Canadá: Eleição poderá ter resultado surpreendente e o próximo governo será mais progressista do que o atual!

Canadá: Eleição poderá ter resultado surpreendente e o próximo governo será mais progressista do que o atual! - Marcos Doniseti!
Justin Trudeau (Liberal), atual Primeiro-Ministro do Canadá, Andrew Scheer (Conservador), Jagmeet Singh (Esquerda) e Elisabeth May (Verdes) aparecem como os nomes mais fortes nas pesquisas. Trudeau tem 30%, Scheer 29%, Singh 20% e May 8%. Singh está com uma clara tendência de crescimento nestes últimos dias e poderá embolar a disputa com Trudeau e Scheer.

Neste final de semana teremos eleição para escolher o novo Parlamento do Canadá e, logo, o novo Primeiro-Ministro que, no momento, é Justin Trudeua, do Partido Liberal (Centro).

E a eleiçao canadense poderá ter um resultado surpreendente.

Afinal, um partido de Esquerda, que é o NPD (Novo Partido Democrático), está crescendo bastante nas pesquisas ao defender uma plataforma que inclui:

- Defesa do meio ambiente,
- Condenação do racismo;
- Taxação progressiva da renda;
- Defesa do direito ao aborto;
- Realização de maiores investimentos públicos na área social em favor dos mais pobres, mulheres e idosos.

Assim, o NPD defende uma agenda inegavelmente progressista. O NPD é liderado por um canadense de origem indiana, que é Jagmeet Singh (da etnia Sikh), sendo originário da região do Punjab.

Pesquisas recentes apontam o seguinte resultado:

- Partido Liberal (Centro) 30%; Líder - Justin Trudeau;
- Partido Conservador (Direita) 29%; Líder - Andrew Scheer;
- Novo Partido Democrático (Esquerda) 20%; Líder - Jagmeet Singh;
- Partido Verde (Centro-Esquerda) 8%; Líder - Elisabeth May;
- Bloco Quebequense (Centro-Esquerda) 7%;  Líder - Yves Perron.




Assim, a soma das forças de Esquerda e Centro-Esquerda (NPD, GPC, BQ) chega a 35%, superando Liberais (30%) e Conservadores (29%).

Logo, é muito provável que o atual Primeiro-Ministro, o liberal e centrista Justin Trudeau, seja obrigado a fazer uma aliança com as forças mais Progressistas para poder conquistar a maioria no Parlamento e, assim, possa continuar governando o Canadá.

Vamos aguardar, mas os resultados da eleição, caso as pesquisas se confirmem, indicam que o próximo governo do Canadá será mais Progressista do que o atual, com uma plataforma mais forte na defesa do meio ambiente e da justiça social.

Este resultado confirmaria a tendência de enfraquecimento das forças mais Conservadoras e de fortalecimento das forças Liberais e Progressistas pelo mundo afora que tem ocorrido em várias eleições nos últimos meses (Espanha, Dinamarca, Parlamento Europeu, Hungria).

América Latina: Governos Neoliberais enfrentam crise e derrocada!

Na América Latina a tendência é a mesma, com a vitória certa de Alberto Fernández/Cristina Kirchner na Argentina. A pesquisa mais recente mostrou que a chapa Peronista alcança 52,2% dos votos válidos, contra apenas 32,7% de Mauricio Macri.

Também existem significativas chances de vitória para Evo Morales (Bolívia) e para Daniel Martínez (Uruguai), que é o candidato da Frente Ampla, o mesmo partido de Pepe Mujica.

No Equador o governo autoritário e repressivo de Lenín Moreno, que traiu Rafael Correa e as forças Progressistas do país, foi obrigado a abandonar um programa econômico e social de caráter Neoliberal Ultrarradical.
Alberto e Cristina estão virtualmente eleitos Presidente e Vice da Argentina. A vantagem da chapa Peronista é de quase 20 p.p. sobre Macri.

No Chile, o governo direitista de Sebastián Piñera enfrenta grandes manifestações contra um reajuste nas tarifas do Metrô que revoltou a população chilena, que enfrenta crescentes dificuldades para conseguir pagar as contas. Piñera reagiu decretando 'Estado de Emergência' e entregando a capital do país (Santiago) para o controle dos militares. 

E no Brasil vemos um governo Bolsonaro em crise profunda e que perde cada vez mais popularidade, embora ainda tenha cerca de 30% de aprovação popular, mas que é incapaz de fazer a economia crescer e de gerar empregos, sendo que o Brasil conta atualmente com 17,4 milhões de desempregados, sendo que não existe nenhuma perspectiva de crescimento econômico, pois a política econômica Neoliberal Ultrarradical de Paulo Guedes empobrece cada vez mais a população. 

