Cristina Kirchner anuncia que será candidata a Vice e apoiará Alberto Fernández, kirchnerista histórico!

Cristina Kirchner anuncia que será candidata a Vice e apoiará Alberto Fernández, kirchnerista histórico! - Marcos Doniseti!
Cristina Kirchner e Alberto Fernández. Ela será candidata a Vice de seu ex-chefe de Gabinete. Sua atitude de abrir mão da candidatura presidencial surpreendeu a todos na Argentina. Ela fez isso porque Fernández é menos rejeitado e tem capacidade maior de conseguir apoio de outras forças políticas e sociais. Assim, Cristina tenta quebrar a polarização que dividiu o país nos últimos anos.


A senadora e ex-Presidenta da Argentina Cristina Kirchner anunciou que será candidata à Vice-Presidente nas próximas eleições. O candidato a Presidente será Alberto Fernández, que foi chefe de Gabinete de Nestor Kirchner e da própria Cristina. 

Muitos podem ficar surpresos com essa decisão, mas Cristina sabe que embora lidere as pesquisas no cenário de primeiro turno, na disputa de segundo turno ela fica em um cenário de empate técnico com o atual presidente, Mauricio Macri, pois a sua candidatura polariza o país. 

Cristina é o tipo de liderança que metade do país a ama e a outra metade a odeia. Ela divide o país em duas metades. E foi justamente em função disso que ela abriu da candidatura presidencial e será candidata a Vice de Alberto Fernández.

Porém, recomendo que prestem atenção no nome do ex-ministro da Economia do governo de Cristina Kirchner, que se chama Roberto Lavagna. Ele é candidato e está em terceiro lugar nas pesquisas, sendo que é bem menos rejeitado do que Macri e Cristina.

A última pesquisa presidencial mostrou Cristina com 39%, Macri com 31% e Lavagna com 17%.

Assim, ele poderá surpreender e talvez cresça durante a campanha, podendo ser visto por uma crescente parcela do eleitorado como uma alternativa a essa polarização.

Essa decisão de Cristina de ser candidata a Vice de Alberto Fernández demonstra que ela tem consciência de tudo isso.

Para justificar a sua decisão, Cristina disse que para a coalizão vencedora não bastará ganhar as eleições, mas que também deverá governar de maneira a atrair  outras forças políticas e sociais  e, por isso, ela decidiu apoiar a candidatura presidencial de Alberto Fernández, da qual será a Vice-Presidente.

Segundo o perfil que o jornal de Centro-Esquerda 'Página/12', que apoia Cristina, publicou, Fernández é um fiel kirchnerista e também é um político que tem a capacidade de dialogar e de ampliar os apoios políticos e sociais à sua candidatura e a um eventual governo liderado por ele, algo que Cristina não conseguiria fazer.

Assim, Cristina abre mão da candidatura presidencial para romper com o clima de polarização que existe no país e que colocam em lados opostos as forças macristas e kirchneristas. Assim, foi justamente por isso que ela decidiu apoiar Alberto Fernández.

Links:

Cristina Kirchner anuncia que será candidata a Vice:

Comentários