Brasil: Recessão Permanente continua! Mercado financeiro cai na real e descobre que PIB crescerá pouco em 2020!

Brasil: Recessão Permanente continua! Mercado financeiro cai na real e descobre que PIB crescerá pouco em 2020! - Marcos Doniseti!
A taxa de desemprego permanece em um patamar altíssimo há vários anos e não diminui porque a economia não cresce. E isso ocorre em função de uma fracassada política Neoliberal Ultrarradical que já está resultando em fuga de capitais estrangeiros, redução das reservas internacionais e disparada da cotação do Dólar, que já chegou a R$ 4,40.

Já começou o processo de revisão das expectativas a respeito do crescimento da economia brasileira para 2020.

O ano começou com expectativa de crescimento do PIB de 2,8% e agora já está em 2,2%.

Aos poucos, vai cair a ficha de que o 'crescimento' de 2020 será, no máximo, semelhante ao que foi alcançado em 2017, 2018 e 2019, que ficou em torno de 1% ao ano em média.

Em 2017 e em 2018 a economia do país 'cresceu' 1,1%, pouco acima dos 0,8% de crescimento demográfico. Assim, o crescimento real foi de ridículos 0,3% ao ano.

E em 2019 o crescimento foi ainda menor, de 0,9%, segundo o IBC-BR do Banco Central.

Eu afirmo, há muito tempo, que enquanto vigorar essa política econômica Neoliberal Ultrarradical não teremos crescimento algum.

Antes mesmo do Temer tomar posse eu já dizia que se ele promovesse a volta da política Neoliberal, o país cairia em um período de Estagnação permanente.

O fato concreto é que enquanto vigorar o modelo econômico atual, o Neoliberal Ultrarradical que foi adotado por Temer/Meirelles e foi aprofundado por Bolsonaro/Guedes, o máximo de crescimento que o Brasil terá é esse mesmo, ou seja, de 1% ao ano. Mais nada.

A economia brasileira não cresce porque não tem consumo.

E isso ocorre por uma série de motivos, tais como:

A) A taxa de desemprego é altíssima (mais de 16%) e 41,1% dos trabalhadores estão na informalidade, ganhando pouco e sem praticamente nenhum acesso a direitos sociais e trabalhistas;

B) As reformas (trabalhista, previdenciária, terceirização) empobreceram os trabalhadores;

C) Os programas sociais estão sendo desmantelados;

D) A tabela do Imposto de Renda está congelada desde 2016;

E) Os preços dos combustíveis tiveram um grande aumento e e os investimentos públicos foram fortemente reduzidos;

F) Salários estão sendo arrochado;

G) Tivemos a redução da oferta de crédito para investimentos produtivos;

H) Temos juros elevados ao consumidor;

I) As famílias estão muito endividadas;

J) Não existe política de estímulo às exportações, que estão diminuindo fortemente.

Uma política com essas características somente poderá resultar na diminuição do poder de compra da população, que fica cada vez mais pobre e, assim, perde a capacidade de consumir. 

O problema é que Bolsonaro, como ele mesmo admitiu inúmeras vezes, não entende nada sobre economia e vai sendo enrolado pelo Guedes, que não toma qualquer medida concreta para estimular o crescimento econômico.

O Brasil está em uma situação de Grande Recessão Permanente, limitando-se a 'crescer' praticamente no mesmo ritmo do crescimento demográfico (0,8% ao ano).

Os investidores estrangeiros já perceberam que esta situação de Estagnação Permanente irá permanecer por muitos anos, o que explica porque o capital estrangeiro especulativo está indo embora do país.

Se o Bolsonaro mantiver Guedes ou trocá-lo por um ministro que mantenha a mesma política Neoliberal Ultrarradical, a economia brasileira continuará estagnada, mergulhada nessa situação de Recessão Permanente em que se encontra desde o início do movimento golpista, em 2015.

Quem sobreviver, verá.

Link:

Mercado reduz novamente projeção de crescimento do PIB para 2020:
https://www.poder360.com.br/economia/mercado-reduz-estimativa-do-pib-de-2020-de-23-para-223/

Comentários