Dinamarca: Social-Democratas vencem e a Extrema-Direita desaba em eleição para o Parlamento! - Marcos Doniseti!
O segundo partido mais votado foi o Liberal ('Venstre'), que governa a Dinamarca atualmente, sob a liderança de Lars Lokke Rasmussen (Primeiro-Ministro), que chegou a 23,4% dos votos e elegeu 43 deputados (9 a mais do que em 2015).
![]() |
| Mette Frederiksen é a líder do Partido Social-Democrata e deverá se tornar a nova Primeira-Ministra da Dinamarca. |
Em eleição realizada nesta quarta-feira (05/06/2019), que contou com uma altíssima participação do eleitorado (de 84,5%), os Social-Democratas foram os mais votados, conquistando 25,9% dos votos e elegendo 48 deputados para o Parlamento (1 a mais do que em 2015).
Somando a votação dos Social-Democratas com a dos outros partidos Verdes e de Esquerda, o total do chamado 'Bloco Vermelho' (Centro-Esquerda e Esquerda) a votação total chega a 43% e a bancada atinge os 90 deputados, contra 41% do denomimado 'Bloco Azul', que reúne partidos Liberais e Conservadores, que elegeu 75 deputados.
O principal destaque foi a forte queda da votação do 'Partido Popular Dinamarquês' (Direita Radical e Xenófoba e que faz parte da 'Aliança Salvini' no Parlamento Europeu), cuja bancada despencou de 37 para 16 deputados, pois conquistou apenas 8,7% dos votos (contra 21,1% em 2015).
Isso confirma a tendência, na Europa, de enfraquecimento da Extrema-Direita que já havia ocorrido na eleição para o Parlamento da Espanha, que foi vencida pelo PSOE (Social-Democrata), liderado por Pedro Sánchez, quando o 'Vox' (Extrema-Direita) obteve muito menos votos (10%) do que se esperava. E na eleição para o Parlamento Europeu a votação do 'Vox' foi ainda menor, caindo para 6%.
E na eleição para o Parlamento Europeu esse continuou, sendo que o destaque foi o crescimento dos Liberais e dos Verdes. A Extrema-Direita cresceu muito menos do que esperava e conquistou cerca de 25% dos votos, quando a intenção era obter, pelo menos, 33% dos votos.
Um dos melhores exemplos desse fenômeno foi o caso da Holanda, onde o Partido Trabalhista (Social-Democrata) foi o mais votado (com 18% dos votos) surpreendendo a todos, pois as pesquisas o mostravam com apenas 11%.
Na Alemanha, o AfD (Alternativa para Alemanha; Direita Radical) conquistou apenas 10% dos votos na eleição para o Parlamento Europeu, bem menos do que os 16% que algumas pesquisas mostravam há alguns meses, e quem mais cresceu foram os Verdes, que ficaram em segundo lugar.
Logo, embora tenha crescido na eleição para o Parlamento Europeu, a Extrema-Direita ficou muito longe da sua meta e ainda vem amargando resultados ruins em vários países, como são os casos da Espanha, Holanda e, agora, Dinamarca.
Além da vitória dos Social-Democratas e do enfraquecimento da Extrema-Direita, outras duas tendências das recentes eleições europeias se confirmaram na eleição realizada na Dinamarca, que foram:
- O crescimento dos Verdes, pois os três partidos Verdes dinamarqueses conquistaram 17% dos votos e elegeram 32 deputados (6 a mais do que em 2015);
- O crescimento dos Liberais, pois o partido Liberal conquistou 23,4% dos votos e elegeu 43 deputados (9 a mais do que em 2015) e o partido Social-Liberal conquistou 8,6% dos votos e elegeu 16 deputados (8 a mais do que em 2015), A Aliança Liberal, no entanto, teve apenas 2,3% dos votos e elegeu 4 deputados (perdeu 9 deputados).
Assim, na soma das três legendas Liberais tivemos 34,3% dos votos e 63 deputados eleitos (8 a mais do que em 2015).
Esta é a segunda vitória dos Social-Democratas para o Parlamento de um país integrante da UE em apenas dois meses. Em abril tivemos a vitória do PSOE, na Espanha, e agora temos a vitória dos Social-Democratas na Dinamarca.
Portanto, estamos vendo um inegável processo de enfraquecimento das forças de Extrema-Direita na Europa e uma recuperação dos Social-Democratas, bem como um crescimento dos Verdes e dos Liberais.
Felizmente.
Link:
Dinamarca: Social-Democracia vence e Extrema-Direita desaba na eleição para o Parlamento!
https://www.esquerda.net/artigo/dinamarca-maioria-passa-para-bloco-vermelho-esquerda/61755
https://www.esquerda.net/artigo/dinamarca-maioria-passa-para-bloco-vermelho-esquerda/61755

Comentários
Postar um comentário