de Joe Biden, que literalmente renasceu com a sua forte vitória conquistada na Carolina do Sul.

Alguma oferta para a Amy Klobuchar foi feita, pela liderança do Partido Democrata, em troca do apoio a Biden, com certeza. Afinal, a política funciona assim, com a realização de acordos e negociações frequentes. Então, resta saber o que a Amy Klobuchar irá ganhar em troca disso. Seria a Vice-Presidência na chapa de Biden ou uma participação importante em um futuro governo do mesmo? Não é de se duvidar.

E tudo indica que Bloomberg também deverá desistir em breve, pois ele somente entrou na campanha para tentar barrar a ascensão de Bernie Sanders em um momento em que a candidatura de Biden estava perdendo força rapidamente.

Agora, com um Biden renascido, Bloomberg também se torna descartável e o apoio ao mesmo dentro do partido irá diminuir rapidamente, com o seu eleitoral indo, na sua maioria, na direção de Biden, pois o mesmo tem um perfil bem mais conservador do que o eleitorado de Sanders e está mais próximo das ideias de Biden. 

Com as desistências de Pete Buttigieg e de Amy Klobuchar em favor de Joe Biden, a tendência agora também é de esvaziamento crescente da candidatura de Elizabeth Warren, pois o seu eleitorado, que possui um perfil claramente progressista, deverá caminhar na direção de Bernie Sanders, que aparece na liderança da disputa nacional e que enfrenta a força crescente da candidatura de Biden. 

E assim a disputa do Partido Democrata caminha rapidamente para afunilar entre Sanders e Biden.

Então, a expectativa, a partir de agora, é sobre o que fará Elizabeth Warren. Ela manterá a sua candidatura até a Convenção Nacional, como ela declarou, ou irá desistir após a Super-Terça? Bem, se o resultado da Super-Terça for muito ruim para ela, então a desistência será inevitável, mas teremos que aguardar para ver se isso irá se confirmar ou não.

Link:

Klobuchar desiste da candidatura e passa a apoiar Biden:

https://apnews.com/e89217f7f51b3fc3e8433e5427110c56

Comentários