Trump e Europa: Direita Radical perde força!

Nos EUA a popularidade de Trump está caindo, ele enfrenta um pedido de Impeachment e as pesquisas mostram que ele seria derrotado por qualquer um dos principais pré-candidatos do Partido Democrata (Joe Biden, Elizabeth Warren e Bernie Sanders).

Na Itália, uma tentativa de Golpe Parlamentar do direitista Matteo Salvini fracassou e agora o país conta com um governo de perfil mais progressista, que é favorável à integração europeia e defensor do meio ambiente e dos direitos humanos, sendo liderado pelo Movimento 5 Estrelas e pelo Partido Democrático, ambos com uma linha de Centro-Esquerda.

Na Hungria, o primeiro-ministro Viktor Orban, de Direita Radical, foi derrotado em Budapeste, capital do país, em eleição realizada recentemente. Enquanto isso, no Reino Unido o primeiro-ministro Boris Johnson sofre sucessivas derrotas em votações no Parlamento, onde o seu partido (Conservador) perdeu a maioria absoluta.

Então, tudo aponta para o fim da grande onda Conservadora e de Direita Radical que tivemos pelo mundo afora nos últimos anos.

Segundo pesquisa feita no mês de Setembro/2019, para a 'ABC News' e 'The Washington Post', Trump é visto de forma negativa por 57% da população. Já os pré-candidatos do Partido Democrata tem uma imagem positiva: Biden 53%, Sanders 51% e Warren 44%.

Porque a Direita Radical e o Neoliberalismo se enfraquecem?

Qual seria a principal causa deste enfraquecimento dos Conservadores e dos Direitistas Radicais? 

A resposta é: 

A) Eles prometeram resolver os problemas econômicos, políticos e sociais e não cumpriram. Tais governantes apresentaram soluções simplistas e enganadoras para problemas que são muito complexos e fracassaram. 

Exemplo disso é a ideia de Trump de construir um grande muro na fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes;

B) As políticas que tais governantes adotaram acabaram piorando as condições de vida da população. Vide o que aconteceu na Argentina, Brasil e Equador, onde as políticas neoliberais empobreceram a população;

C) Já começou uma nova era de Crise Econômica de alcance Global. Até o FMI já advertiu sobre a mesma. E a população de muitos países já está sofrendo os efeitos desta nova crise;

D) Quem está no governo do país é visto como o responsável por combater a crise, mas como estes governantes não conseguem (ou porque não querem ou porque são incompetentes), então eles acabam sofrendo cada vez mais com a crescente insatisfação popular. 

Vejam os casos de Macri (Argentina) e de Lenín Moreno (Equador), cujas políticas Neoliberais Ultrarradicais fracassaram totalmente e empobreceram a população de seus países, jogando a mesma contra os seus governos. 

Macri está para sofrer uma derrota monumental na eleição presidencial argentina e Moreno foi obrigado, pela fortíssima mobilização popular, a abandonar as medidas neoliberais que havia adotado, por imposição do FMI, no Equador. 

E) Assim, quem insistir em governar contra a vontade e os interesses da maioria da população acabará pagando um alto preço por isso. 

Quem sobreviver, verá. 

Link:

Eleição no Canadá - Pesquisas:
https://twitter.com/ElectsWorld/status/1185112751095472128
Pesquisa recente que foi feita pela consultoria 'Gustavo Córdoba e Associados' mostra Alberto/Cristina com 52,2% das intenções de votos (válidos), contra apenas 32,7% de Macri.

Eleição no Canadá - Campanha:
https://istoe.com.br/tensao-aumenta-no-canada-a-dois-dias-das-eleicoes/

Eleição no Uruguai:
https://www.brasil247.com/mundo/lider-das-pesquisas-para-eleicao-presidencial-do-uruguai-diz-que-lula-e-preso-politico

Eleição na Bolívia:
https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/brasil-de-fato-evo-morales-aposta-todas-as-fichas-em-uma-vitoria-no-domingo.html

Chilenos fazem protestos maciços contra aumento das tarifas de Metrô e Sebastian Piñera decreta 'Estado de Emergência':
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/18/internacional/1571403677_862701.html

Viktor Orban perde a eleição em Budapeste:
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/13/internacional/1570997248_398563.html

Polônia - Partido de Direita Radical que governa o país perdeu o controle do Senado:
https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/eleicao-hungria-polonia-resultados-orban/

Lenín Moreno é derrotado e revoga medidas prometidas ao FMI:
https://www.brasil247.com/mundo/pacote-neoliberal-de-moreno-e-rebeliao-popular-marcam-fim-da-estabilidade-politica-no-equador

https://www.redebrasilatual.com.br/mundo/2019/10/resistencia-equador-revoga-decreto/

Comentários