Bolsonaro reclama da Democracia e diz que não consegue governar respeitando a Constituição!

Bolsonaro reclama da Democracia e diz que não consegue governar respeitando a Constituição! - Marcos Doniseti!

Jânio Quadros e Bolsonaro: Tudo a Ver?


O texto que Bolsonaro divulgou hoje é uma mistura de Jânio, Collor e Vargas!

Afinal, será que teremos um Golpe?

Nele, Bolsonaro reconhece que não está conseguindo governar dentro das regras do jogo democrático, culpando o que ele chama de 'Corporações' por isso.

Jânio também disse, em sua 'Carta Renúncia' (que se inspirou na 'Carta Testamento' de Getúlio Vargas) que não conseguia governar devido às pressões das tais 'forças terríveis' ('forças ocultas' foi expressão usada por Getúlio Vargas quando cometeu suicídio em Agosto de 1954).

Bolsonaro usa outra expressão nesse texto que divulgou, que é 'Corporações', mas que tem o mesmo significado de 'forças ocultas' e de 'forças terríveis'. Assim, ele também está dizendo que não consegue governar por culpa dos outros.

Collor, por sua vez, fez aquele famoso pedido do 'não me deixem só', apelando para que as pessoas fossem às ruas defender o seu governo. No entanto, aconteceu exatamente o contrário e povo saiu às ruas para pedir o 'Fora Collor' e o Impeachment acabou sendo aprovado.

Nesse texto que divulgou, Bolsonaro também apela para o apoio da sociedade. Porém, ele diz, também que precisa 'colocar o Brasil nos trilhos'. Mas, como ele fará isso, se não tem apoio para governar, como ele mesmo reconhece?

A explicação está nas partes em que o texto critica o STF, o Congresso Nacional, os Militares e os grupos de interesse organizados da sociedade (Empresários, Sindicalistas, etc), ou seja, as tais 'Corporações' a que ele se refere. 
Collor indo embora de Brasília, após o Impeachment. Ele também tentou governar sem o apoio da classe política e das instituições. Fracassou.


Vejam esse trecho do texto: "Que poder, de fato, tem o presidente do Brasil? Até o momento, como todas as suas ações foram ou serão questionadas no congresso e na justiça, apostaria que o presidente não serve para NADA, exceto para organizar o governo no interesse das corporações. Fora isso, não governa.".

O texto conclui afirmando que Bolsonaro está em um tipo de cárcere, pois não consegue aprovar nada do que gostaria.

Esse outro trecho, a seguir, reflete bem isso e sugere que os Militares também o impedem de governar : "Agora, como a agenda de Bolsonaro não é do interesse de praticamente NENHUMA corporação (pelo jeito nem dos militares), o sequestro fica mais evidente e o cárcere começa a se mostrar sufocante.".

E nesse outro trecho, sugere-se que poderá ocorrer um Golpe contra o Congresso Nacional, de cujos poderes e atribuições Bolsonaro reclama.

Vejam: "Qual é o propósito de o congresso ter que aprovar a estrutura do executivo, que é exclusivamente do interesse operacional deste último, além de ser promessa de campanha?".

Oras, quem garante tais poderes e atribuições ao Congresso Nacional? Bolsonaro? Nada disso. Tais poderes são atribuídos e garantidos pela Constituição, é claro. A mesma Constituição que Bolsonaro jurou respeitar quando tomou posse.

Portanto, o que Bolsonaro está dizendo, ao divulgar esse texto, é que ele não consegue governar com base nas regras do jogo democrático, respeitando as Leis e a Constituição do país e dialogando com as outras forças políticas e sociais organizadas da sociedade e que atuam dentro destas Leis e de acordo com a Constituição.
António Costa (Partido Socialista) e Jerónimo de Sousa (Partido Comunista) governam Portugal em uma coalizão da qual também fazem parte  o Bloco de Esquerda e os Verdes. E o resultado é que Portugal cresceu muito, o desemprego desabou e o país vive a melhor situação econômica em muito tempo.


Logo, é possível concluir que ou Bolsonaro está pensando em renunciar ao cargo ou então ele está planejando um Golpe de Estado que irá implantar uma Ditadura no país, fechando o Congresso Nacional, intervindo na Justiça (STF, STJ, etc), impondo uma nova Constituição ao país, tal como Getúlio Vargas fez no Golpe de Estado que implantou a Ditadura do 'Estado Novo', em Novembro de 1937.

Naquele golpe de 1937, Francisco Campos escreveu uma nova Constituição, que foi imposta ao país, mas isso foi feito com o apoio das instituições (Forças Armadas) e das principais lideranças e forças políticas do país.

Será que Bolsonaro está pensando em fazer o mesmo que Vargas fez em 1937, ou seja, em promover um Golpe de Estado e implantar uma Ditadura?

Será que já tem alguém, em algum lugar do país, escrevendo uma nova Constituição, que irá promover a total concentração dos poderes nas mãos de Bolsonaro, tal como Vargas fez em Novembro de 1937 e os Militares fizeram após o Golpe de 64 por meio dos Atos Institucionais e da imposição de uma nova Constituição (que foi a de 1967)?

Entendo que isso é bem pouco provável, pois Bolsonaro não tem base política e social organizada para que possa tentar um movimento político tão arriscado. Ele já foi abandonado pela Direita Tradicional e a Grande Mídia o ataca duramente (Globo, Veja, Folha, Estadão).

