Sanders lidera a disputa do Partido Democrata na Super-Terça! - Marcos Doniseti!
Bernie Sanders discursa em ato de sua campanha. Seu slogan deixa claro o caráter coletivista da sua candidatura: 'Not Me. Us'. E 'Us' pode ser lido tanto como 'Nós', quanto como 'United States'. |
Esse texto foi atualizado no dia 28/02/2020, às 12hs.
Na próxima terça-feira (03 de Março), o Partido Democrata irá promover a realização de primárias em 14 estados, que são: Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, North Carolina, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont e Virgínia.
A Samoa Ocidental, que não é estado, também fará votação.
Fiz um levantamento sobre as pesquisas mais recentes que foram realizadas nestes estados e o cenário é bastante favorável para Bernie Sanders.
Dos 14 estados que estarão em disputa na Super-Terça (03/03), Sanders lidera com uma certa folga em 7: Califórnia (+17), Colorado (+12), Maine (+9), Massachusetts (+8), Utah (+9), Vermont (+38), que é o seu estado natal, e Virgínia (+9).
Sanders também é favorito no Tennessee. Uma pesquisa mostra que Sanders também empata na liderança com Biden no Texas (iguais em 24%).
E Sanders ainda poderá vencer em North Carolina, onde uma pesquisa dá a vitória para ele e outra dá a vitória para Biden. E uma terceira pesquisa mostra um tríplice empate entre Sanders, Biden e Bloomberg, todos com 20% das intenções de voto. No Arkansas, Sanders é o primeiro colocado com 20%, mas Buttigieg (18%), Bloomberg e Biden (ambos com 17%) estão próximos.
E Sanders ainda poderá vencer em North Carolina, onde uma pesquisa dá a vitória para ele e outra dá a vitória para Biden. E uma terceira pesquisa mostra um tríplice empate entre Sanders, Biden e Bloomberg, todos com 20% das intenções de voto. No Arkansas, Sanders é o primeiro colocado com 20%, mas Buttigieg (18%), Bloomberg e Biden (ambos com 17%) estão próximos.
Sanders também é o segundo colocado no Alabama e em Minnesota. Sanders é o terceiro em Oklahoma, mas está um pouco mais distante de Biden e Bloomberg, os dois primeiros colocados.
Assim, Sanders deverá ser vitorioso em 8 estados dos 14 que estarão em disputa na Super-Terça: Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Tennessee, Utah, Vermont e Virgínia. Sanders também possui chances reais de vitória em mais 4 estados: Carolina do Norte, Massachusetts, Texas e no Arkansas.
Logo, Sanders poderá ser vitorioso em 11 estados dos 14 que estarão em disputa na Super-Terça (03 de Março). Pelas informações disponíveis, ele só está fora da disputa pela vitória em 3 estados: Oklahoma, Alabama e Minnesota (estado natal da senadora e pré-candidata Amy Klobuchar). Em uma hipótese mais pessimista, ele venceria em 7 estados e ficaria em segundo em outros cinco.
Com isso, Sanders será o pré-candidato que conquistará o maior número de delegados na disputa do Partido Democrata, consolidando a sua liderança, até porque ele é o franco favorito para vencer na Califórnia, que é o estado mais populoso dos EUA e que, por isso, envia o maior número de delegados para a Convenção Nacional do Partido Democrata e também para o Colégio Eleitoral (55 delegados na eleição de Novembro).
Sanders também disputa a liderança no Texas, o segundo estado mais populoso dos EUA e que envia 38 delegados para o Colégio Eleitoral na disputa de Novembro, ficando atrás apenas da Califórnia.
Em função disso, a disputa dentro do Partido Democrata deverá ficar mais afunilada depois da Super-Terça, pois deveremos ter a desistência dos candidatos pior colocados na campanha, que é muito longa e muito cara, exigindo muitos recursos (materiais e financeiros) para se manter na mesma.
E quando um (a) candidato (a) fica muito para trás na disputa, ele (a) passa a ter muitas dificuldades para obter os recursos necessários para continuar, pois ninguém gosta de colocar seus recursos em quem não tem chances de vencer.
Assim, depois da Super-Terça deveremos ter a desistência de Steyer e Klobuchar, pelo menos, ficando os demais: Sanders, Biden, Bloomberg, Warren e Buttigieg.
Link:
Pesquisas eleitorais:
https://www.270towin.com/2020-election-calendar/
Comentários
Postar um comentário