Parlamento Europeu/Eleição - Irlanda: Forças progressistas conquistam 40% dos votos e derrotam Conservadores e Liberais!

Parlamento Europeu/Eleição - Irlanda: Forças progressistas conquistam 40% dos votos!
Conservadores ficam em segundo e Liberais em terceiro! - Marcos Doniseti!
Irlanda: O resultado da eleição para o Parlamento Europeu aponta para uma grande fragmentação política e eleitoral. Mesmo elegendo apenas 13 deputados, a Irlanda terá 5 partidos políticos representados no Parlamento sediado em Bruxelas.

As eleições para o Parlamento /Europeu já começaram em alguns países e as pesquisas de boca-de-urna mostram, até o momento, bons resultados para as Forças Progressistas do Velho Mundo em dois países: Holanda e Irlanda.

Na Holanda, as forças Progressistas deverão eleger 10 deputados de um total de 26, sendo que o Partido Trabalhista (Centro-Esquerda) foi o mais votado, conquistando 18% dos votos, o que foi uma surpresa, pois as pesquisas o mostravam com apenas 11%, em um distante terceiro lugar. 

E na eleição realizada na Irlanda as pesquisas de boca-de-urna mostram que os partidos de tendência Progressista (Verdes, Trabalhistas, Sociais-Democratas) são os mais votados, somando 40% dos votos.

Porém, estas forças Progressistas estão divididas em seis partidos/movimentos, fazendo com que a sua votação fique muito pulverizada. Apesar disso, elas irão eleger a maioria dos deputados para o Parlamento Europeu.

O partido Progressista mais votado na eleição da República da Irlanda foi o dos Verdes (Ecologistas), que conquistou 14,8% dos votos (um recorde histórico), disputando o segundo lugar da eleição com os Liberais do 'Fine Fail', que tiveram 15,4% dos votos. 

No Parlamento Europeu os Verdes formam o agrupamento 'Greens/EFA', sendo que os principais partidos deste bloco são os Verdes da Alemanha e da França. Mas os Verdes irlandeses irão se tornar uma força importante neste bloco a partir de agora, devido à sua ótima votação nesta eleição.

Aliás, esse crescimento dos Verdes é significativo em outros países europeus. 

Na Alemanha, eles lutam pelo segundo lugar com o tradicional SPD (Social-Democrata) e na França eles deverão ser o terceiro partido mais votado. Assim, a bancada Verde no Parlamento Europeu deverá crescer bastante (atualmente eles tem 52 deputados). 

A segunda força Progressista mais votada na Irlanda foi o Sinn Féin (Esquerda), que chegou a 13% dos votos. E depois vem o 'I4C' (Independents 4 Change; Esquerda), com 6,8% dos votos. 

Os Trabalhistas, por sua vez, colheram o pior resultado da sua história, obtendo apenas 3,5% dos votos. Outras duas forças Progressistas menores somaram 1,9% dos votos.

No Parlamento Europeu, o Sinn Féin e o I4C atuam como parte do mesmo agrupamento, chamado de GUE/NGL, que reúne os partidos da Esquerda europeia, incluindo o 'Podemos' (Espanha'), o 'Bloco de Esquerda' (Portugal) e o 'França Insubmissa', liderado por Jean-Luc Mélenchon.

Os dois partidos mais votados na Irlanda deverão ser o 'Fine Gael' (Conservador, que integra o bloco europeu EPP), com 28,7% dos votos e o 'Fine Fail' (Liberais), que conquistaram 15,4% dos votos. Mas quando se soma a votação de todos os partidos Progressistas, a mesma chega a 40%. 

O resultado da eleição irlandesa deverá ser o seguinte (Irlanda elege 13 deputados):

Fine Gael (EPP; Conservador) - 28,7%; 4 deputados;
Fine Fail (ALDE; Liberal) - 15,4%; 3 deputados;
Verdes (Greens/EFA) - 14,8%; 3 deputados;
Sinn Féin (GUE/NGL; Esquerda) - 13%; 2 deputados;
I4C (GUE/NGL; Esquerda) - 6,8%; 1 deputado;
Trabalhistas (Social-Democrata) - 3,5% - nenhum deputado. 
Outros 1,9% - nenhum deputado. 

Com base no perfil ideológico, o resultado foi o seguinte:

Progressistas - 40% dos votos e 6 deputados;
Conservadores - 28,7% dos votos e 4 deputados;
Liberais - 15,4% dos votos e 3 deputados.

É bom ressaltar que todos os partidos políticos irlandeses são favoráveis à integração europeia. 

Fragmentação Política e Eleitoral é o principal resultado da Eleição Europeia!

Assim, embora seja muito cedo para se tirar conclusões, parece que esses primeiros resultados apontam para o fato de que teremos uma grande fragmentação política e eleitoral, com muitos partidos conquistando vagas no Parlamento Europeu. 

Este é o caso da Irlanda, que mesmo elegendo apenas 13 deputados dos 751 que integram o Parlamento Europeu deverá ter cinco partidos políticos representados no mesmo. Na Holanda, mesmo elegendo apenas 26 deputados, 10 partidos políticos elegeram deputados para o Parlamento Europeu. 

Logo, a época em que a Centro-Direita (EPP; Conservadores Moderados) e a Centro-Esquerda (S&D; Social-Democrata) tomavam as decisões praticamente sozinhas chegou ao fim. 

Agora, elas terão que dialogar com outras forças políticas (Liberais, Verdes, Esquerdas) a fim de colocar em prática as políticas que visam fortalecer a União Europeia. 

Logo, a vitória dos Trabalhistas e das Forças Progressistas na Holanda e na Irlanda mostra que a eleição europeia não será o passeio que as forças de Extrema-Direita e anti-UE pensavam. Elas estão crescendo, mas parece que esse crescimento será menor do que eles esperavam.

Felizmente. 

Link:


Holandeses e Irlandeses votaram a favor de forças pró-UE

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/24/irlandeses-se-somam-a-reacao-pro-ue-em-eleicoes-europeias.htm

Quais são os poderes do Parlamento Europeu?

Comentários