Larry Summers: Crise atual poderá ser a pior do século 21 e os Governos devem esquecer de controlar as contas públicas neste momento!

Larry Summers: Crise atual poderá ser a pior do século 21 e os Governos devem esquecer de controlar as contas públicas neste momento! - Marcos Doniseti!
Até mesmo Larry Summers, defensor notório dos interesses do sistema financeiro, afirma que, neste momento, os governos não devem se preocupar com o equilíbrio das contas públicas. Para Summers, a prioridade é combater os efeitos da crise econômica global que foi bastante agravada pela Pandemia do Coronavírus.

Larry Summers, que foi Secretário do Tesouro dos EUA no governo de Bill Clinton e que trabalhou no Conselho de Economia Nacional no governo de Barack Obama (2009-2010), disse que esta crise atual é o quarto grande evento do século XXI, depois dos ataques do 11/09/2001, do Furacão Katrina e da crise Financeira de 2008.

Durante o governo Obama, Summers colaborou, como membro do Conselho de Economia Nacional, elaborando várias políticas que contribuíram para superar a gigantesca crise financeira de 2007/2009.

Ele é, inegavelmente, um defensor dos interesses do sistema financeiro (Wall Street), mas entende sobre o assunto que está comentando, sem dúvida alguma.

Summers disse que a crise desencadeada pela Pandemia do Coronavírus ameaça a saúde pública e que a mesma ainda não chegou ao seu pior momento.

Summers compara a situação atual com a época da falência do Bear Stearns, um dos principais bancos de investimentos dos EUA, que ocorreu em Março de 2008, quando a crise financeira ainda estava no começo, se agravando bastante nos meses subsequentes, principalmente após a quebra do Lehman Brothers, em 15/09/2008.

Summers disse que a gravidade do problema desencadeado pela Pandemia do Coronavírus ainda não foi devidamente percebida e que tivemos uma demora na reação à mesma.

Ele também afirmou que as medidas tomadas, até o momento, tanto para combater a pandemia, bem como aquelas que foram adotadas para atacar os efeitos catastróficos da mesma sobre a economia global, não são suficientes.

Assim, Summers disse terão que ser tomadas medidas mais amplas e com mais rapidez,  comparando a resposta do governo Trump com as tímidas medidas tomadas pelo governo Bush para combater os efeitos do Furacão Katrina, o que foi objeto de duras críticas naquela época.

Summers também afirmou que, neste momento, os governos não devem se preocupar em controlar as contas públicas e devem gastar o que for necessário para combater a Pandemia do Coronavírus e a crise econômica mundial que está em pleno desenvolvimento.

Ele também disse que existem 80% de chances da economia dos EUA entrar em Recessão como resultado dessa crise.

Links:


https://www.bloomberg.com/news/videos/2020-03-10/larry-summers-sees-80-chance-of-u-s-recession-video

Comentários