Virgínia: Sanders derrota Trump com 9 pontos de vantagem em estado fundamental para vencer a eleição!

Virgínia: Sanders derrota Trump com 9 pontos de vantagem em estado fundamental para vencer a eleição! - Marcos Doniseti!
Bernie Sanders derrotaria Trump por 49% X 40% na Virgínia, que é um dos 'Swing States', ou seja, um dos estados que decidem o resultado da eleição presidencial, cujo vitorioso é quem conquista mais delegados no Colégio Eleitoral e não mais votos populares em nível nacional. Hillary parece que se esqueceu disso em 2016 e acabou perdendo a eleição.

Pesquisa divulgada hoje (24/02) mostrou que Bernie Sanders derrotaria Trump por 9 pontos de vantagem (49% X 40%) na Virgínia.

Desta maneira, Sanders é o pré-candidato Democrata que obtém a maior vantagem sobre Trump (de 9 pontos), mostrando que é o mais competitivo para derrotar o atual presidente dos EUA no estado que dá ao vitorioso 13 delegados no Colégio Eleitoral.

Os resultados da pesquisa foram os seguintes:

Sanders 49% X 40% Trump;

Biden 48% X 40% Trump;

Warren 48% X 41% Trump;

Buttigieg 47% X 40% Trump 40%;

Bloomberg 46% X 40% Trump 40%;

Klobuchar 46% X 39% Trump 39%.

Interessante notar que Trump tem um teto claro na Virgínia, que é de 41%, o que é muito baixo, devido ao fato de que 54% dos eleitores do estado o veem de forma desfavorável.

E é sempre bom ressaltar que nos EUA não temos uma eleição nacional única, mas 50 eleições estaduais e quem ganha a eleição é quem consegue o maior número de delegados no Colégio Eleitoral, sendo que a vitória é garantida com a conquista de 270 delegados.

Então, não adianta ser o mais votado a nível nacional e eleger menos delegados do que o adversário no Colégio Eleitoral. Hillary teve quase 2,9 milhões de votos populares a mais do que Trump em 2016 e perdeu a eleição em função do fato de que o Republicano conquistou mais delegados (306) do que ela (232).

A pesquisa na Virgínia foi realizada com 520 eleitores, entre os dias 9 e 18 de Fevereiro, via telefone, e a margem de erro é de 4,3 p.p.

A mídia tradicional dá muito destaque para as pesquisas nacionais da campanha presidencial nos EUA, mas essas não são as principais.

A
s pesquisas mais importantes são as estaduais, principalmente aquelas que são realizadas nos chamados 'Swing States' (estados oscilantes), que são aqueles estados em que a vitória tanto poderá ser de um candidato Republicano, quanto de um Democrata.

Esses 'Swing States' incluem os 4 estados do 'Cinturão da Ferrugem' (Michigan, Ohio, Pensilvânia e Wisconsin) e mais alguns (New Hampshire, Maine, Delaware, Flórida, Carolina do Norte, Virgínia, Arizona). São esses 'Swing States' que definem o resultado da eleição nos EUA.

A elevada impopularidade de Trump na Virgínia!

A pesquisa mostra que Trump é altamente impopular no estado, com um índice desfavorável de 54%, enquanto que apenas 32% dos eleitores do estado o veem de forma favorável.

Assim, embora a visão favorável dos principais candidatos do Partido Democrata (Sanders, Biden, Bloomberg, Warren) seja menor do que a desfavorável, nenhum deles chega perto do patamar negativo de Trump (54%).

Assim, todos os pré-candidatos do Partido Democrata derrotam Trump na Virgínia e com uma vantagem que vai de 6 pontos (Bloomberg) a 9 pontos (Sanders).

Visão Favorável X Desfavorável!

Trump Favorável 32%; Desfavorável 54%;

Sanders Favorável 35%; Desfavorável 40%;

Biden Favorável 37%; Desfavorável 37%;

Bloomberg Favorável 26%; Desfavorável 39%;

Warren Favorável 29%; Desfavorável 42%;

Buttigieg Favorável 31%; Desfavorável 26%;

Klobuchar Favorável 27%; Desfavorável 20%.

Nota-se que, dos pré-candidatos do Partido Democrata, somente Amy Klobuchar e Pete Buttigieg são avaliados de forma mais positiva do que negativa, com índice de 'favorável' superior ao de 'desfavorável', mas tudo aponta para o fato de que eles são pouco conhecidos na Virgínia, tanto que os dois índices deles (favorável e desfavorável) são baixos. Afinal, para se avaliar alguém é preciso, antes de tudo, conhecer o (a) candidato (a).

Mas o que fica claro na pesquisa é o elevado índice de 'desfavorável' de Trump, que é de 54%, sendo bem superior ao de todos os pré-candidatos do Partido Democrata. 

Então, o resultado aponta para o fato de que mesmo sem morrer de paixão pelos pré-candidatos do Partido Democrata, o eleitorado da Virgínia prefere votar em qualquer um deles para, assim, poder derrotar Trump.

A Virgínia é um dos estados mais importantes na eleição presidencial dos EUA, pois além de garantir 13 delegados para o vencedor no Colégio Eleitoral ela também é um dos 'Swing States' (estados oscilantes), ou seja, é um dos estados onde a vitória pode ser tanto do candidato Democrata, quanto do Republicano.

Em 2016, Hillary venceu no estado, com vantagem de 5,4 p.p., mas em eleições anteriores o resultado foi alternado. Assim, Bush Jr. ganhou na Virgínia em 2000 e em 2004, enquanto que Obama ganhou no mesmo em 2008 e em 2012.

Logo, a Virgínia é um 'Swing State' e, portanto, é um dos estados que decidem a eleição presidencial, daí a importância de Bernie Sanders estar liderando a disputa no estado com uma boa margem, que é de 9 pontos.

Go, Sanders!

Link:

Dados da pesquisa:

https://www.roanoke.edu/about/news/rc_poll_news_politics_feb_2020

Resultados da eleição presidencial nos EUA (por estado) em 2016:
https://www.nytimes.com/elections/2016/results/president

Comentários