Bolsonaro também perdeu apoio popular de maneira muito rápida e os principais líderes das Forças Armadas foram vítimas de ataques pesados contra alguns de seus principais generais, recentemente, que foram desferidos por Olavo de Carvalho, e que contou com o apoio velado de Bolsonaro e dos seus filhos. Sem falar que o orçamento das Forças Armadas acabou de sofrer uma redução de 43%, algo inimaginável.
Manifestação gigantesca no Rio de Janeiro, com cerca de 300 mil pessoas, no dia 15 de Maio, lutando contra o brutal corte de despesas feitas pelo governo Bolsonaro na Educação.


O STF se levantou contra os ataques que sofreu por parte das milícias digitais bolsonaristas e o governo Bolsonaro sofre sucessivas derrotas no Congresso Nacional, até em função dos ataques à Rodrigo Maia.

Bolsonaro, assim, promoveu uma verdadeira guerra contra as principais instituições da República que seriam fundamentais para dar sustentação ao seu governo: Congresso Nacional, Forças Armadas e Poder Judiciário.

Ou será que Bolsonaro está pensando em Renúncia, tal como fez Jânio, em 1961? E se está pensando, será que ele irá querer negociar essa Renúncia, a fim de obter algum tipo de imunidade para ele e sua família, agora que foi quebrado o sigilo fiscal e bancário de Flávio Bolsonaro?

Ainda não sabemos.

Mas está claro que os brasileiros elegeram para Presidente da República uma pessoa que não sabe dialogar, que não tem disposição para dialogar e que não está preparado para governar de acordo com as Leis e com a Constituição do país.

O fato é que temos um movimento, não muito articulado neste momento, mas que reúne inúmeros setores da sociedade brasileira, que defendem interesses conflitantes, mas que estão, por um motivo ou outro, muito insatisfeitos com os rumos do governo Bolsonaro.

O Sistema Financeiro e a Grande Mídia querendo aprovar o desmonte da Previdência, mas percebem que com Bolsonaro isso dificilmente irá acontecer, dada a incapacidade de articulação política deste governo.

O Congresso Nacional, o STF e os Militares foram duramente atacados pela Extrema-Direita, por meio das milícias digitais bolsonaristas.
A taxa de inflação subiu bastante no primeiro quadrimestre de 2019, triplicando em relação ao mesmo período de 2018.


Até mesmo Rodrigo Maia e Dias Toffoli, presidentes da Câmara dos Deputados e do STF, sofreram muito com esses ataques violentos e ignominiosos, que atingiram, ao que parece, até mesmo pessoas de suas famílias, o que é algo inaceitável.

Já os movimentos sociais (sem-teto, estudantil, sindical) e os partidos de Oposição e uma parcela crescente da população querem fazer Bolsonaro voltar atrás em uma série de iniciativas desastrosas e que irão prejudicar e empobrecer muito a imensa maioria da população, tais como a destruição dos programas sociais, o arrocho salarial, a 'reforma' da Previdência e os drásticos cortes na Educação.

Mas o fato concreto é que Bolsonaro gastou todo o seu capital político em muito pouco tempo. Jânio Quadros fez o mesmo em 1961, realizando um péssimo governo e acabou renunciando.

Jânio fechou um acordo desastroso com o FMI e mais do que dobrou a inflação em apenas 6 meses. Agora, cogita-se da possibilidade de que Bolsonaro poderá seguir pelo mesmo caminho.

Afinal, neste momento, não temos governo, de fato. E o país não pode ficar sem governo.

Agora, vamos aguardar os próximos desdobramentos dessa crise política, econômica, social e institucional extremamente grave que o Brasil enfrenta neste momento.

Porém, a avaliação de inúmeros analistas, de várias tendências, é a mesma: O governo Bolsonaro acabou.
Durante o governo tivemos a votação da chamada 'reforma trabalhista'. Henrique Meirelles prometeu a criação de 6 milhões de emprego caso ela fosse aprovada, o que acabou acontecendo. Mas os empregos não apareceram.

Links:

Bolsonaro divulga texto no qual diz que Brasil é ingovernável na Democracia:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2019/05/17/bolsonaro-divulga-texto-que-fala-em-brasil-ingovernavel-fora-de-conchavos.htm

Líderes políticos comparam Jânio Quadros e Bolsonaro:

https://www.revistaforum.com.br/bolsonaro-tenta-se-fazer-de-vitima-ao-apelar-por-clamor-popular-avaliam-lideres-sobre-carta-renuncia/

"Financial Times': Bolsonaro é um pária entre Liberais:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/05/bolsonaro-e-um-paria-entre-liberais-e-precisa-de-investimento-estrangeiro-diz-ft.shtml

Reinaldo Azevedo e as sugestões para Bolsonaro:

https://reinaldoazevedo.blogosfera.uol.com.br/2019/05/17/depois-de-carta-saida-para-mito-e-suicidio-ou-renuncia-sugiro-a-segunda/

Rodrigo Maia e deputados abandonam projeto de Guedes e preparam nova proposta de reforma da Previdência:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2019/05/liderados-por-maia-deputados-trabalham-em-uma-nova-proposta-de-reforma-da-previdencia-cjvsn2j9305jt01pe27o4lsob.html

Ricardo Kotscho: Queda de Bolsonaro é questão de quando e como:

https://www.balaiodokotscho.com.br/2019/05/17/nao-tem-mais-jeito-o-que-se-discute-agora-e-como-e-quando-bolsonaro-vai-cair/?fbclid=IwAR2OX62WiDbwRyeH_7bqzeBfgGTEdwlGkQK-pQ9ttHgqeEpN49rF6gFwyoA

Comentários