A vitória do PSOE na Espanha e a Venezuela: Nada a Ver!

A vitória do PSOE na Espanha e a Venezuela: Nada a Ver! - Marcos Doniseti!
Pedro Sánchez comemora a vitória na eleição para o Parlamento da Espanha junto com militares da histórica legenda de origem operária e popular.

Desde ontem eu li vários comentários de direitistas nas redes sociais, que choram pela derrotas das forças conservadoras e reacionárias nesta eleição espanhola, e cometem o absurdo de comparar o PSOE com a Venezuela e com o governo de Maduro.

O curioso é que não comparem com a Argentina, que o governo Neoliberal de Macri quebrou, levando-a para o FMI, como sempre acontece quando Neoliberais governam.

Quem faz esse tipo de comparação é, no mínimo, desinformado! E olha que isso é um elogio. O mais correto seria chamar essas pessoas de ignorantes e analfabetos políticos, mesmo.

Esses desinformados nem sabem que foi o PSOE que lutou pela democracia, pelas liberdades democráticas, pela modernização da Espanha desde a sua fundação, em 02/05/1879 (isso mesmo, o PSOE irá completar 140 anos de existência, agora, em 2019).

O PSOE participou do primeiro governo Republicano progressista da história da Espanha (1931-1934), governo que reconheceu o direito de voto para as mulheres, fez reforma agrária, investiu maciçamente em educação, reconheceu direitos trabalhistas e separou o Estado da Igreja,

Assim, o governo Republicano espanhol adotou as políticas que eram defendidas pelos Iluministas e Progressistas da Europa desde o século XVIII e que já eram adotadas em muitos países do Velho Mundo, há várias décadas, mas que na Espanha eram bloqueadas pelas forças conservadoras e reacionárias (Latifundiários, Exército, Igreja Católica).
Pedro Sánchez (PSOE) e Antônio Costa (PSP): Dois governantes progressistas comandam Espanha e Portugal e adotam medidas que beneficiam aos trabalhadores, pobres, jovens e aposentados.


Depois o PSOE fez parte da Frente Popular (1936-1939), governo democrático e progressista eleito diretamente pelo povo, que foi derrubado pelos Franquistas, por meio de uma Guerra Civil (1936-1939)e na qual os Franquistas contaram com decisivo apoio de Hitler e Mussolini.

Com a vitória do criminoso e genocida Francisco Franco, o PSOE foi reprimido de forma sanguinária pela criminosa Ditadura Franquista (1939-1975) e, mesmo assim, sobreviveu à essa perseguição.

Quando o Ditador genocida Francisco Franco morreu (em 1975) e foi para o Inferno, a Espanha voltou a ser democrática e o PSOE venceu de forma arrasadora a eleição nacional de 1982, governando o país até 1996.

Nesse período de governo, de 14 anos, a Espanha passou por um rápido processo de crescimento econômico e de modernização, se integrando à União Europeia, para a qual entrou em 1996.

Assim, a vitória do PSOE representa a vitória de uma luta histórica pela construção de uma Espanha moderna, civilizada, laica, democrática, progressista e humanista.

Portanto, essa Espanha moderna que temos, hoje, é fruto da luta histórica do PSOE e de outras forças progressistas do país.

Viva o PSOE!

A Civilização venceu!

Fascismo Nunca Mais!

No Pasarán!

Link:

Antônio Costa parabeniza Pedro Sánchez pela vitória do PSOE:

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/antonio-costa-felicita-pedro-sanchez-pela-vitoria_n1144210

Comentários