Política Neoliberal Ultrarradical de Bolsonaro/Guedes provocará a falência do Estado Brasileiro!

Política Neoliberal Ultrarradical de Bolsonaro/Guedes provocará a falência do Estado Brasileiro!  - Marcos Doniseti!
A Dívida Publica Bruta era de 81% do PIB em 2002 e caiu para 58% do PIB em 2015. E a Dívida Pública Líquida diminuiu de 60% do PIB em 2002 para 36% do PIB em 2015. Mas, como o gráfico mostra, as duas Dívidas já aumentaram bastante a partir do governo Temer. A DPB está 78,4% do PIB (Março de 2019) e a DPL está em 58,2% do PIB (Março de 2019).


A continuidade do governo Bolsonaro e da política econômica Neoliberal Ultrarradical irá levar o Estado Brasileiro a uma situação de insolvência.
A política econômica Neoliberal Ultrarradical gera uma imensa Recessão e isso provoca um rápido aumento do desemprego e reduz fortemente a arrecadação de impostos.
Com isso, temos o aumento do Déficit Público Nominal (que já é imenso... está em 7% do PIB no acumulado dos últimos 12 meses) e da Dívida Pública (Bruta e Líquida). 
Caso a política econômica Neoliberal Ultrarradical de Paulo Guedes tenha continuidade por muito mais tempo então o Governo terá que, em breve, dar um calote no pagamento da Dívida Pública, que disparou a partir do governo Temer, pois o mesmo não mais terá recursos para continuar pagando a mesma. 
Durante os governos Lula e Dilma a Dívida Pública Bruta foi reduzida de 81% do PIB (2002) para 58% do PIB (2015). Já a Dívida Pública Líquida diminuiu de 60% do PIB (2002) para 36% do PIB (2015).
Logo, os governos Lula e Dilma reduziram a Dívida Pública de forma significativa. 
Mas a Dívida Pública Bruta cresceu fortemente a partir do governo Temer e continua aumentando no governo Bolsonaro, passando de 58% do PIB (2015) para 78% do PIB (2019). E a Dívida Pública Líquida aumentou de 36% (2015) para 54% do PIB (2019). 
Desta maneira, quase toda a redução da Dívida Pública que foi promovida pelos governos Lula e Dilma já foi quase que totalmente anulada pelos governos Temer/Bolsonaro. 
Portanto, caso ela não seja abandonada, essa política econômica Neoliberal Ultrarradical levará o Estado Brasileiro a uma situação de insolvência, que jogará o Brasil numa Grande Depressão e que irá durar muitos anos. 
Para evitar que essa catástrofe aconteça, precisamos, neste momento, lutar (nas ruas, avenidas e locais públicos de todo o país) por duas grandes mudanças fundamentais: 
1) Colocar um fim ao governo Bolsonaro (Impeachment Já)!
2) Adotar uma nova política econômica, que estimule o crescimento econômico e reduza o desemprego;
3) Lula Livre.
Essa nova política econômica promoveria a volta do crescimento econômico, adotando medidas como:
- Aumentando o Salário Mínimo acima da inflação, o que beneficiaria 48 milhões de pessoas, que tem os seus ganhos atrelados ao mesmo;
- Elevando os investimentos públicos em infraestrutura e na área social;
- Fortalecendo e expandindo os programas sociais que movimentam a economia e geram empregos (Bolsa Família; Minha Casa Minha Vida, etc); 
- Aumentando a oferta de crédito na economia (reduzindo os compulsórios; usando os bancos públicos); 
- Reduzindo os juros (Selic e os que são cobrados pelos bancos públicos e privados);
- Reajustando a tabela do Imposto de Renda, que está congelada desde 2016. 
Se isso não for feito o Estado Brasileiro irá cair numa situação de insolvência e terá que interromper o pagamento da Dívida Pública, jogando o país numa Grande Depressão de efeitos catastróficos.
Links:

Estatísticas Fiscais do Banco Central:

https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estatisticasfiscais

Comentários