Até o 'Valor Econômico' reconhece: 'Reforma da Previdência' irá aprofundar a Recessão!

Até o 'Valor Econômico' reconhece: 'Reforma da Previdência' irá aprofundar a Recessão! - Marcos Doniseti!
Desta proposta, a única mudança que ocorreu foi no BPC, que continua sendo de 1 Salário Mínimo, mas com regras mais rígidas para a sua concessão.

A matéria do 'Valor Econômico' (ver link abaixo) diz que a "Reforma da Previdência", que foi aprovada ontem em primeira votação no plenário da Câmara dos Deputados, tem um caráter recessivo, pois irá empobrecer ainda mais a população brasileira.

E olha que já temos uma população bastante pobre, com 70% dos trabalhadores ganhando, no máximo, 3 Salários Mínimos mensais. E apenas 3% dos trabalhadores ganham mais de 10 Salários Mínimos mensais.

Mas essa matéria do 'Valor' diz exatamente o que eu afirmo há muito tempo, ou seja, que esse conjunto de 'reformas' Neoliberais Ultrarradicais que passaram a ser impostas ao Brasil após a derrubada de Dilma, em Maio de 2016, irá promover uma devastação na economia brasileira e irá condenar a mesma a uma situação de Recessão Permanente.

Esse conjunto de reformas beneficia, única e exclusivamente, ao Grande Capital, principalmente ao Sistema Financeiro globalizado, que é liderado pelas grandes instituições financeiras dos EUA (Wall Street).

Essas reformas também aumentam fortemente a concentração de renda e as desigualdades sociais pois elas transferem renda e riqueza dos trabalhadores assalariados, dos pobres e da classe média para os Grandes Capitalistas.

Estas são algumas das mudanças aprovadas no sistema de Previdência Social do país que serão imensamente prejudiciais aos trabalhadores brasileiros.

Então, da mesma forma que a Terceirização Generalizada e a 'Reforma Trabalhista', aprovadas no governo Temer, não criaram nenhum dos 6 milhões de empregos prometidos e ainda promoveram uma forte precarização das relações de trabalho, intensificando ainda mais a exploração da força de trabalho, essa 'Reforma da Previdência' do governo Bolsonaro também irá contribuir para que a população brasileira fique ainda mais pobre do que já é.

E com o empobrecimento da população a economia brasileira não terá demanda (consumo) para gerar produção, empregos, salários, impostos e investimentos produtivos.

E é justamente essa falta de demanda por parte de uma população empobrecida que está impedindo que o Brasil volte a crescer.

Os outros problemas que a economia brasileira enfrenta (desemprego estratosférico e déficit público elevado - de 7% do PIB -, por exemplo) são consequências dessa 
situação de pobreza da população, que não tem renda para consumir.

E com esse tipo de política econômica (Neoliberalismo Ultrarradical), que empobrece ainda mais a população, o Brasil viverá em uma situação, na qual já se encontra, de Recessão Permanente.

Quem sobreviver, verá.

Link:


Reforma da Previdência - 10 mudanças que irão prejudicar os trabalhadores:
https://www.cut.org.br/noticias/entenda-os-10-piores-pontos-da-reforma-da-previdencia-de-bolsonaro-99fe

Comentários